De bola baixa

Lewis Hamilton, McLaren MP4-23 Apesar da pole de Lewis Hamilton, quem impressionou foram os pilotos da BMW e da Honda, já que ambas as equipes não se produziram nos testes e deixaram a bola baixa. Mas quando foi pra valer, mostraram competência e demonstraram que fizeram um passo pra frente. E o Sebastian Vettel vai dar uma dor de cabeça para as equipes grandes.


Começou a costumeira ronda de apostas na véspera de todos os GP: Qual piloto está em qual estratégia? Meu chute é que a maioria das equipes decidiu, perante tantas incógnitas, apostar em estratégias distintas para cada um dos seus carros. Hamilton superando Kovalainen pode não indicar isto, a diferença entre Kubica e Heidfeld (2º e 5º, 4/10) indica isto, entre Trulli e Glock (1 segundo) também. Mesmo se o alemão foi parar no fundão do grid por questões de regulamento.

Não se sabe muito sobre como realmente está a Ferrari, onde o Räikkönen iria classificar sem o problema com a bomba de combustível no final do Q1, mas a F2008 do Massa parecia meio pesadona. É provável que as McLaren (Heikki abastecendo uma ou duas voltas depois do Lewis) estão em estratégia semelhante do Kubica, do Trulli e do Rosberg. Enquanto o Massa, o Heidfeld e o Glock vão para uma primeira perna mais longa.

Sebastian Vettel, Toro Rosso-Ferrari

E enquanto ao Vettel? Chegar no Q3, mas sem marcar um tempo, deixou todo mundo ligado. Ninguém, fora dos engenheiros da Toro Rosso, sabe qual a situação dele, do que será capaz na corrida. Eu apostaria que este jovem vai humilhar algumas equipes de muitos $$$. Atenção também ao Rubinho (só perdeu a entrada no Q3 por 9/1000), Fernando (problemas de diferencial) e Kimi (bomba de combustível). Estes três são os mais indicados de mudar a estratégia, encher o carro até a gola e apostar em uma longíssima primeira perna. Só duvido que isto ainda funcione como antigamente. Não se esqueçam que os pneus sofrem muito mais sem controle de tração e freio motor.

Quem vai ganhar? Essa é dureza. Normalmente o Hamilton seria uma aposta segura. Mas eu aposto que o líder da prova, quem seja que ele for, vai perder a corrida por causa de um erro e alguém vai aproveitar dos erros dos outros, mostrando uma corrida perfeita. Quem seria este sortudo? Que tal o Heidfeld? Creio que haverá algumas surpresas ao longo da prova, várias bandeiras amarelas e o safety car vai dar umas voltinhas também.

Pra mim está, na verdade, muito aberto. E não é fantástico isto? Graças à proibição da influência da eletrônica na pilotagem e graças à aqueles pneus horríveis com seus sulcos desnecessários, a F1 imita o mundo dos ralis, finalmente presenciamos um show de pilotagem e carros saindo de traseira de forma espetacular. Isto faz as coisas bem mais imprevisíveis. E quando foi a ultima vez que podíamos ficar na expectativa de não ver mais uma procissão? Já por causa disto 2008 será um grande ano para a F1.

Advertisements

16 Gedanken zu “De bola baixa

  1. O Vettel vai humilhar…Se não me engano ele ficou em sexto logo atras do do Massa. O cara é fera.

  2. Não ficou, Soler. ele teve um problema na Q3 e não conseguiu marcar tempo. Vai partir de oitavo.

    Concordo contigo: pelo menos pela amostra, as coisas ficaram mais emocionantes. Nâo me admiraria nada que a próxima madrugada arrisque a ser histórica… mas até lá, as minhas fichas vão para o Hamilton.

    Para finalizar, Mário: tens que ver este video. E anunciá-lo aos quatro cantos do Universo conhecido, pois é muito bom…

  3. Mario, do grupo dos „come-quietos“, além do Heidfeld, eu acredito no Alonso, no Barrichello e no Coulthard, ou seja, a turma dos veteranos. Raikkonen vai tentar repetir suas atuações McLaren 2005; já o Vettel, será uma atração a parte. Vejamos como se sai também o Kubica, será que vai aperrear (mais nordestino, impossível) o Lewis no início?

  4. Vettel vai largar do 9º lugar porque o Glock de caixa de câmbio e ainda levou mais cinco lugares por atrapalhar o Webber.

