Sábado

Hans Herrmann, BRM, Avus 1959

23 de fevereiro – Hoje é o aniversário de Hans Herrmann e lembro-me nitidamente como fiquei impressionado ao ver esta foto acima pela primeira vez aos 11 anos. O acidente ocorreu no circuito Avus, um traçado de alta velocidade na periferia de Berlim, durante o GP da Alemanha de 1959. A cena é quase surreal, o piloto jogado na pista olha para o carro capotando e o aro se soltando da roda dá uma idéia da violência do impacto. Não texto acompanhando a imagem, pois a imagem foi usada de fora sensacionalista. Só muitos anos depois, décadas antes de sequer existir a internet ou o Google para pesquisar, soube que Herrmann sofreu uma falha dos freios no seu BRM levando a este acidente impressionante e que ele saiu praticamente ileso do incidente. Quando eu alinhei no grid da Formula Ford 2000 na Avus em 1985, não tive nem tempo e nem vontade de relembrar algo assim. Mas que é confortante estar bem fixado no cockpit com cinto de segurança de seis pontos quando você freia de 250 km/h a 50 km/h para entrar em uma chicane, ah isso é….

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Hans Herrmann, 2007 23/2/1928, nasce Hans Herrmann em Stuttgart na Alemanha.

Quando a equipe de fabrica da Mercedes-Benz estreou na Formula 1 no GP da França de 1954, Hans Herrmann era o piloto novato, co-adjuvante dos astros Juan Manuel Fangio, Karl Kling, Hermann Lang e depois Stirling Moss. O alemão logo deixou a sua marca ao virar a melhor volta da corrida com a flecha de prata, mas teve que abandonar em seguida. Mas subir no pódio no GP da Suíça daquele ano compensou pela decepção de Reims. A temporada de 1955 acabou prematuramente após uma batida no GP de Mônaco e depois da retirada da Mercedes das pistas, Herrmann prosseguiu na F1 pilotando carros Cooper, Maserati, BRM e por final o projeto falho do Porsche 718 em 1961. Sem opções à nível internacional disputou entre 1962 e 1965 corridas e eventos de subida de montanha ao volante de esportivos. Em 1966 ele retornou à Porsche para disputar o Mundial de Marcas e por pouco não venceu as 24 Horas de Le Mans de 1969, a sua Porsche 908 atravessando a linha de chegada apenas 120 metros atrás do vencedor. Mas a vitória veio no ano seguinte ao volante de um dos poderosos 917, que dividia com Richard Attwood. Depois de sua aposentadoria das pistas, Herrmann fundou uma empresa de peças e acessórios automotivos e anda curte pilotar os antigos carros de corrida em eventos nostálgicos.

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Who is who23/2/1946, nasce Alberto Colombo em Veredo na Itália.

Campeão italiano de Formula 3 de 1974 e piloto experiente com impressionantes seis temporadas no Europeu de F2, Colombo parecia ter base para adentrar a F1. Mas tudo que conseguiu foram três chances, três tentativas com material precário. Sem testes, em preparação se jogou na aventura de tentar classificar um ATS HS1 para os GPs da Bélgica e da Espanha em 1978. Ele conseguiu até passar pela pré-classificação, mas faltou desempenho para conseguir um lugar no grid de, na época, 26 carros. Para o GP da Itália do mesmo ano o conterrâneo Arturo Merzario inscreveu um segundo chassi A1 para Colombo em Monza, mas como carro era pior ainda que o ATS, o italiano sequer conseguiu garantir a participação na classificação e já ficou fora na 6ª-feira após a pré-classificação. Após mais algumas temporadas de F2 acabou se aposentando como piloto e, em vez, comandava a sua própria equipe de F2, a Scuderia Sanremo durante os anos 80.

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Satoru Nakajima, 2005 23/2/1953, nasce Satoru Nakajima em Okazaki no Japão.

Satoru Nakajima foi o primeiro piloto oriental a participar de uma temporada completa de Formula 1. A sua estréia aconteceu depois de conquistado cinco vezes o campeonato japonês de F2 e após um extenso trabalho como piloto de testes da Honda em 1985, aperfeiçoando o motor V6 turbo em um chassi Williams e circuitos japoneses. Depois de uma temporada de preparação no European de F2 com a equipe Ralt-Honda, Nakajima foi apresentado como companheiro de equipe de Ayrton Senna na Lotus em 1987, patrocinado pela Honda. No seu ano de estréia marcou um total de sete pontos, mas ao longo da carreira nunca chegou perto do pódio. Seu melhor resultado foi um 4º lugar no temporal do GP da Austrália de 1989. Aliás, é uma marca trágica, pois era um ano de transição e logo seu melhor resultado veio no único ano em que não tinha um motor Honda à disposição. Em 1990 se juntou à equipe de Ken Tyrrell – novamente graças ao apoio da Honda – e no final da temporada de 1991 anunciou a aposentadoria como piloto. Criou a sua própria equipe no Japão e a PIAA Nakajima Racing tornou-se um das equipes de maior sucesso na Formula Nippon.

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Arthur Legat 23/2/1960, morre Arthur Legat.

Legat era um piloto amador belga popular em sua região, inclusive por ser participante fiel nas corridas do circuito Chimay entre 1926 e 1959. Momentos de glória obviamente foram as suas duas participações no GP da Bélgica em Spa-Francorchamps nos anos de 1952 e 1953 ao volante de um Veritas Meteor.

Nasceu: 1º de novembro de 1898 em Haine-Saint-Paul na Bélgica.
Faleceu: 23 de fevereiro de 1960 em Haine-Saint-Paul na Bélgica aos 61 anos.

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Sergio Mantovani 23/2/2001, morre Sergio Mantovani.

Piloto amador de talento considerável e de estilo de pilotagem notável, Mantovani começou a participar nos Grand Prix em 1954 com uma Maserati 250F semi-oficial, logo conquistando dois 5º lugares nos GPs da Alemanha e de Suíça. A sua carreira terminou prematuramente jovem aos 25 anos depois de sofrer um grave acidente treinando com o carro de reserva da fabrica para uma prova extra-campeonato, o GP de Turim. E conseqüência sofreu a amputação de uma perna, perdendo assim a chance de estrear como piloto oficial. Nos anos a seguir permaneceu envolvido no automobilismo exercendo uma função na comissão esportiva da CSI, o automóvel clube da Itália.

Nasceu: 22 de maio de 1929 em Cusano Milanino na Itália.
Faleceu: 23 de fevereiro de 2001 em Milão na Itália aos 71 anos.

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