2ª-feira,

23 de Junho – Jim Clark vence em 1963 o GP da Bélgica, marcando para a equipe Lotus a 10ª vitória no Campeonato Mundial.

*

23/6/1979, Amédée Gordini nasce em Bassano, Itália.

Italiano por nascimento, Amédéé Gordini criou seu negócio com a preparação de motores Simca em Suresnes, próximo a Paris. Seu primeiro sucesso ocorreu nesse mesmo ano com a vitória na Bol d’Or em Saint-Germain e foi seguido por muitas outras vitórias, incluindo o Índice de Performance de Le Mans em 1938 e 1939. Em setembro de 1945 Gordini se tornou o primeiro homem a vencer, no pós-guerra, a Robert Benoist Cup e começou a criar sua própria equipe de carros. Em 1946 ele venceu o Grande Prêmio de Marseille e a equipe Simca-Gordini fez sucesso com Jean-Pierre Wimille como seu piloto.

Depois que Wimille morreu no GP da Argentina de 1949, Gordini lutava para manter seus compatriotas na cena da nova F-1. Em 1952 ele contruiu novos motores para o Campeonato Mundial e Jean Behra estabelece a mais famosa vitória de Reims. Em 1956 a Simca retirou seu apoio, Renault intensificou sua exigência na competitividade da versão de Dauphine, o R8 e os corredores Alpine Le Mans, compraram a equipe Gordini no final de 1968. Muitos dos jovens engenheiros da Gordini passaram a desempenhar papéis importantes na programação da Renault F-1.

Nasceu: 23 de Junho de 1899 em Bassano, Itália;
Morreu: 25 de Maio de 1979 em Paris, France, aos 79 anos de idade.

*

23/6/1927, Herbert Mackay-Fraser nasce no Recife, Brasil.

A famíllia Machay-Fraser, de Connecticut e dona de uma plantação de café no Brasil e Herbert, que apesar de ser filho de aos americanos, nasceu no Recife. Com o financiamento do próprio bolso, ele foi pra a Europa em 1955 para corridas de carros esportivos. Seu primeiro GP foi na França em 1957 em Rouen, pilotando uma BRM, disponível pela mudança de Roy Salvadori para a Vanwall. Correndo em sexto, atrás das Maseratis e das Lancia-Ferraris, Herbert estava a caminho de uma estréia muito promissora na F-1, até que a sua transmissão quebrou. Enquanto ele negociava um contrato para a F-1, ele sofreu um acidente fatal em alta velocidade, batendo no Coupe Internationale de Vitesse em Reims. Pilotando um Lotus Fórmula 2, Herbert Mackay-Fraser foi o primeiro de uma série de fatalidades que Colin Chapman, na equipe Lotus teve que enfrentar.

Nasceu: 23 de Junho de 1927 em Recife, Brasil;
Morreu: 14 de Julho de 1957 no Circuito Reims, França, aos 30 anos de idade.

*

23/6/1916, Leslie Thorne nasceu em Greenock, Escócia.

Um auditor de contas por profissão, Thorne era um grande piloto amador, principalmente competindo nas subidas de montanhas, tanto antes como depois da guerra. Ecurie Ecosse dono Davi Murray o persuadiu a correr pela Connaught A-type e com esse carro de Fórmula 2, Thorne participou do GP da Inglaterra de 1954, finalizando em 14º.

Nasceu: 23 de Junho de 1916 em Greenock, Escócia;
Morreu: 13 de julho de 1993 em Troon, Escócia, aos 77 anos de idade.

Advertisements

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s