Há 35 anos: Fittipaldi domina em casa

Emerson Fittipaldi, JPS-Lotus 72D, Interlagos 1973

Após um evento extra-campeonato em 1972, Interlagos estreou no calendário oficial do Mundial de Formula 1 como sede do primeiro Grande Premio do Brasil em 1973. E que festa acabou sendo com o campeão mundial Emerson Fittipaldi vencendo o GP de casa.


Marcado para o fim de semana logo após o GP da Argentina, as equipes chegaram à São Paulo diretamente de Buenos Aires com os mesmo 19 carros inscritos. Aliás, havia uma cara nova, pois Luis Pereira Bueno alugou um velho Surtees TS9 para a sua estréia em uma etapa do Mundial de Formula 1, já que o 7º lugar que tinha conquistado no ano anterior ao volante de um March aconteceu com o evento ainda sendo extra-campeonato.

Start 1973 Brazilian GP, Interlagos

Ronnie Peterson superou o colega de equipe e campeão mundial Emerson Fittipaldi na briga pela pole, impondo dois décimos de vantagem. A Lotus estava com grande vantagem, pois tinha testado extensamente na véspera, trabalhando em cima de um acerto ideal. E a vantagem inacreditável de 1.3 segundo sobre o terceiro colocado da classificação, o belga Jacky Ickx da Ferrari, demonstrava que a briga pela vitória seria entre as duas Lotus. Portanto, imagina-se a vibração da galera nas arquibancadas quando Emerson largou melhor que o sueco. Ainda mais com Carlos Pace, que largou da 3ª fila, alinhou atrás de Emerson, completando uma liderança brasileira dubla. Atrás dos brazucas vinha Jackie Stewart, que também largou bem da 8ª posição no grid.

Mas Pace não tinha equipamento para manter este 2º lugar por muito tempo e foi ultrapassado por Stewart na 2ª volta. Peterson também passou, em seguida Ickx e algumas voltas depois o show do „Moco“ terminou em abandono porque a suspensão traseira cedeu. O brasileiro pelo menos ainda chegou aos boxes, Peterson teve que voltar à pé depois da quebra de uma roda enquanto brigava com Stewart pela 2ª posição.

Denny Hulme, McLaren m19C, 1973

Na frente Emerson controlava a corrida, mesmo com Stewart se aproximando aos poucos, a liderança era tranqüila. Quem providenciava o entretenimento era o veterano Denny Hulme, que tinha largado um pouco cuidadoso demais e estava em plena prova de recuperação, passando pela BRM do 4º colocado, o francês Jean-Pierre Beltoise, e depois, ainda igualando a melhor volta marcada por Emerson, atacou e passou Ickx. O belga estava com os pneus deteriorados e ainda teve que parar para a troca. Beltoise também não teve sorte, abandonou com um problema na parte elétrica e Regazzoni também teve que trocar pneus. Assim o 4º lugar foi para Arturo Merzario da Ferrari, que pontuou pela primeira vez em seu 4º GP de Formula 1.

Grande Premio do Brasil de Formula 1, Interlagos

Pole position: Ronnie Peterson, Lotus 72D-Cosworth, 2m 30.500s.

Resultado final: Vencedor – Emerson Fittipaldi, Lotus 72D-Cosworth, 40 voltas x 7.960 km (4.946 milhas) = 318,400 km (197.840 milhas) distancia total em 1h 43m 55.600s.

2) Jackie Stewart, Tyrrell-Cosworth 005-Cosworth + 13.500s
3) Denny Hulme, McLaren M19C-Cosworth + 1m 46.400s
4) Arturo Merzario, Ferrari 312B2 + 1 lap
5) Jacky Ickx, Ferrari 312B2 + 1 lap
6) Clay Regazzoni, BRM P160D + 1 lap

Melhor volta:
Emerson Fittipaldi, Lotus 72D-Cosworth, 2m 35.000s na 14ª volta = 184,877 km/h (114.877 mph) de media.
Denny Hulme, McLaren M19C-Cosworth, 2m 35.000s na 20ª volta = 184,877 km/h (114.877 mph) e media.

Destaques:

– O Brasil estréia com uma etapa oficial no calendário do Mundial de Formula 1.

Destaques entre os pilotos:

– 1ª pole position de Ronnie Peterson em GP de F1.

– Arturo Merzario marca seus primeiros pontos no Mundial de F1.

– Único GP de Formula 1 de Luis Pereira Bueno.

Advertisements

Ein Gedanke zu “Há 35 anos: Fittipaldi domina em casa

  1. Pena não existir essas corridas mais antigas em VT para essa geração atual ver o que foi F1 de verdade, com ou sem brasileiros vencendo.

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s