Kovalainen rumo à McLaren?

Heikki Kovalainen Pois é, nessa versão ninguém pensou até hoje. Mas a novela em volta de Fernando Alonso e o amor frustrado com a equipe que o contratou para ser campeão está levando a especulações nada criativas… mas também a alguns cenários exóticos.

Desde julho venho mantendo que essa conversa de Alonso querer voltar para a Renault não passa de uma tática do bicampeão para pressionar Ron Dennis a lhe conceder o status que ele, Alonso, deseja. Ou pelo menos separar o trabalho de acerto dos carros. E conseguiu. Pelo menos a parte de esconder o jogo do seu próprio acerto de Hamilton. Já relatei isso na véspera do GP da Hungria.

Continuo acreditando que Alonso permanecerá na McLaren. Os motivos são vários, mas o mais forte é que a Renault simplesmente não tem os mesmos recursos que a equipe inglesa. Tecnicamente, financeiramente e também na estrutura da equipe.

E tem mais: Carlos Ghosn, o presidente da Renault, só deixa a equipe funcionar porque ela não dá prejuízos. Está gerando um lucrozinho, mas a temporada desastrosa de 2007 já resultou quase em um tiro financeiro pela culatra. Imagina se eles ainda tiverem que bancar um salário em cerca de 20 milhões de Dólares. Por ano!

Fisichella, Briatore, Kovalainen, 2007

Continuo não acreditando nessa possibilidade. Mas vamos, em vez disto, analisar o mercado de pilotos, que está travado graças à incerteza sobre o futuro de Alonso. Quem está com o maior pepino na mão é o Flávio Briatore. É o manager de Fisichella e, mais recentemente, de Kovalainen. E ainda tem o Nelsinho, com quem ainda não tem contrato de empresário, mas está caminhando pra este lado. Senão o Nelsinho fica a pé mesmo. E Briatore ainda por cima quer o Alonso? Vai ter que arrumar quatro cockpits então.

Equipes: A Renault cancelou o anuncio da contratação de Kovalainen e Nelsinho prevista para Monza. O que impediu anunciar Kovalainen e deixar o segundo lugar em aberto? Simples: O finlandês pode ser um coringa na mão do Briatore SE realmente chegar a um ponto de se negociar a saída de Alonso da McLaren em direção à Renault.

Qual piloto o Ron Dennis consideraria interessante para ocupar o lugar ao lado de Lewis Hamilton?

Nico Rosberg? Sim, jovem, veloz, competente. Keke, o pai dele, está trabalhando em cima há meses. Mas alguém teria que pagar o passe ao Frank Williams. O Briatore vem fingindo há meses que pagaria pelo passe se o Frank aceitasse um dos seus pilotos em troca: Nelsinho ou Fisichella. Mas e se o Briatore não precisasse pagar nenhum passe…?

Nelson Angelo Piquet & Lewis Hamilton, 2006

Nelsinho Piquet? Improvável. Pode ter sido o maior adversário de Hamilton na GP2. Mas era a primeira temporada de Hamilton na categoria e já a segunda temporada do brasileiro, que inclusive não teve uma formação teórica ao nível do que o inglês recebeu na McLaren. E por causa de pouca milhagem de testes este ano permanece uma incógnita.

Heikki Kovalainen? Sim, é finlandês, mentalidade mais estóica, mais pra Häkkinen que Räikkönen, cabe bem na McLaren e mostrou muita habilidade uma vez que conseguiu se entrosar com os engenheiros para modificar o carro a seu gosto dando muito trabalho ao bem mais experiente Fisichella. E ninguém vai ter que pagar passe para o Frank Williams, o próprio piloto seria o pagamento do passe de Alonso.

Nick Heidfeld? Sim, após sete anos de F1 o que mais impressionou este ano pela sua fome de sucesso. MAS o Theissen não vai deixá-lo ir embora, nem em troca de ninguém no mercado, nem por preço algum. E a BMW fechou seu orçamento, não há budget para um Alonso caríssimo na BMW. Tornou-se um cenário improvável.

Jenson Button? Sim, seria bem-vindo por ser inglês, experiente, se integraria com o maior prazer, sob quais sejam as condições. Você não faria o mesmo após uma temporada destas? MAS alguém teria que pagar o passe, já que ele tem contrato com a Honda. Quem pagaria o passe? E porque…?

Ralf Schumacher? Não, nunca! Teve muitas chances, mas por motivos variados não conseguiu aproveitar, hoje com valor de marcado decadente. Zero interesse por parte do Ron, que além disto não vai com a cara do Ralf.

Giancarlo Fisichella? Quase mesma coisa que o Ralf, experiente e competente como o Ralf, só que simpático. Mas sofreu na mão de Alonso e não se deu muito bem contra o novato Kovalainen também. Valor de marcado decadente.

Hamilton, Kovalainen, Sutil, Australia 2007

Adrian Sutil? Como Kovalainen um debutante que deixou uma boa impressão. Ganharia apoio do Hamilton, seu ex-companheiro de equipe no Europeu de F3, mas não é isso que convence um Ron Dennis.

Anthony Davidson? Se tivesse dado um jeito no Sato o ano todo, talvez. Mas…

Caso o espanhol conquiste o mundial, o Ron Dennis vai ter que engolir o orgulho e negociar algo aceitável para ambos. Pois após uma temporada de sucessos, mas conturbada e prejudicial à imagem da equipe, ainda por cima perder o campeão mundial seria mais um golpe duro para a McLaren.

Se Alonso perder é bem capaz de fazer de tudo para sair do contrato. Ainda mais se o campeão for o Hamilton. Quem sabe tira um ano de férias, também já mencionei esta opção semanas atrás. Neste caso tudo se ajeitaria rapidinho. Outra opção: Ambos se cansarem desta novela e concordarem uma separação de acordo mútuo. Neste cenário a troca Alonso por Kovalainen me parece a mais convincente pelos motivos descritos acima.

6 Gedanken zu “Kovalainen rumo à McLaren?

  1. E se surgir duas vagas na Prodrive? Supondo que tio Bernie costure um acordo com os construtores, e tenhamos mais uma equipe, vai depender qual equipe será fornecedora.
    Se for a Mclaren, vai ser a festa dos pilotos de teste da equipe, De la Rosa, Paffet.
    Se for c/ a Renault, Fisichella e Nelsinho estão garantidos, e pode sobrar até uma vaga de piloto de teste p/ Di Grassi.

  2. Não aposte nisto! O Dave Richards precisa de pay-drivers para financiar a festa. Que pena que o Diniz parou…

  3. ESta novela do que o Alonso vai fazer o ano que vem tá indo longe. Hoje anunciaram que a prorrogaçaõ do contrato de Felipe Massa até 2010. E o do Haikkonen?

    Abraços

    Fleetmaster

  4. nao acredito nessa hipotese de férias.
    creio mais, caso o hamilton ganhe mesmo esse campeonato, que o Alonso alce vôo da Mclata (algo que ele deveria fazer, mesmo ganhando o Tri.. Mclata não sabe valorizar nada além do próprio brio inglês.)

  5. mario, já pensou nessa configuração?

    [mclaren] hamilton e rosberg
    [renault] kova e nelsinho
    [toyota] trulli e glock
    [willians] alonso e fisico

    ouvi rumores sobre a saída da toyota em 2009. então os japoneses bancariam o alonso este ano na willians/toyota (e ainda poderia haver a troca com o rosberg) para, a partir do ano que vem, centralizarem esforços na equipe inglesa.

    viajei demais, né? mas com tantas hipóteses no ar… 🙂

Hinterlasse einen Kommentar