5ª-feira,

15th of May – „Durante uma tentativa de classificação para a Indy 500, Gordon Smiley, um jovem e arrojado piloto de Omaha no Nebraska, estava determinado a quebrar a barreira das 200 milhas de média ou morrer tentando. Diversos pilotos veteranos o advertiam sobre o que passava na sua cabeça, era uma condução errada para um Speedway. Smiley reagiu novamente da forma como havia feito antes, corrigindo o seu carro saindo de traseira. E bateu. Enquanto se dirigiam para o carro imediatamente após o impacto, eu observei pequenas manchas de uma substância cinza que formava uma trilha até o piloto. Fiquei chocado ao ver que o capacete de Smiley tinha voado, junto com a parte superior do seu crânio, cortado pelas cercas de segurança. Espelhado pela pista tinha mais pedaços do seu cérebro. Seu capacete, devido a enorme força centrífuga, foi literalmente sugado pelo impacto na cabeça do piloto… Chamou-me a atenção o seu corpo. Sobre a forma como se realizou, em uma análise rápida, percebe-se que praticamente todos os ossos do seu corpo foram estilhaçados. Ele tinha uma ferida enorme do lado que enxergávamos, parecia que tinha sido atacado por um grande tubarão. Eu nunca tinha visto tal trauma”.

Eu vi essa chocante declaração do Dr. Steve Olvey, Diretor Médico da Indycar, entre 1979 e 2003, sobre o fatal acidente de Gordon Smiley, em 15 de Maio de 1982. Relatado esse ano na Indy 500, sou grato que a segurança tenha melhorado significativamente para evitar essas brutais mortes do passado.

*

15/5/1986, Elio de Angelis morre.

Após uma proeminete ascensão na Fórmula 3, a estréia de Elio Angelis na F-1 ocorreu na equipe Shadow. Ele foi contratado pela equipe Lotus em seguida. Sua primeira vitória veio no GP da Áustria em 1982, batendo Keke Rosberg em um dos finais mais emocionantes da F-1. Em 1985 obteve outra vitória após Alain Prost ser desclassificado em Ímola. Em 1986 ele se transferiu para a Brabham, mas os motores BMW e o radicalmente baixo BT55, era um carro problemático. Em um teste, em maio deste ano, em Paul Ricard ele morreu, depois de uma falha na sua asa traseira. Para ler o que já foi publicado sobre ele neste blog, clique AQUI.

*

15/5/1991, Friedrich Riess morre.

A única participação de Riess em um GP de Fórmula 1 foi a bordo de uma Veritas-BMW, no Grande Prêmio da Alemanha de 1952. Evidentemente o seu melhor ano nas corridas, venceu também as 24 horas de Le Mans, em parceria com Hermann Lang a bordo de uma Mercedes-Benz 300 SL.

Nasce: 11 de Julho de 1922 em Nürnberg, Alemanha;
Morreu: 15 de Maio de 1991 em Samedan, Suíça, aos 68 anos de idade.

*

15/5/1943, Alan William Rollinson nasce em Walsall, Reino Unido.

Um vanguardista na Fórmula 3, Alan Rollinson recebeu sua única chance na F-1 em uma aparição no GP da Inglaterra em 1965 a bordo de um Cooper T71/73, pilotando para a equipe do ex-piloto Bob Gerard. Assim como acontece com a sua máquina e – na época – sua falta de experiência não se traduziram em uma boa corrida, foi a sua única participação em um grid de F-1. Apesar disso ele teve uma sólida carreira em outras fórmulas, mais notadamente no Campeonato Europeu e Inglês de Fórmula 5000.

*

15/5/1959, Luis Perez-Sala Valls-Taberner nasce em Barcelona, Espanha.

O sempre agradável espanhol, estreou na F-1 como vice-campeão à Stefano Modena no campeonato de Fórmula 3000 de 1983, pilotando uma Minardi F-1, por duas temporadas, iniciando em 1988. Seu melhor resultado foi o sexto lugar no GP da Inglaterra em 1989. Saindo da F-1, ele tem sido um participante frequente no Campeonato Espanhol de Carros de Turismo.

*

20/4/1946, Gordon Smiley nascido em Omaha, EUA.

Gordon Smiley, de Nebraska, foi um piloto competente, que venceu em carros esportivos e monopostos. Em uma temporada, ele bateu 25 recordes de melhores voltas em corridas da SCCA e em 1979 ele venceu uma corrida no Campeonato Aurora de Formula 1 em Silverstone. Ele se classificou em duas Indy 500, 1980 e 1981, mas morreu na classificação de uma terceira tentativa, em 1982.

Smiley tinha se esforçado para se classificar com sua March. Ele estava disposto a superar a marca de 200 milhas de média por volta, mas só conseguiu chegar a 196 milhas. Quando, na segunda volta de warm-up, o carro saiu de traseira na curva 3, Smiley corrigiu demais e bateu de frente contra o muro. Em um dos mais violentos acidentes de corrida jamais visto, o capacete de Smiley foi arrancado e o cockpit se desintegrou no impacto. O motor e a asa traseira foram arrnacados quando o carro se estraçalhava na cerca de proteção. O March estava totalmente destruído, Smiley morreu instantaneamente.

Nasce: 20 de Abril de 1946 em Omaha, EUA;
Morre: 15 de Maio de 1982 em Indianapolis, EUA, aos 36 anos de idade.

2 Gedanken zu “5ª-feira,

  1. Falha minha. Obrigado pelo pelo puxão de orelha. Leitores atentos é que fazem toda a diferença.

    E já que Omaha não é no Texas, fico com Nebraska. Pode ser…? 🙂

Hinterlasse einen Kommentar