6ª-feira,

30 de maio – Quem? Quando? Onde? Como? O que aconteceu depois? E… porque não? E aí? Vai encarar…?

*

30/5/1981, Gianmaria Bruni is born in Rome, Italy

‚Gimmi‘ Bruni is an Italian racing driver who in 2004 drove in Formula One with the Minardi team. He won the Italian Formula Renault Campus title in 1998 and the European Formula Renault title in 1999. He then raced in British Formula 3, finishing fifth in 2000 and fourth in 2001. In 2005, Bruni competed in the GP2 Series, winning in Barcelona. He competed in GP2 in 2006 winning two races.

*

30/5/1957, Piero Carini dies.

Carini drove a Scuderia Marzotto Ferrari 166 in the French and German Grands Prix in 1952. Went on to race sports cars winning the Mille Miglia, the Tour of Sicily and the Targa Florio. He died in his Ferrari in a head-on crash at the 6 heures de Forez race near Saint Etienne.

Born: 6th of March 1921 in Genova, Italy;
Died: 30th of May 1957 in Saint-Etienne, France.

*

30/5/1964, Andrea Montermini is born in Sassuolo, Italy.

Andrea Montermini finished 2nd in the 1992 Formula 3000 series before he participated in 28 Grands Prix, debuting on May 29, 1994 for Simtek, replacing Roland Ratzenberger who had been killed during practice for the San Marino Grand Prix. He competed in the American Champ Cars in 1993, 1994 and 1999, finishing 6th at Detroit in his first season. He then raced in the FIA GT Championship, mostly in Ferrari.

*

30/5/1997, Robert O’Brien dies.

To broaden his racing experience, O’Brien toured Europe that season, towing his Frazer Nash behind a Cadillac. Rumor has it that O’Brien was actually a CIA agent using this race driver alias as a cover for his real activities throughout Europe. In June O’Brien borrowed a Simca-Gordini from Belgian driver Johnny Claes and somehow managed to get an entry to the Belgian GP. Thus becoming the first American born driver to compete in a Formula One World Championship race. Driving the Ecurie Belge Gordini T15 he started 22nd and finished 14th in the European GP at Spa-Francorchamps, Belgium.

Born: 30th of March 1922
Died: 30th of May 1997 aged 75

*

30/5/1958, morre Patrick O’Connor.

Pat O’Connor participou em 43 corridas da ChampCar vencendo duas, uma em Darlington em 1956 e a outra em Trenton em 1957. Enquanto ao Mundial, ele consta nas estísticas por conquistar a pole para as 500 Milhas de Indianapolis em 1957. Infelizmente ele foi vítima de uma cidente fatal na Indy 500 no ano seguinte.

Nasceu: 9 de outubro de 1928 em Vernon nos EUA;
Faleceu: 30 de maio de 1958 no Indianapolis Motor Speedway aos 29 anos.

*

30/5/1939, Dieter Quester is born in Vienna, Austria.

Dieter Quester started racing speedboats and motor cycles, then switched to cars in 1968 and became closely associated with the BMW marque. Married to Julianna, the daughter of Alexander von Falkenhausen, he is a four time European Touring Car Champion and had his occasional excursions to the European Formula 2 scene with BMW and a single participation at the wheel of a Formule 1 car, finishing 9th at the 1974 Austrian GP from 25th on the grid for John Surtees‘ team.

*

28/5/1927, Edward Sachs nasce em Bethlehem, EUA.

Multi-campeão da Sprint Car, Eddie Sachs participou de oito edições das 500 Milhas de Indianápolis. Foi o pole-position da prova em 1960, no último ano em que a corrida contou pontos para o Mundial de Fórmula 1, e também em 1961. Eddie morreu em um incêndio causado por um acidente na segunda volta da Indy 500 de 1964, que também levou a vida de Dave MacDonald. Seu filho Eddie Sachs Jr. também tornou-se piloto, mas nunca participou da famosa prova, e é sócio de uma equipe na Nascar Busch Series.

Nasceu em: 28 de maio de 1927 em Bethlehem, EUA;
Morreu em: 30 de maio de 1964 em Indianápolis, EUA, aos 37 anos.

*


Bill Vukovich 13/12/1918, nasce William Vucerovich em Fresno nos EUA.

Bill Vukovich, piloto norte-americano e filho de emigrantes Servos e apelidado de „Vuky“, era considerado como o melhor piloto dos EUA. Em 1952 estava a caminho da sua maior conquista, a vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, mas acabou abandonando a prova oito voltas da bandeirada por causa de um defeito na direção. Voltou em 1953 para conquistar o que lhe fora negado e ainda venceu em 1954. Assim estabeleceu um recorde válido até hoje: Vuky é o único piloto a liderar o maior numero de voltas nas Indy 500 por três anos consecutivos. Seu filho, Bill Vukovich II, e seu neto, Bill Vukovich III, também chegaram a competir em Indianápolis. O Vukovich II chegou em 2º lugar em 1973 e o Vukovich III foi o Rookie of the Year 1988, titulo do melhor estreante do ano.

Nasceu: 13 de dezembro de 1918 em Fresno nos EUA.
Faleceu: 30 de maio de 1955 no Indianápolis Motor Speedway nos EUA aos 36 anos.

Advertisements

3 Gedanken zu “6ª-feira,

  1. Dieter Quester, nos treinos do GP da Alemanha de 1969, no BMW 269 F-2 (na época, disputavam-se no mesmo GP a F-1 e a F-2 no Nürburgring). No sábado, Gehrard Mitter, companheiro de Quester, Mitter perdeu o controle de seu BMW, morrendo instantaneamente, o que levou a equipe a se retirar da prova, em sinal de luto.
    E aí, Mario? Tá quente ou tá frio? 🙂

  2. Uma brasa 🙂

    Tô vendo que vou ter que apertar mais…rsrs

    Só pra completar: Foi por isto que o Quester consta em algumas estatísticas consta com o inscrito em dois GPs, mas de fato só larou no GP da Áustria de 1974

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s