    Mas o video, Speeder, é fatástico mesmo. Graaande Antti, que sempre traz coisa boa da F1 no Youtube.

  5. Mário, a pergunta que não quer calar: qual foi a parcela de culpa do Nelsinho nesse horroroso 21º lugar? Mesmo considerando que a rodada do Sutil atrapalhou, ainda acho que ter ficado atrás de uma Super Aguri foi um tremendo vexame…

    Grande abraço!

    Gustavo Coelho

  6. Culpa do Nelsinho? Como assim? Ele tem uma equipe que se atrapalha toda para trocar um cambio, trocar uma barra estabilizadora e ainda o manda pra pista tarde demais…

  7. Mário, não concordo contigo que o Nelsinho não tem culpa nesse 21º lugar. A equipe não é a única responsável pelo insucesso dele. Mas admito que a Renault está fraca, a classificação do Alonso comprova isso. Mas ainda assim acredito em uma grande corrida do espanhol.

    Abraços

  8. Acho equivocado esperar de um novato estrear com performances à altura de um bicampeão. Nelsinho não conhecia a pista e mal teve tempo de aprende-la, especialment já que o nível de aderência aumenta a cada volta. Ele precisava urgente de quilometragem… e a Renault não ofereceu.

    Tenho certeza que na Malásia ele irá melhor. Mas desistam dessa onda de queer ver o Alonso tomar chumbo do Nelsinho. Por enquanto não tem essa.

  9. segundo alonso, o problema do nelson foi um carro ruim e falta de tempo para rodar na pista. se o espanhol falou, tá falado. a entrevista com ele tá no marca.

  10. ah, meu palpite é que o heikki leva a corrida. provavelmente lewis vai perder a cabeça depois de ser ultrapassado pelo kubica e vai cometar uma burrada como no gp do brasil 2007.

  11. ehehe Nao contava que alem do Ser sair do posto de gasolina sem pagar… ele iria ainda furar o sinal vermelho…

    Suponhamos que quando ele entrou o Sinal tava verde… Como que vai fica parado nos box esperando o sinal de saida ficar verde 3 voltas depois? Tem um furo no regulamento pelo jeito…

    Detalhe… Quando tem-se uma peca com problema e a substitui, o problema se resolve… Logo ou nao era a caixa do Pique que estava com problema, ou nao trocaram a caixa…

  12. Malditos paulistas, nunca respeitam o farol. Nem no Canadá, nem na Austrália, muito menos na faixa de pedestre em qualquer lugar do mundo…

  13. Fala Mario! Pior que isso só paulista guiando carro japonês, rsrsrsrsrs.
    Falando sério: corridaça do Barrichello, hein? Será o „efeito Ross Brown“ ou a possibilidade de vencer o Patrese no quesito „carreira grande“ que fizeram o Rubens meter tempo no Jenson Button e andar tanto em Melbourne? Veremos nas próximas provas…
    Mas, neste final de semana, a grande perdedora foi a Ferrari, com Massa e Raikonnen bancando os „braços-duros“. Esses erros poderão custar muito caro até o final da temporada.

  14. PAREM PAREM TUDOOOOOOOOO
    PRECISO RIR
    uahuauhauhauuahuahuahua

    A MICROSOFT TA FAZENDO A IE DOS F1????

    Ahhh claro agora tudo se explica.
    Pq o rubinho saiu antes da hora do pit stop, pq ele passo no sinal vermelho, ou sera que o sinal tava verde e vermelhou bem na hora que o Ser passo por ele?? Explica pq o massa e o piquet pararam…
    Portanto senhores nao se assustem quando vcs comecarem a ver alguns carros pararem, o piloto tirar o elemento de seguranca, depois tira o volante sai do F1, coloca o volante, tira o volante
    senta novamente… coloca o cinto de seguranca e reiniciar o motor, e sair andando como se nada tivesse acontecido 🙂 EEEEEEEEEEEEEEEE LAIAAAAAAAAAAAAAAaa

    Logo logo vamos ter adesivos. Powered by Linux nos F1.

    Santo deus so me faltava essa agora, Sistema de Gerenciamento eletronico do F1 feito pela microsoft.

    Mario, pela mor me explique isso.

    Ah mais uma coisa, essa zebra da FIA ta meio fora da realidade ou sao os carros que estao fracos? Pelo menos a zebra que a FIA mando fazer aqui em CTBA ta mais para elefante do que para zebra

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s