3ª-feira,

John Cooper foi o primeiro a construir um carro de Formula 1 com o motor posicionado atrás do piloto. Mas o primeiro carro a participar em um Grande Prêmio de Formula 1 foi o piloto e construtor Ernst Klodwig da Alemanha oriental e seu Heckmotor-Eigenbau, uma replica imitando as poderosas e bem mais opulentes baratas da Auto Union dos anos 30. Mas o Klodwig-BMW era um carro feito de acordo com o regulamento da Formula 2, equipado com um motor BMW 328 e que estreou no GP da Alemanha de 1952.

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Art Cross 15/4/2005, morre Arthur Cross.

Tendo sido militar condecorado na II Guerra Mundial e campeão nacional de midgets pela AAA, foi o primeiro vencedor do título de Novato do ano a chegar em quinto lugar na Indy 500,c em 1952. Em 1953 esteve [erto de vencer a maior das provas em um carro para dirt tracks, batido somente por Bill Vukovich. Ambos foram os únicos pilotos a se recusarem a ceder os carros a um piloto de apoio, apesar do forte calor.

Nasceu: 24 de janeiro de 1918 em Jersey City, EUA.
Faleceu: 15 de abril de 2005 em LaPorte, EUA, aos 87 anos.

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15/4/1973, morre Ernst Klodwig.

Ernst Klodwig era um dos ponteiros no Campeonato da Alemanha do Leste com um Special de motor traseiro construído por ele mesmo. Seu governo permitiu que participasse em dois GPs da Alemanha no Oeste, em 1952 e 53, e assim é que Klodwig entrou para as estatísticas como o primeiro a pilotar um carro com motor traseiro no Campeonato Mundial.

Nasceu: 23 de maio de 1903 em Berlim, Rep. Democrática Alemâ
Faleceu: 15 de abril de 1973 em Hamburgo, Rep. Federativa da Alemanha.

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ernesto-prinoth.jpg 15/4/1923, Ernesto Prinoth nasce em Ortisei na Itália.

O italiano Prinoth inscreveu-se como particular para as edições de 1961 e 62 do GP da Itália com um Lotus 18 Climax 1.5 litros, apoiado pela Scuderia Jolly Club. No entanto, ele desistiu da tentativa em 61 e não conseguiu se classificar no ano seguinte.

Nasceu: 15 de abril de 1923 em Ortisei na Itália.
Faleceu: 1º de dezembro de 1980 em Innsbruck na Áustria aos 57 anos.

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Graham Whitehead 15/4/1922, Alfred Graham Whitehead nasce em Harrogate na Inglaterra.

Graham Whitehead começou a correr com o ERA de seu meio-irmão Peter em 1951 e depois pilotou seu próprio F2 Alta no GP britânico em 1952. Tendo terminado em segundo lugar as 24 Horas de Le Mans em 1958, Graham e Peter entraran no Tour de France, que terminou em tragédia para eles: uma forte batida custou a vida de Peter, com Graham escapando apesar de muito ferido. Continuou competindo até o final de 1961.

Nasceu: 15 de abril de 1922 em Harrogate na Inglaterra.
Faleceu: 15 de janeiro de 1981 em Lower Basildon, na Inglaterra aos 58 anos.

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15/4/1999, morre Dr. Harvey Postlethwaite.

Poslethwaite entrou para a recém formada March Engineering em 1970 com um doutorado em engenharia mecânica e produziu carros March de fórmula 2 e fórmula 3. Então um cliente da March, Lorde Alexander Hesketh, com a ambição de entrar na F1 o contratou para modificar e desenvolver um March 731 de cliente, e o piloto James Hunt rapidamente se tornou um sério competidor na categoria já em 1974. Ainda nesse ano projetou o modelo Hesketh 308 com o qual Hunt marcou pole position na Corrida dos Campeões (Brands Hatch) e duas semanas depois venceu o International Trophy em Silverstone, ambas provas extra-campeonato. No Mundial conseguiram 3 terceiros lugares e em 1975 Hunt venceu o GP da Holanda, à frente de Niki Lauda com Ferrari.

Nas temporadas seguintes Harvey virou figura central em times que foram comprados e vendidos. A equipe Hesketh foi vendida a Walter Wolf, um dos parceiros da nova equipe Wolf-Williams. Quando Williams e Wolf se separaram, Postlethwaite permaneceu com o milionário austro-canadense e projetou o Wolf WR1, o carro que entrou para os registros da F1 ao vencer sua primeira corrida,o GP da Argentina em 1977, com Jody Sheckter ao volante. Scheckter ainda venceu os GPs de Mônaco e Canadá e marcou mais seis pódios no ano, terminando como vice-campeão da temporada vencida por Niki Lauda.

Então a equipe foi vendida aos irmãos Fittipaldi, onde Postlethwaite projetou o Fittipaldi F8, e quando a equipe se afundou em problemas financeiros, Harvey recebeu convite de Enzo Ferrari para entrar na Scuderia em maio de 1981. Lá projetou a 126C2, dotada do ótimo V6 turbo da marca italiana. A equipe venceu o título de Construtores de 1982, mas o feito foi encoberto pela morte de Gilles Villeneuve e pelo terrível acidente de Didier Pironi. No ano seguinte a Ferrari venceu novamente o campeonato de Construtores com a 126C2B.

Postlethwaite adorava a Itália e permaneceu na Ferrari apesar das politicagens dentro da Scuderia, até que no verão de 1987 foi dispensado e substituído por John Barnard. Harvey mudou para a Tyrrel onde, junto com Jean-Claude Migeot, desenvolveu o sensacional Tyrrel 019 de bico alto com o qual Jean Alesi surpreendeu o circo da F1 no ano de 1990. Após uma rápida passagem pela Sauber, retornou à Ferrari, mas por pouco tempo, novamente devido à política interna da equipe. Retornou então à Tyrrel onde se tornou diretor-chefe, e onde mais se sentia em casa. A verba era sempre curta, mas não o impediu de constituir um jovem e talentoso time de engenheiros, que incluía Mike Gascoyne. Lá eles criaram a suspensão hydrolink, um cambio pneumático semi-automático e as famosas asas em X.

No fim de 1997, quando era também membro do Conselho de Especialistas da FIA, Tyrrell foi vendida à British American Racing – BAR. Harvey teve pouca escolha a não ser ficar na nova equipe. Em seguida foi chefiar a nova Honda Racing Developments em Brackwell, desenvolvendo um protótipo para F1 que tinha sido construído pela Dallara na Itália. Estava supervisionando os testes desse carro na pista de Montmeló quando sofreu um infarto fulminante em pleno box. O programa da HRD foi encerrado então, com a Honda decidindo apenas suprir motores à BAR em 2000.

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