5ª-feira,

19 de junho – Dia de vitórias inéditas no Grande Premio da Suecia de 1977: Jacques Laffite conquista e Anderstorp a sua primeira vitória e leva assim a Ligier ao restrito circulo de construtores vencedores na Formula 1. Quase que o resultado incentiva a criação de um feriado francês, pois a Matra finalmente consegue a vitória tão desejada desde que estreou como fabricante de motores de F1 no GP de Monaco de 1968.

*

Chris Bistow, 1960 19/6/1960, morre Christopher Bristow.

Chris Bristow foi descoberto pela dupla Alfred Moss e Ken Gregory, um era o pai, o outro o manager de Stirling Moss e juntos fundaram a equipe British Racing Partnership (BRP). Bristow impressionou na F2 e foi logo promovido para correr de F1 em provas extra-campeonato. Ficou evidente que este jovem tinha enorme potencial então a BRP comprou um Cooper T51, com o qual Chris acabou capotando na briga pelo 5º lugar em Spa-Francochamps no seu 4º GP de F1. O acidente foi tão violento que decapitou o piloto. Duas voltas depois aconteceu o acidente fatal do conterrâneo Alan Stacey.

Nasceu: 2 de dezembro de 1937 em Londres na Inglaterra.
Faleceu: 19 de junho de 1960 em Spa-Francorchamps na Bélgica aos 22 anos.

*

Jimmy Bryan, 1959 19/6/1960, morre James Ernest Bryan.

Jimmy Bryan chamou a atenção a um publico maior quando terminou a Indy 500 de 1954 em 2º lugar, apesar do contratempo de uma mola quebrada, um amortecedor rompido e ter a sua perna esquerda queimada pelo óleo fervente vazando de uma conexão defeituosa. Ele ainda venceu as ultimas quatro etapas daquela temporada e venceu o campeonato e conquistou títulos também nas temporadas de 1956 e 1957. Nas estatísticas da Formula 1 Bryan aparece por sua vitória de 1957 no Race of Two Worlds, a “corrida dos dois mundos” que reunia os ChampCars contras os carros da Formula1 no anel externo de Monza. E também, é claro, pela sua vitória nas Indy 500 do ano seguinte, naquela época uma etapa do Mundial de F1. Ele morreu participando por diversão em um evento local no oval de terra de Langhorne, quando seu carro capotou logo na 1ª volta.

Nasceu: 28 de janeiro de 1927 in Phoenix, USA.
Faleceu: 19 de junho de 1960 em Langhorne nos EUA aos 33 anos.

*

19/6/1960, morre Alan Stacey.

O jovem inglês sonhava em competir na F1, apesar de ser portador de uma prótese na parte inferior da perna direita. Mas Stacey é a prova que com vontade tudo se consegue, passou pelas categorias de acesso dirigindo com acelerador de moto montado ao voltante e acabou estreando na F1 como piloto de fábrica da Lotus em 1959. Em 1960, já brigando por pódios, mas constantemente atrapalhado por quebras na Lotus 18, sofreu um acidente bizarro no GP da Bélgica: um pássaro acerto em cheio no rosto e surpreso pelo impacto perdeu o contrôle, a Lotus bateu em um barranco na reta de Masta e jogou o piloto longe. Stacey, um jovem de 26 anos, morreu na hora.

Nasceu: 29 de agosto de 1933 em Broomfield, Essex, na Inglaterra;
Faleceu: 19 de junho de 1960 em Spa-Francorchamps, Bélgica, aos 26 anos.

Advertisements

2 Gedanken zu “5ª-feira,

  1. Basicamente foi um dos piores fins de semana do automobilismo. Três mortes em menos de 24 horas, e ainda por cima com o acidente grave do Stirling Moss nos treinos, onde ele partiu tudo e mais alguma coisa… foi um fim de semana terrível no automobilismo.

  2. Foi nesse fim de semana que Jim Clark tomou conhecimento da pista de Spa (terá sido a estréia dele na F1?) – a primeira impressão é a que fica, e ele sempre detestou ir correr lá, apesar de depois vir a vencer o GP lá por quatro vezes… dizem que no carro dele nessa corrida, na carenagem, havia sangue que ele havia passado por sobre na pista, certamente da barbaridade que aconteceu com o Bristow. Além da morte do companheiro de equipe, Stacey.

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s