Domingo,

Sebastian Vettel, Fuji, GP Japan 2007

24 de fevereiro – Completaram-se hoje oito semanas da pré-temporada de 2008 e este blog evitou sequer tocar no assunto para não criar controvérsias. Mas a quantia de bobagens que se amontoaram nestas semanas enquanto aos testes das equipes de Formula 1, algumas interpretações hilárias que andei lendo, tentando tirar conclusões dos tempos marcados nestes testes. Em conseqüência teve gente que, baseado nestes resultados, já parecer querer coroar o campeão de 2008. Consegue imaginar a minha gargalhada, quando o duo da Toro Rosso, Vettel continua na frente de Bourdais, marcaram os melhores tempos do dia, detonando todas as teorias precoces? Em “internetês” claro: LOL! Bom, vamos deixar os “achismos” de lado e verificar um pouquinho os fatos nos bastidores? Estive conversando nos ultimos dias com um piloto, um ex-piloto, alguns engenheiros e um ou outro team-manager para ver o que eles observaram em Barcelona, Jerez, Valencia e Bahrein. A análise segue nesta semana em forma de uma mini-série que irá à fundo das principais mudanças nos carros e como afetam a performance das equipes mais importantes, quem fez progresso em que área. Não percam, começa terça-feira!

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Who is who 24/2/1955, morre Clemente Biondetti.

Piloto oficial da Maserati antes da 2ª Guerra Mundial, Biondetti estreou na Formula 1 no GP da Itália de 1950 em Monza com uma combinação bizarra. Era um chassi de uma Ferrari 166 equipada com um motor Jaguar que ele insistia na teimosia de desenvolver durante a temporada de 1951. Enzo Ferrari então lhe fez a proposta de se tornar piloto oficial, supõem-se a exigência que afastasse aquele sacrilégio das pistas. A nova parceria rendeu muitos sucessos, especialmente na então prestigiosa Targa Florio, for de 1953, quando pilotou pela Lancia in 1953. Já algum tempo com problemas de saúde, Biondetti faleceu em conseqüência a um câncer em fevereiro de 1955.

Nasceu: 18 de agosto de 1898 em Budussò na Itália.
Faleceu: 24 de fevereiro de 1955 em Florença na Itália aos 56 anos

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Who is who 24/2/1971, nasce Pedro Martinez de la Rosa em Barcelona na Espanha.

O campeão de 1997 na Formula Nippon apareceu no cenário da Formula 1 em 1998 como piloto de testes da Jordan, estreou pela Arrows em 1999. Depois da temporada de 2000 foi demitido, apesar de um contrato valido para 2001. Alguns meses depois ele foi chamado pela Jaguar para substituir Luciano Burti e permaneceu com a equipe até o final de 2002. Em vez de continuar tentando a sorte com equipes menores, resolveu aceitar a oferta de tornar-se piloto de testes e reserva da McLaren a partir da temporada de 2003, função que ele exerce até hoje. Em 2005 surgiu a chance de substituir Montoya no GP do Bahrein, mostrando uma excelente corrida e conquistnado um 5º lugar, e novamente substituiu o colombiano na segunda metade de 2006, quando Montoya abandonou a McLaren e a F1.

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Who is who 24/2/1936, nasce Lance Haugwitz-Reventlow em Londres na Inglaterra.

Sendo o filho do conde dinamarquês Court Haugwitz-Reventlow e da herdeira do império de lojas Woolworth, a norte-americana Barbara Hutton, e neto de Frank Winfield Woolworth, o fundador da Woolworth, ao Lance Reventlow nunca faltaram recursos para realizar o que seja que lhe vinha à cabeça. Quando inventou ser piloto de corrida, acabou passando pela Europa, simplesmente alugando um carro de Formula 2 da equipe de fábrica da Cooper. Nisto lhe veio a idéia de construir seu próprio esportivo, o Scarab. No final dos anos 50 a empresa Reventlow Automobile Inc embarcou no projeto ambicioso de inscrever o primeiro legitimo carro de Formula 1 norte-americano no Mundial. Problema maior era a inovação tecnológica apresentada pelos carros com motor montado atrás do piloto, concepção que revolucionou a F1 e transformou todo carro com motor dianteiro em peça de museu. O Scarab F1, portanto, já nasceu ultrapassado e não conseguiu classificar-se para um GP. Para participar do GP da Inglaterra de 1960, Reventlow alugou um Cooper da equipe de fábrica, mas continuou investindo no Scarab e fazendo mais tentativas de classificá-lo no inicio da temporada de 1961. Depois que um acidente acabou com o Scarab, Reventlow perdeu o interesse e descobriu namorar atrizes celebres como a mais nova modalidade de seu interesse. Ele morreu em um acidente com um avião monomotor em meio a uma tempestade na região rochas dos Rocky Mountains nos EUA em 1972.

