Meu chute: Kimi de novo

Robert Kubica, BMW-Sauber F1.08 O que dizer da pole-position de Robert Kubica, a primeira da BMW-Sauber e dele mesmo? E o que aconteceu de errado com Massa? Quem está melhor preparado para o GP do Barein, domingo? Meu palpite: Kimi vence de novo.


Pode apostar que a pole de Kubica em parte é resultado de um carro mais leve, por isso uma primeira perna mais curta na corrida parece evidente. Se eu digo „em parte“, refiro-me a Massa novamente cometendo outro erro quando sob pressão. Ele tem sido rápido por todo o final de semana. Mas cometeu um erro no segundo setor. Analisando todos os treinos-livres, podemos ver a supremacia da Ferrari na corrida. A McLaren tem um ligeiro défcit e a BMW subiu um pouco de produção, e está ali parelha com a equipe empurrada pelos motores Mercedes.

Sebastien Bourdais, Toro Rosso STR3, 2008 Bahrain GP

Falando em motores: vocês repararam que quatro carros com propulsores Ferrari ficaram entre os seis primeiros em velocidade máxima? Os outros dois foram da Renault. Então eu diria que em termos de potência Ferrari e Renault estão no topo nas condições quentes e secas do Barein. Interessante: Massa mais veloz que Räikkönen, o mesmo com Bourdais (terceira melhor velocidade e batendo seu companheiro de equipe pela primeira vez) e Vettel na Toro Rosso e Piquet sendo mais rápido nas retas do que Alonso. Isso até a Q2, quando todo mundo estava relativamente leve.

O que isto sugere? Em todos os três casos eu vejo cada piloto de cada mencionado time preparando diferentes estratégias de seus companheiros de equipe. Menos asa é a mais provável explicação em cada um destes cenários. Tudo bem, isso numa volta certamente traz benefícios. Será que isto seria benéfico em toda uma parte da corrida (até o pit stop)? Maior consumo do pneu é a previsão óbvia. É uma aposta. Também vejo Massa e Kubica mais leves do que todo o resto do grid. Hamilton e Kovalainen deveriam estar com o mesmo peso cada, com o inglês parando primeiro. Kimi e Heidfeld podem ir ambos para mais voltas antes da primeira parada ou reagirem em qualquer situação ao fazerem seu pit stop antes mas, na necessidade por uma menor quantidade de combustível, terem um pit stop mais rápido. Temos visto Kimi e Chris Dyer executando plano semelhante em Sepang, lembram-se?

Se vocês me perguntarem, vejo Kimi fazendo isto novamente. A não ser que Massa consiga pular à frente de Kubica na largada, tomar a liderança e abrir distância. Se ele não o fizer, ele ficará preso atrás de Kubica. Para Kimi, Heidfeld e Hamilton seria um ótimo cenário. Mas e Kubica e Massa? Eu estaria honestamente surpreso se suas estratégias funcionarem. Não é impossível, mas não muito provável. Entretanto, deveríamos ver um Safety Car na pista, dependendo do momento que poderia muito bem ser a primeira vitória de Kubica e da BMW-Sauber.

22 Gedanken zu “Meu chute: Kimi de novo

  1. concordo. acho que massa ainda tem que ter cuidado para não perder a posição para o lewis na largada. meu palpite: massa erra de novo e não completa a prova.

  2. Ok, Mário.

    Não quero que fique chateado comigo. Eu te admiro muito como comentarista, você é o melhor comentarista que eu vi no automobilismo e é um ídolo para mim. Teu blog é como eu disse no comments de „Avaliando os rumos deste blog“: „é como encontrar um oasis no deserto“. Eu apenas fiz boas críticas com o intuito de te ajudar, não para te prejudicar. Encerremos aqueles assuntos para sempre.

    Peço que não guarde mágoas devido às criticas

    Um abraço,
    Marlon

  3. Sempre encontro aqui um bom refúgio de pessoas com a mente no lugar. Bom saber que ainda tem um pessoal aqui no Brasil com olhar objetivo e ve que o Massa num tá andando tanto assim. Concordo com o Mário. Pra mim, dá Kimi amanhã, com uma das McLaren em segundo, provavelmente Hamilton, mas temos que ver o que vai acontecer no ínicio da prova.

  4. E tem gente que falava mal da BMW só porque o carro lembra uma lagosta.

    Bonito é o carro que vence como dizia o Enzo Ferrari. Essa BMW está cada dia mais linda, ou não?

    Sensacional a pole.

    Mario muito interessante o artigo e previsões. Torço pro Kubica estar mais leve que o Massa, pra assim dar Massa, claro

    toc, toc, toc na madeira, andre! O Massa não pode errar! Tomara que ele tenha um fim de semana perfeito.

  5. Meu palpite: Massa vai pra dividir a 1ª curva com o Narigudo, o Felipe sobra enquanto Kubica mantem-se em 1º. Mas aposto numa vitória de Kimi com Robert em 2º e Kovalainen em 3º

  6. Segundo Willy Rampf eles, a BMW, não eperava a pole.

    “We were not adjusting the fuel level to get pole position, we did a normal strategy for overall performance.”

