Resumindo um dia histórico

Die histórico na Formula1 no GP do Canadá. Por causa da burrada do Hamilton? Nem tanto, já que não foi a primeira. Mais uma vez Kubica foi o melhor, deu 100%, erros 0% = vitória mais que merecida, até tardia.


– Primeira vitória de Robert Kubica, a primeira de um piloto polonês;

– Kubica (e com isto um polonês) lidera o campeonato pela primeira vez;

– Primeira vitória da BMW-Sauber, a primeira de uma equipe suiça;

– Primeira vitória de um Construtor alemão desde o GP da França de 1962 (vencedor Dan Gurney com Porsche 804);

– Rubinho Barrichello quebra em definitivo o recorde de maior número de GPs;

– Kimi Räikkönen marca 29ª melhor volta, supera Jim Clark e é 4º no ranking;

– O papelão do Hamilton (e do Rosberg também) foi imperdoável, visto que só precisavam (piloto e engenheiro) aprender do papelão do Massa de 2007;

– Nakajiminha fez uma bela corrida e comoteu um erro perdoável de novato;

– Alonso alega ter rodado por problema no câmbio, pra mim rodou no farelo…;

– Que estes os R28 de Alonso e Piquet não são identicos me parece óbvio;

– Coulthard provou seu valor, vão mandar ele embora para a Renault como…?

– Ótima corrida do Massa, sem erros em condições difíceis. Já a Ferrari…;

– Timo Glock liderou pela primeira vez uma corrida de Formula 1;

– Será que o Heidfeld já se arrependeu de ter sido tão team player assim;

– Rubinho liderou a corrida maluca, a Honda ganhou dois pontos de presente;

– Vettel defendeu com sucesso 1 ponto contra o conjunto Kovalainen/McLaren.

P.S. Não deixa de ser engraçado que Hamilton e Rosberg receberam o „castigo“ de perderem 10 posições cada no GP da França, cosidernado o fato que a FIA não tomou atitude alguma contra Räikkönen em Mônaco…

Advertisements

23 Gedanken zu “Resumindo um dia histórico

  1. Mario, como você disse em um texto do ano passado: “ um piloto campeão aprende não só com os próprios erros, mas fica antenado nos erros dos outros também“.Foi exatamente isso que não aconteceu com o Hamilton. O Kimi mostrou hoje de novo ser o mais rápido do grid, com a 29ª volta mais rápida em corrida, a 2ª consecutiva. O Kovalainen tá me desapontando, tem tido performances horríveis pelo equipamento que possui. O Piquet estava fazendo uma boa corrida até errar. Sem o erro, terminaria nos pontos. Acho que é uma verdade inconveniente, mas o Lewis não é tudo aquilo, é um excelente piloto, mas falta algo pra ele.

  2. o Lewis ainda esta na segunda temporada e vai aprender. O problema foi ele ter incorporado o oba-oba e ja se achar o melhor do grid.

    Bem, nao pude ver a corrida, aqui na frança o canal que transmite passou a eurocopa. Uma pena, queria ver a BMW vencendo…

    Mario, o que vc observou que o fez achar que os R28 sao diferentes? Ou foi so uma ironia que nao peguei? hehehe

  3. Mário,

    Na minha opinião Hamilton cometeu um deslize, coisa que, convenhamos, todos eles cometem, aqui e acolá. Eu sei que ficou feio demais errar daquele jeito, e ele vai ser crucificado no fim-de-semana. Quero ver como ele reagirá no longo prazo… Mas é um dos melhores do grid, sem sombra de dúvida.

    O Kubica é sensacional! Merecia demais essa vitória… Será que já é candidato ao título em 2008? Afinal de contas, lidera o campeonato e as BMW, ainda que abaixo da Ferrari e da McLaren, estão sempre chegando nos pontos…

    O Massa, quem diria, fez uma corrida isenta de erros! Me surpreendeu e, confesso, me fez vibrar com a manobra sobre o Kovalainen e o Barrichello (aliás, isso vai dominar a mídia brasileira nessa semana). Continuando assim, e se a Ferrari não fizer MAIS besteiras, pode até beliscar o título…

    Mário, em relação ao Nelsinho, vão fritar o guri mesmo? Ele não está tão bem, mas, sei lá, também não é pra tanto (ou é?). Qual a sua opinião? Alguma „inside information“?

    Abraços,
    Luiz Rossi

  4. E Mario, aquilo que voce falou ano passado ta sendo notado, hein ?

    A Scuderia sem Brawn e Todt começa a sentir a burrice da italianada, repito aquele comentario que fiz no GP anterior, a Scuderia se ressente da falta de „não latinos“ no comando, a italianada só faz besteira

    praticamente tomaram o segundo lugar ou até mesmo o primeiro lugar do Massa com aquela falha lamentavel nos boxes, mesmo ele tendo feito uma corrida impecável

  5. Que corrida!!! O que um circuito histórico não faz?

    Um ano depois de sofrer um acidente terrível, o Kubica venceu, com todos os méritos. Aliás, um excelente dia para a BMW: Heidfeld, que até então vinha fazendo uma temporada bem apagada, ressurgiu em boa forma.

    Outro alemão „renascido“ foi o Glock, embora não tenha deixado de dar uma vacilada…

    Erro estúpido do Hamilton, mas sinceramente ainda não entendi o porque deste semáforo nos pits. Essas pegadinhas são dispensáveis.

    Incrível como a Ferrari se perde em corridas fora dos padrões. Se sair da CNTP (lembram das aulas de química?), os italianos batem cabeça.

    Quando voltarmos às chatices made by Tilke, é provável que a Ferrari desponte novamente (a não ser que a McLaren desencante), mas olhando até aqui… que campeonato!

