3ª-feira,

27 de maio – Hoje seria o aniversário de Piers Courage, morto em acidente no GP da Holanda em 1970. Nas foto acima o piloto britânico aparece com alguns colegas. GP-Insider, o blog para quem entende de Formula 1, pergunta: Sabe quem são eles?


27/5/1942, Piers Raymond Courage nasce em Colchester, UK.

Piers Courage veio de uma dinastia famosa na Grã-Bretanha por sua cervejaria (de mesmo nome que o da família), era um apaixonado e um competente piloto nas Fórmulas 3 e 2 durante os anos 60, antes de estrear na Fórmula 1 com uma Lotus 25 de Reg Parnell no Grand Prix da África do Sul de 1967, e brevemente competiu noutros Grands Prix para a BRM. Em 1969 Courage assombrou o establishment da F1 com segundos lugares nos Grands Prix de Mônaco e dos Estados Unidos, pilotando uma Brabham BT26 particular da equipe de Frank Williams. Piers juntou uma turma de malucos por carros à sua volta, onde a competição tinha um caráter informal, aleatório e perigoso mas também de incrível diversão, e seu dom para inspirar camaradagem era legendário. Isso explica porque declinou de um convite para correr com Ferrari para 1970 e preferiu permanecer com Frank Williams, que iria dirigir a operação de Alejandro de Tomaso na F1. E começaram bem, com Courage terminando em terceiro no International Trophy. Ele corria num sólido sétimo lugar no Grand Prix da Holanda quando sofreu um acidente fatal, em Zandvoort.

Nasceu: 27 de maio de 1942 em Colchester, Reino Unido.
Faleceu: 21 de junho de 1970 no circuito de Zandvoort, Países Baixos, aos 28 anos.

*

27/5/1961, Pierre-Henri Raphanel nasce em Alger III, Algeria.

Um prévio campeão da Fórmula 3 francesa, Raphanel foi chamado por Gérard Larrousse como substituto de Yannick Dalmas, que tinha caído doente, no GP da Austrália. Infelizmente não se classificou devido a um problema na caixa de cãmbio. Para 1989 firmou um acordo com a equipe Coloni mas a pré-qualificação provou ser dura, a única vez que se qualificou sendo em Mônaco. Partindo do 18º lugar, chegou ao 15º antes de abandonar por falha mecânica. Mudou para a equipe Rial, que, embora não tivesse que pré-qualificar seus carros, não conseguia nada melhor. Ele então preferiu construir uma sólida carreira em competições de GTs e carros esporte, até se retirar das pistas em 2001. Em tempos recentes tem dirigido uma agencia de imóveis com seu antigo manager Patrick Carlotti.

*

27/5/1942, Robin M. Widdows nasce em Cowley, UK.

Robin „Widz“ Widdows foi um múltiplo esportista com bem-sucedida carreira em corridas, e membro da equipe britânica de bobsleigh. Venceu o Campeonato Europeu de Bobsleigh para duplas, deteve o recorde britânico na pista Cresta por 15 anos, e representou seu país nas Olimpíadas de Inverno de 1964 e 1968 na classe de 4 atletas. No automobilismo se formou nas corridas de clubes, correndo com carros esporte, Fórmula 3, Fórmula 2 e Fórmula 5000. Sua única participação numa corrida de Fórmula 1 se deu no GP Britânico de 1968 em Brands Hatch, pilotando um Cooper-BRM. Robin também foi iatista e é membro do Royal Ocean Racing Club.

Advertisements

14 Gedanken zu “3ª-feira,

  1. Da direita para esquerda: G. Hill, Siffert, Ickx (em pé, de cabeça baixa), ao lado do Courage, Beltoise.

    Descubra os demais.

    Abraços

  2. Oi Mário…
    Tinha te pedido um contato seu no finado tópico „Eis a bandeja“….

    É o seguinte sou estudante de jornalismo apaixonado por automobilismo/indústria automobilística e neste campo que gostaria de trabalhar… você que é muito bem relacionado e vivido nesta área poderia me dar umas dicas? Do que aprender, cursos a fazer… talvez para onde ir… eu gostaria de ir fazer minha pós na Inglaterra mas admito que não sei por onde começar!!!
    PS: Estou no último ano da faculdade. Acabo ela no meio do ano que vem.

    Meu e-mail está na mensagem, se você pudesse me responder e me dar uma força eu seria muito grato….

    Obrigado!!!
    E continue com o blog! Não feche-o e nem se curve aos malas de plantão!!!

