Há 45 anos: Hill inicia a sua série em Mônaco

Conforme a nova temporada se revelava diversas mudanças aconteciam na definição dos pilotos com John Surtees agora na Ferrari, Gurney pilotando pela Brabham e Phil Hill se unindo à pequena equipe ATS team do antigo projetista da Ferrari Carlo Chiti. Mas os grandes favoritos continuaram Graham Hill e Jim Clark


A rodada de abertura do Campeonato Mundial de 1963 não aconteceu até o final de maio. O maior não-campeonato de corridas foi dividido entre o Campeão Mundial de 1962 Graham Hill e sua BRM e o desafiante Jim Clark em sua Lotus.

As equipes BRM e Lotus não mudaram, com Hill fazendo parceria com Ritchie Ginther e Clark com Trevor Taylor. Cooper continuou com Bruce McLaren e Tony Maggs, enquanto a retirada da Porsche resultou na união de Dan Gurney à equipe de Jack Brabham, que passou a ter dois carros em operação com o novo Brabham BT7, enquanto Jo Bonnier se uniu a Rob Walker.

Bowmaker retirou seu apoio à Reg Parnell Racing e então John Surtees aceitou uma oferta para correr pela Ferrari. O time italiano sofreu com a saída a maioria de sua equipe de engenharia e piloto. Eles formaram uma nova equipe, a ATS com Carlo Chiti como responsável pela engenharia e Phil Hill e Giancarlo Baghetti na pilotgaem. Surtees se uniu à Ferrari através Willy Mairesse. Para substituir Surtees, Parnell contratou o jovem piloto da Nova Zelândia, Chris Amon.

Mais uma vez a temporada começou em Mônaco, com Clark na pole e Graham Hill ao seu lado. Surtees estava na segunda fila com Ginther enquanto Innes Ireland foi o quinto mais rápido em sua sua British Racing Partnership Lotus-BRM que dividiu a terceira fila com a Brabham de Gurney. Uma fraca largada viu Clark cair para o terceiro lugar atrás das BRMs de Hill e Ginther. Então veio Surtees, McLaren e Ireland. Na quinta volta Clark foi capaz de passar Ginther e foi em perseguição à Hill e os dois então lutaram até a volta 18, quando Clark assumiu a liderança.

Hill tentou retomar a posição, mas gradualmente Clark foi se distanciando dele. Nas voltas que se seguiram Surtees foi capaz de ficar à frente de Ginther e na volta 56 ele foi capaz de passar Hill pelo Segundo lugar. Hill deu o troco e retomou o Segundo lugar. Surtees então começou a cair de rendimento com uma falha da pressão do óleo. Na volta 78, a caixa de câmbio de Clark travou e no circuito onde milhares de mudanças de marcha são exigidas, foi impossível continuar. Jimmy abandonou deixando Hill voltar à liderança e conquistar a primeira de muitas de suas vitórias em Mônaco. Ginther terminou em segundo com a BRM 1-2 enquanto McLaren ficou em terceiro com seu Cooper, tendo ultrapassado o de já desgastado Surtees.

XXI Grand Prix Automobile de Monaco / XXIII Grand Prix d’Europe – Grande Premio de Formula 1 de Monaco
21º Grande Premio de Mônaco de Formula 1 / 23º Grande Premio da Europa de 1963, Mônaco.

Pole Position: Graham Hill, BRM P57, 1m 34.3s, 120.064 km/h (74.620 mph) de média.

Resultado final: Vencedor – Jim Clark, Lotus 25, 100 laps x 3.145 km (1.955 milhas) = 314.500 km (195.500 milhas) distancia total de corrida em 2h 41m 49.7s, 116.605 km/h (72.470 mph) de média.

2) Richie Ginther, BRM P57-V8 + 4.6s
3) Bruce McLaren, Cooper T66-Climax-V8 + 12.8s
4) John Surtees Ferrari 156/63-V6 + 14.1s
5) Tony Maggs Cooper T66 Climax-V8 + 2 Laps
6) Trevor Taylor Lotus 25 Climax-V8 + 2 Laps

Melhor volta: John Surtees, Ferrari 156/63-V6, 1m 34.5s na volta 100 = 119.810 km/h (74.462 mph) de média.

Marco entre os pilotos:

– 50ª participação de Jack Brabham em GP de Formula 1

– 1ª participação de Chris Amon em GP de Formula 1

Marco entre as equipes:

– 1ª participação de Reg Parnell Racing e Siffert Racing Team

Advertisements

2 Gedanken zu “Há 45 anos: Hill inicia a sua série em Mônaco

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s