Há 10 anos: Mika reina em Mônaco

Mika Häkkinen e David Coulthard estavam ambos no limite, até tocaram de leve as barreiras durante as sessões livres e, como esperado, se alinharam em primeiro e segundo no grid com Häkkinen três décimos à frente. Os pneus Bridgestone estavam com bom desempenho e desta vez foi Giancarlo Fisichella que fez a sua Benetton voar baixo com os pneus japoneses.


Michael Schumacher teve um grande desempenho em Monte Carlo, mas desta vez a Ferrari não era competitiva e como resultado ele bateu fortemente na tarde de quinta-feira na curva da praça do Casino.

Schumacher sofreu uma falha mecânica no começo da sessão da manhã de sábado e desta forma foi preparado para o treino classificatório. Nas circunstâncias, ser o quarto no grid, atrás das McLaren e de Fisichella em terceiro, era um bom desempenho. Heinz-Harald Frentzen foi o quinto pela Williams, com Alexander Wurz em sexto em sua Benetton. Eddie Irvine, na segunda Ferrari, foi o sétimo enquanto a grande surpresa da classificação foi Mika Salo, que colocou sua Arrows em oitavo no grid.

Desta vez toda a turma se comportou bem conforme eles cruzaram pela curva Sainte Devote no início da primeira volta: Häkkinen liderou Coulthard, Fisichella e Schumacher, enquanto Wurz fez uma boa largada para passar Frentzen pelo quarto lugar. Como nas corridas anteriores as duas McLarens começaram a se distanciar rapidamente da turma, com Häkkinen obviamente no controle e Coulthard capaz de ficar a frente dos perseguidores. Coulthard então começou a reagir e se aproximou de Häkkinen, mas na volta 17 seu motor explodiu, deixando Häkkinen com uma vantagem de 20 segundos para Fisichella. Poucas voltas depois Häkkinen parecia ter perdido a concentração e tocou as barreiras na Sainte Devote, mas ele foi capaz de continuar.

Durante as paradas Fisichella caiu para trás de Wurz e Schumacher. O piloto da Ferrari estava ansioso para passar Wurz o mais rápido possível a fim de perseguir Häkkinen, e tentou intimidá-lo durante a volta 37. Wurz barrou e os dois tocaram rodas conforme eles desciam o hairpin da Loews. Na Portier Schumacher jogou a Ferrari para cima de Wurz e, frustrado, passou na marra. Mas a manobra danificou a suspensão traseira da Ferrari e Schumacher foi forçado a parar nos boxes, o dano foi reparado e Michael voltou três voltas atrás.

Poucas voltas depois Wurz foi trocar pneus, mas o grip extra a sua suspensão já danificada entrar em colapso em alta velocidade no túnel. Isto deixou Fisichella em segundo, com Irvine em terceiro. Häkkinen já levado a bandeirada, conquistando sua quarta vitória da temporada. Mika Salo foi o último piloto a não tomar uma volta do líder, enquanto Villeneuve foi o quinto e Pedro Diniz conquistou o último ponto, apesar do s ataques arrojados de Michael Schumacher, que tentava se recuperar de sua posição no fundão.

LVI Grand Prix Automobile de Monaco – GP de Mônaco de Fórmula 1 de 1998, Mônaco.

Pole Position: Mika Häkkinen, McLaren MP4/13-Mercedes, 1m 19.798s, 151.899 km/h (94.406 mph) de média.

Resultado da corrida: Vencedor – Mika Häkkinen, McLaren MP4/13-Mercedes, 78 voltas x 3.367 km (2.093 milhas) = 262.626 km (163.223 milhas) distância total da corrida em 1h 51m 23.595s, 141.459 km/h (87.917 mph) de média.

2) Giancarlo Fisichella, Benetton B198-Playlife + 11.475
3) Eddie Irvine, Ferrari F300 + 41.378
4) Mika Salo, Arrows A19 + 1m 00.363s
5) Jacques Villeneuve, Williams FW20-Mecachrome + 1 volta
6) Pedro Diniz, Arrows A19 + 1 volta

Melhor volta: Mika Häkkinen, McLaren MP4/13-Mercedes, 1m 22.948s na volta 29 = 146.130 km/h (90.820 mph) de média.

Marcos entre as equipes, construtores e fornecedores:

– A 75ª melhor volta em GP de Fórmula 1 da Mclaren

– O 750º GP de Fórmula 1 da Mobil como fornecedora de lubrificante

Advertisements

3 Gedanken zu “Há 10 anos: Mika reina em Mônaco

  1. O que? 750 GP da Mobil 1?

    Tá usando os mesmos cálculos dos mil GPs do Galvao?

    O 700 GP de F1 foi em Interlagos, 2003. Como a Mobil tinha 750 em 98? rs..

  2. Ah e eu nao gosto de pilotos gentleman.
    Tambem nao gosto do alemão, mas sou muito mais ele do que o Mika.

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s