sexta-feira

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22 de fevereiro – Hoje Niki Lauda faz 59 anos e a imagem acima da temporada de 1977, ano em que acabou conquistando seu segundo titulo mundial, é bastante rara e é documento do estado do relacionamento entre o austríaco e Enzo Ferrari. Testando uma Ligier em Zandvoort em plena reta do Mundial de Formula 1, Lauda demonstrou ao velho dragão que não teme deixar a equipe em plena temporada e conquistar o titulo com o carro francês. No final Ferrari cedeu às exigências de tratamento que Lauda fazia e o resto é história. Mas sem duvida teria sido interessante ver como Lauda ia lutar por aquele titulo, mesmo com uma vantagem razoável, ao volante de uma Ligier.

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Jesus Iglesias 22/2/1922, nasce Jesus Ricardo Iglesias em Pergamino na Argentina.

Iglesias fazia parte do cenário do automobilismo argentino e em 1955 conseguiu um Gordini T16 para fazer a sua estréia na Formula 1 perante seu publico no GP de casa em Buenos Aires. Mas ele é mais lembrado pelo incidente de 1958, quando pilotava um chassi de fabricação nacional com motor Jaguar e colidiu com Stirling Moss na etapa de Buenos Aires da Temporada Argentina tirando o inglês da pista.

Nasceu: 22 de fevereiro de 1922 em Pergamino na Argentina.
Faleceu: 11 de julho de 2005 em Pergamino na Argentina aos 83 anos.

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Tim Mayer 22/2/1938, nasce Timothy Mayer em Scranton nos EUA.

Mal tinha vencido o campeonato de Formula Junior nos EUA com um Cooper, Tim Mayer logo ganhou a sua estréia na Formula 1 ao volante de um terceiro Cooper oficial no Grande Premio dos EUA de 1962 em Watkins Glen. Em 1963 viajou para a Europa para pela equipe de Ken Tyrrell e foi acompanhado pelo irmão mais velho Teddy, que vários anos depois se tornaria o chefe de equipe da McLaren. A temporada foi satisfatória e Timmy ganhou um contrato como piloto oficial da equipe de fabrica Cooper para o Mundial de F1 de 1964. Mas antes do começo da temporada o piloto norte-americano participou do Tasman Cup e após alguns pódios estava com chances de vencer o campeonato. Mas na etapa final em Longford na Tasmania, Tim sofreu um acidente fatal ao sair da pista a bater em uma arvore à beira-pista.

Nasceu: 22 de fevereiro de 1938 em Dalton nos EUA.
Faleceu: 28 de fevereiro de 1964 no circuito de Longford na Tasmânia, Austrália.

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Niki Lauda, 2007 22/2/1949, nasce Andreas-Nikolaus Lauda em Viena na Áustria.

A estréia de Niki Lauda ao volante de um March alugado para o GP da Áustria de 1971 não chegou a impressionar, assim como a temporada de 1972 como a equipe oficial – pagando a vaga com dinheiro emprestado – não foi nada especial. Mesmo assim foi contratado pela BRM como piloto profissional para 1973 e um ano depois já brigava por vitórias na Ferrari e até teve uma pequena chance ao titulo. Em 1975 venceu o Mundial de forma convincente e já estava novamente liderando a tabela em 1976 quando foi vitima de um acidente no Nürburgring que quase lhe tirou a vida. Em uma incrível demonstração de perseverança voltou à pista a partir de Monza e só perdeu o campeonato por um ponto para James Hunt na etapa final sob forte chuva, ao desistir por considerar as condições na pista inapropriadas. Em 1977 conquistou o segundo titulo em grande estilo e deixou a Ferrari rumo à Brabham. No final de 1979 aposentou-se das pistas para fundar a sua própria empresa aérea, mas voltou às pistas em 1982 para vencer um terceiro titulo dois anos depois, derrotando o então colega de equipe na McLaren, o francês Alain Prost, por somente meio ponto. Foi a menor margem a decidir um titulo na F1. O austríaco deixou as pistas em definitivo no final de 1985. Além de comandar a Lauda Air ainda aceitou o convite de Luca di Montezemolo como conselheiro da Ferrari em 1992. Em fevereiro de 2001, após a venda da Lauda Air, aceitou o cargo de oferecido pela Ford de comandar a Premier Performance Division, um departamento que gerencia todas as atividades no automobilismo enquanto as marcas de luxo da montadora. A Jaguar Racing e a Cosworth faziam parte deste grupo e não demorou para Lauda bater de frente com Bobby Rahal, que na época comandava a equipe de F1. Rahal foi mandado embora e Lauda assumiu também a função de chefe de equipe. Mas no final de 2002 a política interna virou contra ele e acabou sendo demitido. Desde então se concentrou em montar mais uma empresa aérea, a Air Niki, e mantem contato com a F1 como comentarista para a TV alemã RTL.

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George Constantine 22/2/1918, nasce George Constantine em Southbridge nos EUA.

Constantine era um piloto de sucesso em corridas de esportivos e aparece nas estatísticas com uma corrida na Formula 1, mas não é o típico caso de participação na Indy 500. De fato ele participou no outro GP dos EUA de 1959, aquele que aconteceu na pista de Sebring, pilotando um Cooper-Climax T45 da equipe de Mike Taylor, mas teve que abandonar a prova.

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3 Gedanken zu “sexta-feira

  1. Primeiro que tudo, parabéns por teres resumido tudo numa só hora! Segundo, quando visitares os amigos virtuais, sempre podes ver o que fiz para homenagear „Herr Lauda“, um bom piloto, passou por vicissitudes, mas também um excelente homem de negócios (acho eu…)

  2. mário
    quais seriam as regalias que Lauda exigia?? o teste foi no início ou fim de 77? se foi no fim, qual o motivo do teste, ja que ele estava de saída do time e liderava o campeonato ?
    poderia explicar melhor???
    muito grato
    zamborlini

  3. Não eram bem regalias, mas o clima entre Enzo e Lauda estava tão tenso que o Reutemann odia testar quando queria e toda peça nova ia no carro do argentino.

    O teste, pelo que lembro, foi após a vitória de Lauda em Hockenheim, final de julho inicio de agosto, se lembro bem. O motivo era para dar o sinal ao Enzo que levaria a liderança do Mundial de pilotos (é o que mais rende retorno na mídia) consigo para outra equipe.

    Pelo que lembro ele não tinha uma intenção real de trocar a Ferrari pela Ligier, foi um blefe. Mas funcionou…

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