domingo,

Ronnie Peterson, JPS-Lotus 72D, Interlagos 1973

10 de fevereiro – 35 anos atrás Ronnie Peterson conquistou a primeira pole position da sua carreira na Formula 1 em Interlagos, em 1973 palco do 1º Grande Prêmio do Brasil como etapa do Mundial. O piloto sueco já estava em sua quarta temporada na categoria máxima do automobilismo, mas pela primeira vez tinha com a Lotus 72D equipamento em mãos para aplicar o seu talento com sucesso. Foi a primeira de 14 pole positions no total da sua carreira.

*

Who is who 10/2/1903, nasce Franco Cortese em Oggebbio Novara na Itália.

Recordista em participações na famosa Mille Miglia com 14 participações e uma vitória entre 1927 e 1956, Cortese vencia Grande Prêmios com certa facilidade que impressionava. Só em 1947 venceu os GPs da Cidade de Roma, do Circuito di Vercelli, do Circuito di Vigevano e do Circuito di Varese em 1950 ainda o GP de Napoli e em 1956 foi campeão da Formula 2 italiana pilotando uma Ferrari 500.

Nasceu: 10 de fevereiro de 1903 em Oggebbio Novara na Itália.
Faleceu: 13 de novembro de 1986 na Itália aos 83 anos.

*

Who is who 10/2/1923, nasce Theo Fitzau em Köthen na Alemanha Oriental.

Empresário na Alemanha Oriental, Theo Fitzau competia com a equipe oficial Veritas nos campeonatos nacionais, em inclusive na estréia do Campeonato de Formula 2 da Republica Democrática da Alemanha em 1951. Mas ele aproveitou a chance de poder competir com um carro BMW F2 da equipe AFM no GP da Alemanha de 1953 no Nürburgring, a única vez que aparece nas estatísticas F1, para pedir asilo político e permaneceu na Alemanha Ocidental.

Nasceu: 10 de fevereiro de 1923 em Köthen, Republica Democrática da Alemanha.
Faleceu: 18 de março de 1982 em Gross Gerau, Republica Federativa da Alemanha aos 59 anos.

*

Who is who 10/2/1919, nasce Edward Johnson em Richmond nos EUA.

Eddie Johnson competia nos campeonatos da AAA e do USAC, mas também aparece nas estatísticas da Formula 1 por marcar um ponto ao chegar em 6º lugar na ultima edição da Indy 500 valendo para o Mundial de F1. Ele morreu em um acidente de avião perto de Cleveland no Estado de Ohio.

Nasceu: 10 de fevereiro de 1919 em Richmond nos EUA.
Faleceu: 30 de junho de 1974 em Cleveland nos EUA aos 55 anos.

*

Andy Linden 10/2/1987, morre Andrew Linden.

Andy Linden participou na Indy 500 entre 1951 e 1957 e quando seu carro não quebrava ou não se envolvia em um acidente na 3ª volta da corrida de 1953, ele terminava entre os primeiros seis, marcando assim pontos para o Mundial de Formula 1 em varias ocasiões. Seu melhor resultado foi um 4º lugar logo em sua estréia em 1951.

Nasceu: 5 de abril de 1922 em Brownsville nos EUA.
Faleceu: 10 de fevereiro de 1987 em Torrance nos EUA aos 64 anos.

Advertisements

2 Gedanken zu “domingo,

  1. Que foto essa do Peterson! Como eu gostaria de saber onde o Mario consegue essas maravilhas….

    Peterson adorava interlagos, só ele mesmo para fazer uma pole com o mesmo carro do Emerson no Brasil,

    Lembro de estar no treino e ouvir um barulho ensurdecedor de pneus. Aí olho para „curva 2“ e é o Ronnie Peterson rodando (na verdade ele só ficou perperpendicular a pista) e com as rodas em contra esterço. Aquela curva dois tinha uma inclinação muito exagerada fora da trajetória, parecia quase essa extensão pós zebra que se usam hoje, e o carro nem chegou perto da pista. Aquele autodromo de interlagos por incrivel que pareça era seguro. Hoje não existe mais curva inclinada (peraltada) na F1 mas não foram eleiminadas. Não lembro de ninguém morrer naquela curva 1 e 2 de interlagos, porque os carros passavam lá em baixo onde a pista é praticamente plana. Famoso ficava quem conseguia fazer a curva 1 e 2 com pé em baixo (Jarier e Pace salvo engano).

    Lembro de um piloto da Stock que fazia flat, e aí eu perguntei „Como é que é?“ resposta „depois que você perde a vergonha fica fácil“

  2. Ops1… e „o carro nem chegou perto de sair da pista“

    OPs 2 as curvas inclinadas (tipo foram eliminadas). As curvas 1 e 2 tinham inclinação mas essa inclinação servia para reter o carro como nas areas de escape. A curva era feita lá embaixo onde a pista era quase plana

    desculpa ae.

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s