5ª-feira,

1º de maio – Dia dos trabalhadores, aniversário da morte de Ayrton Senna da Silva. Quero mais uma vez recomendar a leitura do post do meu amigo Speeder no Continental Circus, mais uma bela matéria dele! Neste blog, vale talvez relembrar, embora a maioria já conhece, lembranças pessoais minhas enquanto ao Ayrton.

*

1/5/1951, Geoffrey Lees nasce em Atherstone, Reino Unido.

Vencedor do Campeonato Europeu de Fórmula 2 de 1981 com um Ralt-Honda, Lees correu ocasionalmente na F-1, sua melhor colocação foi um sétimo lugar, em 1979 em Hockenheim com a Tyrrell. Após sua última largada na F-1, em Paul Ricard em 1982 com a Lotus, ele construiu uma carreira de sucesso no Japão onde disputando campeonato japonês de esporte-protótipos e o Mundial de Marcas pela Toyota por várias temporadas.

*

1/5/1955, morre Mike Nazaruk.

Nazuruk era um dos astros da categoria midget nos EUA. Ele correu nas 500 milhas de Indianápolis quando a prova contava para o Campeonato Mundial de F-1, finalizando em segundo lugar logo na sua primeira Indy 500 em 1951. Ele competiu mais duas vezes na Indy, chegando na quinta colocação em 1954. Nazaruk morreu em um acidente de corrida no Langhorne Speedway no dia 1ºde Maio de 1955.

Nasceu: 2 de Outubro de 1921, em Newark, Estados Unidos da América;
Morreu: 1º de Maio de 1955 em Langhorne, EUA, 33 anos.

*

1/5/1994, morre Ayrton Senna da Silva.

Ayrton Senna não precisa de introdução. Poderia ser descrito como extremamente determinado, dedicado e com uma vontade de explorar os llimites, muito detalhista e técnico, era veloz e arrojado, dependendo do ponto de vista, muitas vezes até imprudente no seu arrojo. Mas aparte do que ele era capaz de fazer em um cockpit, ele foi, frequentemente mal interpretado, era um homem sensível, altamente emocional e compassivo. Quatorze anos após sua morte ele continua sendo adorado no Brasil, sua terra natal, como uma das maiores estrelas do esporte e como uma grande personalidade.

Nasceu: 21 de Março de 1960 em São Paulo, Brasil;
Morreu: 1º de Maio de 1994 no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, Imola, Itália.

*

Brian Shawe-Taylor 29/1/1915, nasce Brian Shawe-Taylor em Dublin na Irlanda.

Piloto de sucesso à nível nacional na Grã-Bretanha, conseguiu seu melhor resultado em 1951, quando terminou em 3º a prova do Ulster Trophy em Dundrod ao volante de um ERA atrás de Giuseppe Farina e Reg Parnell. Mas ainda no mesmo ano sofreu um grave acidente na prova do Daily Graphic Trophy em Goodwood, quando foi lançado do seu carro após uma colisão. Após varias semanas em coma acabou se recuperando totalmente do acidente, mas decidiu que seria uma boa idéia de aceitar como sinal para encerrar esta atividade perigosa.

Nasceu: 29 de janeiro de 1915 em Dublin na Irlanda.
Faleceu: 1º de maio de 1999 em Cheltenham na Inglaterra aos 84 anos.

*

1/5/1928, John Desmond Titterington nasce em Cultra, Irlanda do Norte.

Desmond Titterington vem de uma família rica, corria pela Ecurie Ecosse Jaguar e até pela equipe de fábrica da Mercedes, tornando-se assim um dos maiores nomes do cenário Britânico de corridas. Ele começou então a correr na F-1, sua primeira corrida foi a Copa de Ouro de Oulton Park em setembro de 1955, guiando um Vanwall. Ele terminou em terceiro, chegando atrás de Stirling Moss e Mike Hawthorn. No ano seguinte ele correu em Syracuse e terminou em terceiro no Troféu BRDC em Aintree. E no Troféu Internacional ele e Scott-Brown terminaram em segundo e terceiro. Logo depois ele participou do seu único evento do Campeonato Mundial, o GP da Inglaterra, em Silvestone. Uma maravilhosa performance na qualificação não se traduziu em bom resultado na corrida devido a quebra do seu motor. Titterington continuou a correr com carros esportivos da Jaguar, mas ao final do ano ele anunciou sua retirada para se concentrar nos negócios da família. Ele voltou a aparecer depois em alguns poucos evento, somente por diversão, mas nunca mais correu sério.

Nasceu: 1º de Maio de 1928 em Cultra, Irlanda do Norte;
Morreu: 13 de Abril de 2002 em Dundee, Escócia, 73 anos.

Advertisements

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s