quarta-feira,

Roger Penske, Porsche 917-30 at Rennsport Reunion

20 de fevereiro – Esta Porsche 917/30 de 1100 HP representa o topo de tecnologia em esporte protótipos dos anos setenta e levou Mark Donohue à conquista dominante do titulo no campeonato Can-Am de 1973 com a equipe de Roger Penske. O que parece Gil de Ferran na foto acima pilotando o Sunoco-Porsche, de fato é o patrão Roger Penske em pessoa dando uma voltinha com o famoso carrão Can-Am durante o evento Rennsport Reunion na pista de Lime Rock em 2001.

*

Roger Penske, 2007 20/2/1937, nasce Roger Penske em Shaker Heights nos EUA.

Campeão da SCCA em 1961 e eleito piloto do ano pela revista Sports Illustrated, Roger Penske estreou na Formula 1 com um Cooper-Climax de uma equipe particular no GP dos EUA em Watkins Glen no final daquele ano e participou do GP de casa uma segunda vez no ano seguinte, desta vez pilotando uma Lotus-Climax. Apesar de uma carreira de sucessos como piloto, estreando na NASCAR e vencendo o Riverside 250 em 1963, aos 27 anos Roger decidiu no inicio da temporada de 1964 que seria mais inteligente focar na sua crescente rede de concessionárias, hoje a 2ª maior dos EUA. Mas ele não teve a intenção de abandonar o esporte e criou a Penske Racing em 1966, dando inicio à longa cooperação com o engenheiro-piloto Mark Donohue e vencendo títulos em cada ano até a morte prematura do piloto em 1975. A Penske Racing também venceu várias vezes o campeonato na Indycar e as 500 Milhas de Indianápolis, além de participar no Mundial de F1 entre 1974 e 1977, conquistando uma vitória no GP da Áustria em 1977. Hoje a divisão de competição da Penske inclui uma equipe de Formula Indy, uma equipe de NASCAR e uma equipe mais recente que atua na ALMS com protótipos da Porsche. A Penske Corporation hoje atua bem além do ramo de concessionárias, expandiu para seguradora, distribuidora de pneus, uma franquia de locadora, promoção de eventos e administração de circuitos. Uma terceira divisão adentrou o ramo dos pesos pesados e, após a aquisição da Hertz Truck Leasing em 1982, inclui Detroit Diesel e Penske Truck Leasing. Roger Penske é também membro da diretoria da Philip Morris e da American Express.

*

Bobby Unser, 2004 20/2/1934, nasce Robert William Unser em Colorado Springs nos EUA.

Bobby Unser foi um dos melhores pilotos de todos os tempos na Formula Indy, foi duas vezes campeão na USAC/IndyCar (1968 e 1974) e venceu a Indy 500 três vezes. O irmão Al e o sobrinho Al Junior foram igualmente pilotos de muito sucesso, mas Bobby permanece o único da família a participar em um Grande Premio de Formula 1. Mesmo se aquele BRM P126 no GP dos EUA de 1968 em Watkins Glen foi uma péssima escolha para estrear na F1. Com este carro pouco competitivo teve que abusar dos limites para conseguir marcar tempos razoáveis e acabou batendo forte.

Advertisements

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s