Nasceu: 24 de fevereiro de 1936 em Londres na Inglaterra.
Faleceu: 24 de julho de 1972 nos Rocky Mountains, EUA, aos 36 anos.

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Who is who 24/2/1943, nasce Jean François Jacques Albert Mazet em Paris.

Piloto freqüente na Formula 3 e Formula 2, Francois Mazet usava os seus contatos no Mundo dos ricos e famosos para financiar as suas empreitadas no automobilismo. Inclusive conseguiu inteiramente financiar a sua estréia na F1 com March 701 particular no GP da França de 1971 em Paul Ricard. Ele terminou a sua única participação na F1 e 13º lugar, mas continuava freqüentando o paddock de F1 e é ainda lembrado pelo seu envolvimento com a empresa petrolífera Essex como patrocinadora da equipe Lótus nos anos 80.

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Who is who 24/2/1968, nasce Emanuele Naspetti em Ancona na Itália.

Vencendo o campeonato italiano de Formula 3 de 1988 em somente seu segundo ano de competição no automobilismo, Naspetti perdeu muito tempo na Formula 3000 até conseguir uma chance na F1. Substituindo Paul Belmondo na equipe March em meados de 1992, logo percebeu que o equipamento em mãos dificilmente forneceria condições para mostrar o seu talento. De fato acabou sendo carimbado como “pay-driver”, o tipo de piloto que traz uma mala cheia de dinheiro para a equipe, o que não fazia jus ao seu talento. Sendo assim conseguiu patrocínio para ocupar a Jordan ao lado de Rubens Barrichello mo GP da Itália de 1993, mas nada surgiu desta oportunidade única. Ele então decidiu que seria mais inteligente deixar o sonho F1 de lado ganhar dinheiro como profissional correndo em campeonatos de carros turismo.

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Who is who 24/2/1955, nasce Alain Marie Pascal Prost em Lorette na França.

Quatro títulos de Campeão Mundial e um numero recorde de 51 vitórias na Formula 1 eram as marcas que Alain Prost deixou registrado quando se aposentou das pistas no final da temporada de 1993 como o piloto de maior sucesso de sua época. Ele então tomou a decisão de tornar-se dono de equipe e comprou a equipe de F1 Ligier em fevereiro de 1997 e anunciou um acordo de três anos com Peugeot para as temporadas de 1998 a 2000. Como dono de equipe Prost não estava na mesma liga que o piloto Prost e o ano 2000 tornou-se um desastre completo, inclusive deteriorando o relacionamento Prost-Peugeot colocando a equipe em sérios problemas financeiros. Para salvar a empresa, Prost teve que vender uma participação à família Diniz e optando por um fornecimento de motores Ferrari. Mas os chassis não provaram a ser grande coisa e assim a equipe faliu no inicio de 2002. Nos anos recentes Prost diverte-se participando nas populares corridas no gelo na França.

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4 Gedanken zu “Domingo,

  1. é realmente ridículo o que muitos „jornalistas“ fazem: primeiro eles dizem „nao dá para comparar os pilotos de uma equipe, porque eles testam os carros em condiçoes diferentes“ (isso tudo mundo concorda), aí depois de uns dias vem algo como „o piloto X andou a frente de seu parceiro nos testes e por isso ele começa o ano à frente…“. Os caras se contradizem sozinhos. E nao é um ou dois que procedem assim, comparando o incomparável! Parece falta de assunto (ou de outra coisa…).

  2. Mário,

    Finalmente a hibernação acabou…rsrsrsr

    Estava ansioso esperando a sua opinião e reflexões sobre quem pode realmente ser favorito e quem está apenas blefando.

    Abraços!

  3. Fala Mario !

    realmente as „manchetes“ estão ficando primorosas, com o schumi testando pela ferrari agora já li várias „matérias“ comentando o „duelo“ entre os dois agora que eles estão com carros iguais !!!!

    brincadeira !

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