4ª-feira,

21 de Maio – Hoje é o quinto aniversário de morte de Alejandro de Tomaso e seu nome é comumente ligado ao DeTomaso Automobili SpA que criou carros como o esportivo Pantera, entre outros. Alessandro, como foi chamado pelos seus admiradores italianos, ainda é prestigiado por salvar um número de companhias de engenharia da falência incluindo as marcas de motocicletas Benelli e Moto Guzzi, assim como as montadoras Innocenti e Maserati. Este ele até recuperou com sucesso e a vendeu para a FIAT em 1993. Mas sua grande ambição era se tornar um dono de equipe de Fórmula 1 bem-sucedido, e ele tinha Frank Williams gerenciando uma promissora operação com o De Tomaso 505, projetado por Gianpaolo Dallara – até a batida fatal de Piers Courage no GP da Holanda de 1970.

*

21/5/2003, morre Alejandro De Tomaso.

Alejandro de Tomaso pertenceu a uma família argentina poderosa e muito conhecida, mas voou da Argentina em seu próprio avião em 1955, fugindo da perseguição do regime de Juan Perón. Ele se estabeleceu em Modena onde conheceu e se casou com a herdeira americana Isabelle Haskell, uma cliente da Ferrari que pilotava em corridas nos Estados Unidos, e juntos eles decidiram criar sua própria empresa de carros em Modena. Enquanto isto estava sendo realizado ele curtia algum sucesso como piloto. O nono lugar no GP da Argentina de 1957 na Scuderia Centro Sud Ferrari 500/625 permaneceria o seu maior sucesso. Com a ambição de promover a DeTomaso Automobili SpA pro meio do automobilismo, Giampaolo Dallara foi contratado para projetar um carro de F-2 para 1969. Isto foi orquestrado por um jovem dono de equipe ambicioso chamado Frank Williams os pilotos foram Jonathan Williams, Jacky Ickx e Piers Courage. Williams e de Tomaso então fizeram um acordo para entrar na F-1 em 1970 com Courage, os motores Cosworth e o chassi projetado por Dallara. Courage terminou em terceiro na prova extra-campeonato International Trophy e estava em sétimo no GP da Holanda, onde sofreu um acidente fatal. A equipe continuou com os pilotos Brian Redman e Tim Schenken, mas encerrou as atividades no final do ano. De Tomaso foi então se concentrar no negócio dos carros de estrada. Ele morreu em 2003 e a companhia foi assumida por seu Santiago sob as orientações de Isabelle, mulher de Alejandro.

Nasceu: 10 de Julho de 1928, em Buenos Aires, Argentina;
Morreu: 21 de Maio de 2003, em Modena, Itália, aos 74 anos.

*

21/5/1942, Daniel Ongais nasce em Honolulu, Havaí, EUA.

Danny Ongais já tinha 32 anos de idade quando decidiu tentar a sorte nas pistas em 1974. Ele logo conseguiu primeiros sucessos, aparecendo cada vez mais no cenário d automobilismo norte-americano. No final de 1977 a Interscope comprou uma vaga para ele na equipe Penske para as duas etapas no continente norte-americano. Embora ele tenha batido no GP dos Estados Unidos, ele terminou em sétimo no Canadá. No ano seguinte ele correu na USAC e na F-1, vencendo cinco corridas na série dos EUA e liderou as 500 Milhas de Indianápolis até abandonar. Na F-1 as coisas nãoiam tão bem, só somou resultados decepcionantes na África do Sul com um Ensign e depois mais duas tentativas com um Interscope Shadow. Ele sofreu uma falha de suspensão em Indianápolis em 1981 e batou forte correndo até risco de vida. Mesmo assim retornou no ano seguinte e continuou a correr em Indianápolis até 1997, quando bateu novamente. Ele apareceu novamente no GrandAm em 2002, pilotando um Norma-Ford aos 60 anos de idade.

*

21/5/1944, Emilio Rodriguez Zapico nasce em Léon, Espanha.

Apesar da falta de experiência em corridas de monoposto, Emilio Zapico comprou uma vaga na – na época – sempre desesperada equipe Williams pilotando a antiga Williams FW04 da temporada passada, correndo pela equipe Mapfre no GP da Espanha. Na sua única tentativa na F-1 o espanhol falhou na classificação por 7 décimos. Depois disso ele voltou para ao cenário dos carros de turismo, além da breve investida na F-3 Européia em 1984 aos 40 anos de idade! Infelizmente Zapico faleceu em um acidente de Estrada em Huete, Espanha, em 1996.

Nasceu: 21 de Maio de 1944, em Léon, Espanha;
Morreu: 6 de Agosto de 1996, em Huete, Espanha, aos 52 anos de idade.

Hinterlasse einen Kommentar