2ª-feira,

16 de Junho – O sueco Joakim Bonnier, mostrado na foto acima em uma Maserati 250F da Scuderia Centro Sud no GP de Pescara de 1957, era um piloto amador muito competente, um socialite internacional e herdeiro do grupo editorial Bonnier Aktiebolag. Isto você talvez já sabia. Mas tem novidades interessantes enquanto a este piloto renomado, falecido em 1972. Eu soube de um projeto sendo realizado no momento, um filme que contém material jamais visto em público anteriormente. Ainda não estou autorizado para contar detalhes, mas trata-se de uma história na qual o Jo é um dos personagens envolvidos. Achei a sinopse muito interessante e em breve poderei contar um pouco mais.

*

16/6/1942, Giacomo Agostini nasce em Lovere, Itália.

Giacomo Agostini, apelido Ago, é considerado um dos melhores pilotos de Grandes Prêmios de Motociclismo de todos os tempos. Em 17 anos ele venceu o recorde de 15 Campeonatos Mundiais de Moto e 122 vitórias em Grandes Prêmios. Após se retirar das competições de motovelocidade no fim da temporada de 1977, Ago começou sua carreira de pilotos de carros em 1978, entrando no Europeu de Fórmula 2, em uma Chevron-B42 BMW. Sua estréia na F-1 ocorreu no mesmo ano na British Aurora Series, pilotando a recém criada Williams FW06-1. Mas ao contrário de John Surtees e Mike Hailwood ele não teve sucesso nas quatro rodas e jamais alinhou em um grid de Fórmula 1. Ele encerrou a sua carreira automobilística em 1980 e retornou ao cenário das corridas de moto, desta vez como diretor da equipe Marlboro Yamaha, tendo sucesso com pilotos como Kenny Roberts, Freddie Spencer e Eddie Lawson.

*

16/6/1923, Ronald Flockhart nasce em Edimburgo, Escócia.

Antigo piloto de carros Ron Flockhart assinou com a BRM em 1956, inicialmente para correr em eventos da Fórmula Livre nacional, com um carro supercharged. Ele também fez a sua estréia em um GP nesta temporada, correndo em um Maserati Bira no GP da Inglaterra até se acidentar. Venceu 2 vezes as 24 horas de Le Mans com Ecurie Ecosse, em 1956 e 57, um marco em sua carreira. Na F-1 sua carreira não decolou apesar de um terceiro lugar no GP da Itália de 1956, pilotando para Connaught. Um acidente no GP da França de 1957, o deixou com queimaduras nos braços e nas pernas, uma batida na Rouen com um carro esportivo completam a lista dos seus acidentes. Em 1959 ele terminou em 6º no GP da França quando uma pedra acertou o seu olho e quebrou seus óculos, terminando o GP com apenas um olho e um corte no rosto.

Ron também pilotou nos GPs para Lotus e Cooper, mas seu pensamento já estava partindo para sua outra paixão, a aviação. Ele tirou sua licença de piloto em 1948 e então começou a voar quebrando recordes. Flockhart morreu quando seu avião se quebrou em uma turbulência, enquanto ele estava na Austrália tentando o recorde de voar de Londres a Sydney.

Nasceu: 16 de Junho de 1923 em Edimburgo, Escócia;
Morreu: 12 de Abril de 1962 em Dandenong, Austrália, aos 38 anos.

*

16/6/1930, Michel Poberejsky nasce em Neuilly-sur-Seine, França;

Corria com o pseudônimo Mike Sparken, este rico francês contruiu uma boa reputação internacional, ainda muito jovem, como piloto de carros esporte. Sua estréia em um Grande Prêmio ocorreu em 1955, no GP Britânico em Aintree, ele pilotava um Gordini. Tendo realizado isto, ele resolveu se apostar das pistas aos 25 anos.

Advertisements

Ein Gedanke zu “2ª-feira,

  1. Deixa ver se entendi: vão fazer um filme ou um documentário sobre o Bonnier?

    E já agora, Mário, o que acha da hipótese da FIA e os construtores seguirem caminhos separados em 2009. Tem fundamento ou nem por isso?

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s