2ª-feira,

28th of April – Niki Lauda conquista no GP da Espanha de 1974 no circuito de Jarama a sua primeira vitória na Formula 1. A esquerda da imagem se vê Luca di Montezemolo, na época o diretor da Scuderia Ferrari, celebrando a 50ª vitória da Ferrari na Formula 1 e o fim de uma seca de quase dois sem vitórias da Scuderia.

*

28/4/1973, morre Piero Drogo.

Drogo correu na América do Sul em carros-esporte. Foi sétimo no GP da Venezuela em Caracas, em 1956 e em 57 ele venceu em sua categoria pilotando uma Ferrari Testa rossa nos 1000 Km de Buenos Aires.O quarto lugar no ano seguinte no meso evento o encorajou a tentar a sorte na Europa, mas sua primeira visita a Le Mans terminou em decepção quando o carro no qual correria envolveu-se em um acidente. Vivendo na Itália, ficou sem dinheiro em 1959 e arrumou emprego como mecânico de Stanguellini para se manter. Sua chance para disputar um Grande Prêmio veio quando ele foi convidado para completar o grid do GP da Itália de 1960, evento no qual houve um boicote das equipes inglesas. Subsequentemente ele formou a Carrozzeria Sportscars no início dos anos 60, a qual produziu várias réplicas da Ferrari, e produzia também as carrocerias das amadas Ferrari P-Type. Drogo perdeu a vida em um acidente de trânsito em 1972 quando seu carro acertou a traseira de um caminhão que havia quebrado em um tunel.

Nasceu em 8 de agosto de 1926 em Vignale, Itália
Morreu em 28 de abril de 1973 em Bolonha, Itália, aos 46 anos

*

28/4/1916, Ferruccio Lamborghini nasce em Renazzo di Cento, Itália.

Um rico produtor de tratores nos anos 40, Lamborghini certa vez comprou uma Ferrari. Ele loco percebeu que alguns componentes da embreagem eram os mesmos que ele usava nos tratores. Ele se aproximou de Enzo Ferrari com suas críticas e Ferrari, desdenhando-o como um produtor de tratores, recusou-se a ouvir. Lamborghini então sentiu-se com desejo de vingança e resolveu fabricar seus próprios carros-esporte em um local próximo da fábrica da Ferrari. Seu primeiro carro, o Lamborghini 350GT, era superior em todas as áreas nas quais ele criticou a Ferrari. Seu terceiro modelo, o Miura, foi seu primeiro carro lendário, nos moldes da Ferrari 250 GTO e da 365 GTB/4 Daytona.

A idéia do símbolo da empresa, um touro, foi tida por causa do signo de Lamborghini. O Miura teve este nome em homenagem a um treinador de touros, Don Eduardo Miura. O famoso Countach foi assim nomeado por causa de um termo coloquial italiano, depois que uma pessoa viu o design e exclamou „Countach“, pronunciado „koon-touch“. Ferrucio Lamborghini já havia vendido a empresa quando a marca entrou na Fórmula 1 em 1989 como fornecedora de motores e disputou 80 Grandes Prêmios. Até uma equipe Lamborghini de F1 foi inscrita no campeonato de 1991, mas nunca marcou nenhum ponto e o time deixou a categoria depois de apenas uma temporada.

Nasceu em 28 de abril de 1916 em Renazzo di Cento, Ferrara, Itália
Morreu em 20 de fevereiro de 1993 em Perugia, Itália, aos 76 anos.

*

28/4/1973, Carlos Alberto Menditeguy nasce em Buenos Aires, Argentina.

Carlos Menditeguy foi uma presença regular no GP da Argentina e um dos seis maiores jogadores de polo do mundo. Ele liderou o GP da Argentina de 1956 faltando uma das marchas do carro, até bater o Maserati numa cerca. Notoriamente agressivo nos carros, ele se manteve em alta no ano seguinte ao conquistar o terceiro lugar atrás de Juan-Manuel Fangio e Jean Behra no GP de sua terra natal. Todas ao volante de um Maserati 250F. Esta performance convenceu a Maserati a dar-lhe uma oportunidade para correr na Europa. Ele sentiu que lhe foi dada uma máquina mal preparada enquanto a Maserati dizia que ele era muito agressivo com os carros. Seja qual for a vedade, ele voltou à Argentina na metade da temporada em profundo desgosto. Em 1958 ele foi parceiro de Godia num Maserati e ficou em terceiro no GP Ciudad de Buenos Aires e, em 1960, no último GP da Argentina por mais de uma década, ele mostrou que ainda mantinha seu talento ao levar um Centro Sud Cooper ao quarto lugar.

Nasceu em 10 de agosto de 1915 em Buenos Aires, Argentina.
Morreu em 27 de abril de 1973 em Buenos Aires, Argentina, aos 57 anos.

Advertisements

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s