  3. Da direita para a esquerda: como disse o Barba, Graham Hill, Siffert, Ickx. Abaixo do Ickx, Jackie Oliver; Courage ao centro,e Beltoise (com a mão no cabeça).
    Dois palpites: o primeiro à esquerda, Johnny Servoz-Gavin, e, chute total, à direita, de costas e semi-encoberto, Jack Brabham.
    o comprido à frente, não tenho idéia, o comprido ao fundo, chuto o Scarfiotti.

    abs
    Amaral

  4. Tá vendo como este blog fica legal quando se restringe aos entdendidos no assunto?

    Vou deixar em aberto ainda se acertaram ou não 🙂

  5. Amaral está certo, o da extrema esquerda é o francês Servoz-Gavin, o que está defronte a Hill me parece o britânico Vic Elford.
    O Mario deveria por perguntas a cada semana é desafiador.

  6. Fiquei com o palpite que essa foto é em Zandvoort 1968, sei lá, tem a ver com o fundo da foto (?); fui dar uma conferida na temporada de 68 do livro „A F1 Moderna“, publicado no Brasil em 1972 sem crédito de autoria (é mole?), mas acho que é do José Rosinski (escritor-piloto francês).
    Bom, lá não tem os todos os inscritos prova a prova, mas só as histórias das etapas.
    Então mudo meus palpites para os compridos: o segundo à esquerda, pela gargalhada acho que pode ser italiano, seria esse então o Scarfiotti? – Cilas, o Elford realmente tem uma cara diferente.
    O lá de trás me fez pensar no Elford, mas tô achando que pode ser o Lucien Bianchi – o que confirmaria a foto ser de 1968, pois Bianchi morreu nos treinos para Le Mans em 69.
    Tinha um inglês nessa época que eu não sei a cara, é o Richard Atwood, mas o meu palpite é como disse acima. Bem, de outros pilotos menos conhecidos eu não sei.

    Os acervos de fotos a que o Mario tem acesso são legais demais; gosto muito das fotos antigas revezando com as atuais no „pórtico“ do blog – teve uma do Ickx com uma 312 acho que de 68, sensacional.
    Amaral

  7. OK, vou dar uma ajudinha:

    Barba acertou: Da direita Graham Hill, Jo Siffert, Jacky Ickx (em pé, de cabeça baixa), ao lado do esquerdo Piers Courage, é o Jean-Pierre Beltoise.

    O Ferando Amaral acertou o Jackie Oliver e à direita, saindo da imagem, o Jack Brabham. E depois acrescentou o Lucien Bianchi, deitado acima do Beltoise.

    Mas quem chamou Servoz-Gavin, infelizmente errou.

    Os dois à esquerda são ambos alemães… quem diria, hein?

    E tinha esquecido de perguntar, mas cvocês já adiantaram a pergunta: de onde é a foto e de que ano? 1968 está correto

    Bem, o local ainda nao acertaram. Observem bem onde essa rapaziada está se espreguiçando!

  8. Vou falar uma coisa…eu me divirto lendo o que vocês escrevem por aqui. Eu só absorvo e aprendo. Valeu mesmo pelo conhecimento que vocês disseminam por aqui.

    Beijinhos

  9. bom, agora complicou,né? já vi antes a cara do que está rindo, mas alemães em GPs nessa época…seriam os que corriam com F2 no GP alemão? dois nomes me veem à cabeça, mas é puro chute: Dieter Quester e Gerhard Mitter.

    bom, quanto ao lugar, também estou sem idéia.
    quando primeiro vi a foto reparei na jaqueta Porsche do Siffert, o que fez pensar que estão numa prova de Endurance, e não num GP de Fórmula 1 – todos aí também corriam com esporte-protótipos.
    mas aí já virou pegadinha…

    abs
    Amaral

  10. Isto mesmo, ele tem pais franceses e a família se mudou, após os primeiros conflitos, para o sul da França..

  11. Os alemães são : o da esquerda escorado é Kurt Ahrens- corria com uma Brabham-Repco e o que está de pé é Hubert Hanhe.GP é alemão naquela pistinha que o Tilke não deve gostar, aquela dos 22 km.1 68 foi o ano da vitoria do Stewart na neblina e, também naõ foi o ano da confusão ? A corrida ficou ameaçada de não ser realizada? Não foi?

  12. Mario, será que o Raphanel foi um dos organizadores da série BPR, junto com o Barth, campeonato de carros grã-turismo, nos anos 90, que chegou inclusive a fazer provas no Brasil?

  13. Bingo, amigo „Rayffles“ matou a charada. Da esquerda à direita:

    Kurt Ahrens, Hubert Hahne, Lucien Bianchi (acima), Jacky Ickx (acima), Jean-Pierre Beltoise, Piers Courage, Jackie Oliver, Jo Siffert, Graham Hill e Jack Brabham.

    Gostaram? Mais?

    P.S. BPR = Helmut Barth, Patrick Peter e Stéphane Ratel

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s