  7. Eu acho que dá Kimi mesmo… Mas não dá pra negar que foi gostoso ver a historia se escrevendo em nossa frente.
    A carreira de Kubica vai ser vencedora… E este foi o primeiro degrau…
    O que você acha?

  8. Eu vou torcer é pro Kubica! Gosto do polonês e gosto da equipe. Mas acho que o Mario tá certo, vai dar Kimi.

  9. Só uma citação das sandices globais: Galvão querendo justificar as cag.. do Massa neste começo de ano foi terrível: „é melhor errar agora do que nas etapas finais como o Hamilton“!. Err… alguém o lembre que o Massa não é um estreante, por favor…

    E Mario, ainda sobre os desgastes de pneu, a McLaren, em especial o Hamilton, desgastava muito os pneus dianteiros na Malásia. Será que isso não influenciaria num pódio Kimi, Heidfeld e Kovalainen?

  10. E tem gente que acredita no Massa. Tira o Nicolas Todt e não sobra nada. Com certeza absoluta ele está bem mais leve que o Kimi e se não sair da corrida por erro próprio, ele terá chance de ser o 4º.
    Kimi, Vodka em forma humana mais uma vez vencedor.
    Mário, achei o Alonso pouco ousado na Q3, será que ele não poderia ter arriscado mais?
    Abraços

  11. Na minha opinião, se o Massa não se afobar, ganha a corrida. Não vai conseguir passar o Kubica na largada, mas tem de ficar muito perto dele para conseguir abrir um pouco de vantagem antes do primeiro pit e voltar em primeiro depois da parada. Se esse início de prova não funcionar (seja por ele bater, seja por ficar muito perto do Kimi antes do primeiro pit), adeus. Mas ele vai vir mordido depois das besteiras que fez nas últimas provas. Então Massa ganha, com Kimi em segundo e Kubica em terceiro. Se acontecer isso, abro uma garrafa de vodka para comemorar. Mas de der Kimi, abro duas!!!!

  12. Marlon: Nenhum ressentimento. Tanto quanto não houve intenção minha de te magoar. Criticas construtivas serão sempre bem-vindas. Melhores dias virão e com isto, espero eu, hei de reconquistar a minha serenidade.

    Por isto que não vejo o Alonso parar na BMW. Eles já tem pilotos excepcionais.

    Alonso? Será que já bateu arrependimento? Se marcar pontos tá bom demais. E o Hamilton fritou de novo pneu dianteiro até sair fumaça. OUvi um fuxico a respeito, mas vou checar melhor.

  13. É, Massa não estava mais leve que o Kimi. Parou até depois dele. E passou o Kubica na largada. Acho que o Kubica se assustou de não ver n inguém na frente dele e largou mal.

    De fato, Kubica estava mais leve e não teve ritmo para acompanhar a Ferrari que dominou a corrida. Massa foi perfeito no tipo de corrida que ele sabe correr (de cara pro vento, sem ninguém pra pressionar ou ser pressionado por).

  14. Pois é, queimaram a língua

    Eu não acho o Massa um piloto fraco, ele é dos mais rápidos em volta lançada atualmente. Reconheço que é inferior ao Kimi, mas algumas dessas pessoas que subestimam o Felipe parecem ter é complexo de vira-lata….

  15. Pronto, lá vem bobagem de novo. Você acha mesmo que o momento que o piloto procura o box é SEMPRE por que o combustível está no fim? Então você entende muito pouco (ou nada) de estratégia e tática de corrida.

    Me responda o seguinte, ALex: Se o Kimi não estava mais pesado na primeira perna, como pôde ele abastecer 10 litros a menos então? 10 litros = 8 quilos = 4/10…

  16. Mario, acho que vc se confundiu, não falei nada sobre pesos e combutível, hehe

    No mais, não estava me referindo a você, e sim a esse pessoal que corneta o Felipe o tempo inteiro, por ódio ao Galvão ou simplesmente por ele ser brasileiro e não vencer como o Senna.

    Hoje o Hamilton foi desastroso e as criticas não chegaram nem aos pés do que fizeram com o Massa na última prova.

  17. Tem razão, era resposta ao João Gabriel, desculpe Alex! Correria…

    Mas já respondendo à você: Talvez a difernça seja que o Hamilton saiu do carro e pediu desculpas à equipe pelas bobagens que fez. O outro nunca admite seus erros. Ou demora dias pra se manifestar neste sentido. Eis – para mim – a diferença na postura.

  18. Hamilton foi otimista. Mas pergunto. O Alonso apesar de estar de pé embaixo, tinha perdido vamos dizer o embalo, e fez um movimento de defesa bem na última hora. Aí, não tinha como o Hamilton desviar.

    Não me pareceu que o Lewis seja o único culpado pelo acidente. Se Alonso tivesse feito a manobra antes seria ultrapassado pela esquerda. Ele claramente mudou de trajetória e na minha opinião fez a manobra com um pouco de atraso.

  19. Bom, realmente pensei que o Raikkonen não estava mais pesado que o Massa. Obrigado por esclarecer a questão, mesmo que de uma forma desnecessariamente agressiva, no meu ponto de vista.

Kommentar verfassen

