5ª-feira,

22 de Maio – Há ainda um grupo de pessoas discutindo sobre se Rubens Barrichello já bateu o recorde de participação de Riccardo Patrese em 256 GPs, ou se Rubinho até agora somente igualou a marca do italiano. O fato é que, foi no GP de Mônaco de 1977 que Riccardo fez sua estréia na F-1 ao volante de um Shadow DN8 e terminou a prova em um respeitoso nono lugar.

*

22/5/1970, Pedro Paulo Diniz nasce em São Paulo, Brasil.

Pedro Diniz vem de uma das famílias mais ricas do Brasil e é o herdeiro da bem-sucedida rede de supermercados Pão-de-Açúcar e da empresa de distribuição CBD. Depois de estourar um substancial orçamento sem obter nenhum sucesso significativo sequer em fórmulas de categorias inferiores, Diniz chegou à Fórmula 1 através da Fórmula 3000 com a Forti Corse em 1993. Ao longo de seus sete anos de carreira ele se tornou um piloto que conquistava pontos ocasionais para equipes como Ligier, Arrows e Sauber. Ele sobreviveu a um grande acidente logo após a laragada para o GP da Europa em que viu o santantônio de sua Sauber se despedaçar. No final do ano de 2000 a família Diniz decidiu comprar 40% da equipe de F-1 de Alain Prost com Pedro assumindo o papel de gerência na operação por alguns meses, ao invés de dirigir, antes da família desistir do negócio com Prost. Depois disso Diniz se concentrou em promover a Fórmula Renault na América do Sul. O que também não trouxe nenhum resultado positivo e desde então as coisas estão sem continuidade, deixando-o à procura de outras formas de gastar um pouco mais do dinheiro de seu pai.

*

Sergio Mantovani 22/5/1929, Sergio Mantovani nasce em Cusano Milanino na Itália.

Piloto amador de talento considerável e de estilo de pilotagem notável, Mantovani começou a participar nos Grand Prix em 1954 com uma Maserati 250F semi-oficial, logo conquistando dois 5º lugares nos GPs da Alemanha e de Suíça. A sua carreira terminou prematuramente jovem aos 25 anos depois de sofrer um grave acidente treinando com o carro de reserva da fabrica para uma prova extra-campeonato, o GP de Turim. E conseqüência sofreu a amputação de uma perna, perdendo assim a chance de estrear como piloto oficial. Nos anos a seguir permaneceu envolvido no automobilismo exercendo uma função na comissão esportiva da CSI, o automóvel clube da Itália.

Nasceu: 22 de maio de 1929 em Cusano Milanino na Itália.
Faleceu: 23 de fevereiro de 2001 em Milão na Itália aos 71 anos.

*

22/5/1907, Alexander Freiherr von Falkenhausen nasce em Munique, Alemanha.

Alex von Falkenhausen era um engenheiro de automóveis alemão que teve um papel importante no desenvolvimento do 328 da BMW que se tornaria o carro de esporte dominante na Europa no final dos anos 30 e venceu as 1000 milhas (Mille Miglia) em 1940 em Brescia. Imediatamente após a Guerra von Falkenhausen criou sua empresa AFM (Alex Falkenhausen Motorenbau) em Munique e começou a preparar carros de corrida com o 328 como base. Alguns forma convertidos em monopostos e em 1948 von Falkenhausen decidiu construir seus próprios carros, usando o motor do 328 da BMW. O AFM Fórmula 2 apareceu pela primeira vez em 1949 nas mãos de Hans Stuck Sênior e venceu no ano seguinte as duas Ferraris de Ascari e Fangio no calor do Autódromo do GP de Monza.

Com o final da Fórmula 2 no final de 1953 a marca desapareceu e von Falkenhausen foi trabalhar na BMW como diretor técnico dos programas esportivos da empresa. Ele projetou motores de sucesso que ajudaram a BMW a dominar competições de carros de turismo nos anos 60 e 70 e recrutou muitos dos engenheiros que produziram os famosos motores turbos da BMW dos anos 80. Ele se aposentou em 1975, entregando a diretoria técnica da BMW Motorsport a Paul Rosche.

Nascido: 22 de Maio de 1907 em Munique, Alemanha;
Morreu: 28 de Maio de 1989 Munique, Alemanha, aos 82 anos de idade.

Advertisements

3 Gedanken zu “5ª-feira,

  1. HAHAHAHAHA, a foto do Diniz está, digamos, bem ilustrativa. Mas até que, dentre tantos pilotos pagantes que já passaram pela categoria, sua atuação nem foi das piores.

  2. Pô, seu Jackson Santos, que coisa mais chata, hein? Toma uma analgésico que melhora. E procure um médico logo na segunda-feira. Vai que são os primeiros sintomas de „braço-durice“ aguda…

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s