  6. Apenas uma ressalva ao „que campeonato“! Tivemos corridas bem tediosas e certamente teremos outras. Mas olhando a pontuação, é um equilíbrio surpreendente, que não condiz com a superioridade dos carros da Ferrari; que por sua vez é contrabalançada pela acefalia no comando técnico…

    Vi em alguns blogs algumas pessoas retornarem aquela teoria da conspiração contra o Massa na Ferrari; pois eu digo: a equipe desfavorece OS DOIS pilotos, HAHAHAHA!!!

    Vamos torcer para que o improvável se repita nas próximas corridas. E essa BMW, com Kubica, em 2009 promete, e muito!

    Mario, seu comentário sobre carros diferentes na Renault reascendeu minha curiosidade sobre uma análise sua mais profunda sobre o caso. Assim que puder e tiver tempo ( que, baseado por alguns comentários anteriores, parece ser bem escasso), poderia escrever alguma opinião mais concreta?

    Grande abraço e parabéns pelo trabalho!

  7. „Coisa do Räikkönen“…? Não entendi.

    3a-feira segue matéria sobre a situação real do Nelsinho na Renault

  8. Então, essa matéria joga alguma informação sobre a diferença enorme de comportamento entre os 2 R28 da equipe ?

  9. Mario, a que você credita esse desempenho apagado do Kovalainen? Os dois tem o mesmo equipamento ou há grandes diferenças para o do hamilton?

  10. Mario, trabalhando com a hipotese de que o carro do piquet e do alonso nao sao exatamenteo iguais, de que forma a renault favoreceria o Alonso? No acerto dos mesmos?
    Pelos videos onboard, fica claro que o piquet briga demais com o carro, e o alonso que ja tem um estilo agressivo de pilotar nao parecer fazer tantas correçoes na pilotagem.

  11. Nunca dois pilotos tinham parada na luz vermelha. Foi a primeira vez que isso aconteceu. O Hamilton vinha regulando o painel, olhou para os dois da frente, pro painel, e não viu o farol vermelho. Olhando a primeira vista foi ridiculo concordo. Mas foi uma coisa inédita.

    O Hamilton na minha opinião sofre do mesmo problema que o Massa sofreu no começo da carreira, se achava o máximo , um deus, um novo Senna. Depois o Massa acabou vendo que nã era assim, e evoluiu bastante e arrisco dizer que foi neste ano.

    O Hamilton não tem problemas quando se fala em velocidade. Mas automobilismo é um pouco mais do que só velocidade. No geral os caras são muito talentosos.

    O Kubica (Kubitzchek para os polacos amigos) merece ser canonizado;

  12. Olá Mario, eu fiquei meio confuso com o que vc falou:

    -Primeira vitória da BMW-Sauber, a primeira de uma equipe suiça;
    – Primeira vitória de um Construtor alemão desde o GP da França de 1962.

    Que a sede da equipe é na Suíça eu sabia, mas porque no pódio foi tocado o hino da Alemanha e não da Suíça? Parece que o mesmo ocorria nas vitória da Renault, equipe inglesa, mas de construtor frances e tocava o hino da França…

    grato pela atenção…

  13. Massa e Kubica foram os melhores, em uma situação adversa o brasileiro mostrou um ótimo desepenho quando esteve sozinho na pista e nas ultrapassagens. Tomara que sua boa fase continue assim. Kubica nem precisa dizer.

  14. Cilas: Físicamente a Sauber continua na suíça e 80% dos seus membros são suiços. Só foi comprada pela BMW, que investiu no que já existia e se inscreveu como montadora alemã no Mundial. Por isto tocou o hino alemão no pódio, mas nos boxes brincaram com a bandeira suiça.

    Do mais: Acho que deviam se conter um pouco enquanto ao Massa. No pódio ele só ia chegar graças ao abandono de Räikkönen (que poderia muito bem ter assumido a liderança saíndo dos boxes, Hamilton e Rosberg.

    Tem mais: Essa ultrapassagem em cima do Kovalainen foi bonita de assisitir, mas não foi lá aqueeela demonstração de talento superior, como a Globo adora vender o peixe. Simplesmente o Kovalainen passou um pouco do ponto de freada e foi parar no farelo, o Rubinho não tinha muita opção e já estava no farelo também. O Massa viu a oportunidade, reagiu rápido e botou pra dentro, impedindo os dois voltarem para o traçado. Aí fica fácil pra quem está no traçado que oferece aderência, né…?

  15. Desculpa Mario, mas achei ótima a corrida do Massa e linda a ultrapassagem. O Kimi realmente poderia ter assumido a liderança do campeonato, assim como o Massa em Mônaco. Corridas são assim.
    O brasileiro vive sua melhor fase na F1, cometendo poucos erros, pelo menos na minha opinião.
    Quanto a regra do Safety Car é absurda.

  16. Desculpas por que? Foi isto que eu disse.

    Bom, menos a parte da „melhor fase“. O Massa está vivendo a fase de sempre: Foi bem no Bahrein, na Espanha, na Turquia e no Canadá. E jogou pontos valiosos fora na Austrália, na Malásia e em Mônaco.

    4 boas contra 3 ruins… boa fase…?

  17. Na Austrália o carro ia quebrar de qualquer forma, em Mônaco aquele erro não teve grande influência, pois não fosse os boxes e ele terminaria na frente do Kimi.
    Na Malásia sim foi um erro grave e ridículo.

  18. Como você sabe o que „iria“ acontecer…?

    Ser o primeiro da temporada a rodar na primeira curva, isso sim foi ridículo. O erro em Mônaco só custou a vitória e dois pontos. Ou até quatro. Só.

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s