Há 30 anos: Andretti estende liderança

Duas semanas depois da vitória de Mario Andretti na estréia da temporada de 1979 com a Lotus 79 em Zolder, um segundo chassi criado por Colin Chapman desembarca na Espanha com o patrocínio adicional da Olympus, que apoiava a Hesketh, melhorando o orçamento da equipe.


Como seus patrocinadores passaram a apoiar a Lotus, a equipe Hesketh desapareceu. Patrick Tambay voltou na segunda McLaren, que perdeu o GP da Bélgica com Emílio de Villota reapareceu em sua McLaren M23. Martini de René Arnoux estava ausente, tendo então 29 pilotos para 28 vagas na qualificação. O homem de sorte da qualificação foi Keke Rosberg e sua Theodore.

A sessão official de qualificação foi completamente dominada pelas Lotus, com Andretti sendo o mais rápido e Peterson o segundo. Andretti foi um segundo mais rápido que Carlos Reutemann(Ferrari), terceiro colocado, que dividia a segunda fila com James Hunt da McLaren. Gilles Villeneuve estava em quinto com a sua Ferrari, a frente de Niki Lauda e John Watson (Brabham-Alfas), Riccardo Patrese (Arrows), Jody Scheckter (Wolf) e Jacques Laffite (Ligier). A corrida viu Hunt assumir a ponta, enquanto Peterson fez uma péssima largada, acabando a primeira volta em nono.

Nas primeiras voltas Hunt liderava a frente de Andretti, Reutemann, Watson, Villeneuve, Patrese, Laffite, Scheckter e Peterson. Entretanto, na sexta volta, Andretti assumiu facilmente a liderança, disparando na frente. Duas voltas depois Peterson assumiu a oitava posição ultrapassando Scheckter. Tornou-se sétimo colocado quando Villeneuve começou a ter problemas nos pneus e acabou caindo para o fim do grid. Na volta 22, Peterson estava em sexta após Patrese abandonar a corrida com problema no motor e na volta 29 ele estava em 5º quando Reutemann foi ao pit para colocar pneus novos.

Laffite e Peterson conseguiram ultrapassar Watson, depois que o piloto da Brabham perdeu tempo no tráfego e uma volta mais tarde Peterson ultrapassou a Ligier, assumindo a terceira posição. Ele foi a perseguição de Hunt, assumindo na volta 53 a segunda posição. Laffite e Lauda ( que fez uma má largada), ultrapassaram Hunt, mas uma volta depois a Brabham abandonou com falha no motor e Hunt assumiu a quarta posição, porém poucas voltas depois foi ultrapassado por Scheckter e Watson.

Reutemann estava voltando a pista quando alguma coisa quebrou em sua Ferrari e ele passou reto, batendo nas barreiras e cercas de proteção. Felizmente ele saiu ileso. A Lotus foi pra casa com a segunda dobradinha consecutiva, com Laffite em terceiro, Scheckter em quarto, Watson em quinto e Hunt em sexto. O resultado colocou Andretti 10 pontos a frente de Peterson no Campeonato Mundial.

XXIV Gran Premio de España / Grande Premio de Formula 1 da Espanha de 1978, Jarama

75 voltas de 3.403 km (2.115 milhas) = 255.228 km (158.625 milhas) distancia total de corrida.

Pole Position: Mario Andretti, Lotus 79, 1m 16.390s (novo recorde)

Pos-No – Piloto – Chassi/Motor-Voltas-Tempo-Diferença-km/h

1 5 Mario Andretti Lotus / Ford 75 1:41’47.06 150.495
2 6 Ronnie Peterson Lotus / Ford 75 1:42’06.62 19.56 150.014
3 26 Jacques Laffite Ligier / Matra 75 1:42’24.30 37.24 149.583
4 20 Jody Scheckter Wolf / Ford 75 1:42’47.12 1’00.06 149.029
5 2 John Watson Brabham / Alfa Romeo 75 1:42’52.99 1’05.93 148.887
6 7 James Hunt McLaren / Ford 74 1 Lap

Melhor volta: Mario Andretti, Lotus 79, 1m 20.060s = 153.03 km/h (95.11 mph) na 5ª volta (novo recorde)

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2 Gedanken zu “Há 30 anos: Andretti estende liderança

  1. mário
    o fórmula 1 mais bonito em todos os tempos.
    lotus 79 ou mais conhecida na época como mkIV.
    por falar nisso mário, por que as lotus 77, 78 e 79
    também eram chamadas de mkII, mkIII e mkIV
    respectivamente????
    abraços
    zamborlini

  2. Oi Zamborlini,

    não tenho certeza absoluta, mas li alguma vez, que o Chapman tinha tanta certeza que os carros asa vieram pra ficar e que muitas evoluções seguiriam, que denominou o primeiro a ser testado em túnel de vento, um Lotus 77 com laterais experimentais, de Lotus 77 Mark II. Ou seja, Lotus 77 versão 2.

    Há quem diga que os chassi dos 77, 78 e 79, fora destalhes, eram identicos. O que explicaria a denominação Mark III e Mark IV para os próximos modelos. Mas não tenho coragem de afirmar que esta é a mais pura verdade. É boato, só.

    Vai o convite para quem é fera no assunto.

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