Grand Prix Insider comemora aniversário de 1 ANO

Meus caros amigos, hoje o blog Grand Prix Insider completa 1 ANO de vida. Apesar de em vários momentos ter dispensado “Ibope” tirando férias – e graças à Anatel por vezes até involuntárias – somaram-se mesmo assim cerca de 234.000 visitas nestes 365 dias. Assim sendo, não somente alcancei meu objetivo, as estatísticas até superaram as expectativas. Mas de agora em diante deixam de ter importância. Prefiro qualidade à quantidade.


Alcancei a minha meta, provei novamente que trabalho bem planejado, executado de forma dedicada e competente sempre leva ao sucesso. Desde que o blog foi criado, no dia 15 de julho de 2007, se passaram pouco mais de 8 semanas para atingir 25.000 visitas no dia 17 de setembro. No dia 23 de outubro registramos um total de 50.000 visitas, ou seja, desde o primeiro post até esta marca só passaram 13 semanas. Como mostra a estatística abaixo, o Grand Prix Insider atingiu um número de visitas mensais acima de 28.000 no mês de novembro, entrando assim no Top 5 dos blogs de automobilismo mais visitados do Brasil em somente quatro meses de existência. Aliás, nunca tive interesse em uma caixa de comentários bombando. Se tivesse permitido isto, este espaço teria virado o mesmo barraco geral que quase todos os outros blogs no Top 5 brasileiro já viraram faz tempo.

Voltando à estatística: A queda logo após é fácil de explicar: Acabou a temporada de Formula 1. E como nunca fui de encher lingüiça e inventar historinhas pra gerar “Ibope”, fiquei só nas mini-biografias até o final dos testes pré-temporada 2008. E quando a incompetência dos diversos provedores de internet brasileiros dificultou a minha vida no início de 2008, por vezes sequer conseguia colocar matérias no ar, é claro que o número de visitas continuou diminuindo. Mas assim que mudei de provedor – embora igualmente precário – e a temporada da F1 de 2008 deu início, o número de acessos subiu novamente. Isto reflete o que o volume do público quer: Acompanhar as fofocas da Formula 1 atual. Eu pessoalmente tenho uma paixão pelo aspecto nostálgico, pela atitude, bravura e as façanhas dos pilotos das primeiras três, talvez quatro décadas iniciais da Fórmula 1. Mas tudo bem, cada um com seu gosto.

No final das contas o mais importante é se sentir bem com o que se faz, estar feliz com as circunstâncias de vida, sentir aquela força de vontade de enfrentar os desafios que aparecem ao longo do caminho. Passei bom tempo refletindo o porque inventei morar em um país, com o qual acreditava ter um laço afetivo pelo mero fato de ser o solo onde nasci. Uma análise menos emocional e restrita à meros fatos teria revelado já de antemão, que estava apostando no futuro brilhante de um país onde, na real, os direitos e a integridade de qualquer indivíduo, cidadão, contribuinte e consumidor são abusados frequentemente de forma tão grotesca e com a plena certeza de impunidade por fardados, malandros de colarinho branco, outros da mesma qualidade de pé de chinelo e aqueles – na esmagadora maioria – de cara-de-pau.

Enfim, finalmente tomada a decisão que não é no Brasil que vou gastar meu rico dinheiro, pagando os impostos mais exagerados do mundo para ser tratado com indiferença e desrespeito, entre a opção inicial de mudar para a Carolina do Norte nos EUA e cuidar da parte de comunicação e marketing de uma equipe de NASCAR ou mudar para um lugar lindo e idílico como o norte da Suíça para assumir um cargo de alto escalão em um segmento do maior grupo de editoras de revistas especializadas da Europa, resolvi ficar com a ultima opção.

Como o autor do blog muda de rumos em sua vida profissional, o próprio blog também vai passar por uma reformulação. Primeiramente vai deixar de ser aquele espaço de livre acesso, será a partir de agora um clube exclusivo, restrito à aqueles amigos que ao longo destes doze meses se mostraram realmente interessados nos meus relatos e interagiram de forma agradável e amigável comigo. Além deste seleto grupo, do qual cada um ganhará um convite por e-mail nos próximos dias, somente serão aceitas pessoas convidadas por mim ou um dos meus quatro amigos, que ultimamente tem ajudado com as traduções. Assim creio que este espaço ganhará mais qualidade na interação entre nós, livre dos costumeiros incômodos.

O Fernando Amaral se ofereceu a assumir o controle do blog enquanto estou sem tempo devido à minha mudança e as exigências do novo cargo que irei assumir no dia 1º de agosto. E com esta base em funcionamento, sempre que surgir uma folguinha, embora serão poucas no início, procurarei dar notícias sempre. Já posso garantir de antemão que tenho grandes novidades a anunciar para os fãs brasileiros do automobilismo internacional ao longo deste segundo semestre. Mais pra frente, quando tiver atingido as minhas metas profissionais, terei como voltar a compartilhar os meus pontos de vista com os leitores com a costumeira freqüência. Longe dos barraqueiros de plantão e aqueles, que ultimamente aproveitaram o espaço de comentários deste blog para autopromoção.

Aos amigos virtuais com os quais ao longo destes últimos 365 dias tive o prazer de interagir sobre o esporte que amamos vão os meus agradecimentos pelo apoio e a gente se “fala” no novo espaço.

P.S. E aí, será que o Massa consegue quebrar seu próprio recorde de cinco rodadas em uma só corrida ainda em 2008…?

