2ª-feira,

19 de maio – Se vocês se esqueceram que ultrapassar é quase impossível em Mônaco, aqui estão Nelson Piquet e Riccardo Patrese no Grand Prix de Mônaco de 1985, para nos lembrar que muito provavelmente iremos ainda assistir outra procissão ao redor do Principado, no próximo fim de semana.

*

Colin Chapman, Hethel 1982 19/5/1928, Anthony Colin Bruce Chapman nasce em Londres, Reino Unido.

Filho de um hoteleiro, engenheiro civil graduado na Universidade de Londres, aviador certificado, piloto de corridas em seu tempo livre e fundador da empresa Lotus Engineering Co Ltd., Colin Chapman é provavelmente o personagem mais notável da história da Formula 1 enquanto a variedade de seus talentos. Ele projetava carros, inicialmente até os fabricava com as próprias mãos, era um empresário vivido, um comunicador chamativo em prol de seus produtos, mas também ao promover a sua própria pessoa, assim como era chefe de equipe e alma do Team Lotus. Ainda hoje, no 25º aniversário da sua morte, Colin Chapman é lembrado como verdadeiro gigante do automobilismo internacional.

Nasceu: 19 de maio de 1928 em Richmond na Inglaterra.
Faleceu: 16 de dezembro de 1982 em East Carleton na Inglaterra aos 54 anos.

*

19/5/1931, Robert Anderson nasce em Hendon,Londres, Reino Unido.

Bob Anderson foi competidor no Mundial de Motociclismo na categoria 350cc, correndo contra pilotos do calibre de Geoff Duke, John Surtees e Mike Hailwood, e mudando para os carros quando já tinha 30 anos de idade. No início de 1963 comprou uma Lola Fórmula 1, ex-Bowmaker Team, e começou a competir como particular na F1, sua equipe consistindo dele mesmo e de sua esposa francesa, e sediada em Haynes, Bedfordshire. Transportava seu monoposto aos GPs numa Kombi com bagageiro pickup. Trocou de carro, para um Brabham na temporada de 1964, quando teve um breve momento de glória ao chegar em terceiro no GP da Áustria, atrás de Lorenzo Bandini e Richie Ghinter. Quando de um teste num Silverstone molhado, durante a temporada de 1967, seu carro aquaplanou no asfalto encharcado, deslizou para fora da pista e se chocou com um posto de bandeirinha. Ele sofreu sérios ferimentos no peito e no pescoço e morreu mais tarde no Northampton General Hospital.

nasceu: 19 de maio de 1931 em Hendon, Londres, Reino Unido;
faleceu: 14 de agosto de 1967 em Northampton, R.U., aos 36 anos.

*

19/5/1958, morre William Archibald Scott-Brown.

Archie Scott-Brown nasceu com severas deficiências, resultado de rubéola contraída por sua mãe na gravidez, não tinha propriamente um antebraço e ambas as pernas eram radicalmente tortas. Mas Archie tinha um enorme talento para dirigir carros velozmente. De fato, muitos que viam Archie correr não tinham idéia do seu problema, tal a habilidade no volante. Ele fez uma parceria com um engenheiro de Cambridgeshire, Brian Lister, formaram uma equipe que virou muito competitiva. Archie até mesmo tomou parte numa etapa do Mundial de Fórmula 1 no GP Britãnico de 1956 em Silverstone num Connaught tipo B. Ele muito se feriu em Spa quando seu Lister-Jaguar bateu no mesmo lugar em que Dick Seaman perdeu a vida em 1939, e acabou morrendo no dia seguinte.

nasceu: 13 de maio de 1927 em Paisley, Escócia;
faleceu: 19 de maio de 1958 em Spa-Francorchamps,Bélgica, aos 31 anos.

*

19/5/1997, morre Troy Ruttman.

À idade de 22 anos, Troy Ruttman tornou-se o mais jovem piloto a vencer as 500 Milhas de Indianápolis,em 1952, numa época em que a prova contava pontos para o Mundial de Fórmula 1. Ele liderou muitas das 12 edições da Indy 500 em que participou, mas era vítima frequente de falhas mecãnicas. Ruttman decidiu se retirar das corridas em seguida à tragédia ocorrida na edição dessa prova em 1964. Seu filho, Troy Jr., tornou-se também um piloto de corridas, mas tragicamente morreu no Pocono Speedway em 1969 quando pilotava o mesmo carro com que seu pai, partindo de um 33º lugar no grid, terminou em 12º na Indy 500 de 1963. Sofria de um cãncer de pulmão quando se mudou para Lake Havasu City, onde sucumbiu à doença.

nasceu: 11 de março de 1930 em Mooreland, Oklahoma, EUA;
faleceu: 19 de maio de 1997 em Lake Havasu City, aos 67 anos.

Advertisements

4 Gedanken zu “2ª-feira,

  1. HAHAHAHAHA, foi bem dado o recado, Mario.

    Exceto em casos de chuva, ultrapassagens em Mônaco são mesmo missões impossíveis. Lembro da corrida de 2005, que contava com a proibição das trocas de pneus, na qual o Alonso praticamente sem pneus segurava bravamente os carros atrásaté onde dava. Chegou a ceder algumas posições, mas ainda assim assegurou alguns pontos.

    Na categoria „exemplos do que não fazer em Mônaco“, tem aquela do Bernoldi, que quase conseguiu o impossível em cima do Massa. Felipe, no entanto, deu o „troco“: bateu na traseira do esforçado piloto da Arrows…
    Há outra de uma tentativa de ultrapassagem do Sato,ainda de Jordan, na curva após o túnel em que o japonês deu uma pancada muito feia.

    Mas também há casos bem sucedidos como a belíssima ultrapassagem do Fisichella sobre o Coulthard em 2006 e uma do Schumacher sobre o Rubinho em 2005 (o que teria sido a gota d’água em uma relação já não tão boa).

    Eses são os fatos recentes de que me lembro. Mas a tendência é de que, caso não chova, tenhamos a esperada procissão.

  2. „Caso você tenha esquecido que a ultrapassagem é quase impossível em Mônaco, aqui estão Nelson Piquet e Riccardo Patrese, no Grande Prêmio de Mônaco de 1985, recordando-nos que muito provavelmente vamos ver mais uma procissão ao redor do principado no próximo fim de semana“.

    Muito bom!!!!

  3. Vocês não estariam esquecendo algo? TODAS estas ultrapassagens citadas aconteceram com carros recehados de recursos eletrónicos. Mas este ano os carros são bem mais nervosos e ultrapassagens tornam se ou em uma loteria… ou sequer acontecerão.

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s