Domingo,

graham_hill_brm_goodwood.jpg

3 de fevereiro – Em 1946 o australiano Tony Gaze, um piloto do esquadrão das forças armadas sediadas no aeroporto militar de Westhampnett durante a 2ª Guerra Mundial, sugeriu na época ao Duque de Richmond e Gordon – hoje mais conhecido no mundo automobilístico como Freddy March – que as estradas de circulação em volta do aeroporto dariam um ótimo circuito para corridas. March deu algumas voltas e ficou entusiasmado com a idéia. Como a terra era de sua propriedade, Westhampnett virou o circuito de Goodwood após a guerra, por bom tempo um dos melhores circuitos de Inglaterra e até hoje palco de excelentes eventos clássicos. E como hoje é o 88º aniversário do Tony Gaze, está aí a homenagem ao homem por trás da idéia do circuito de Goodwood.

*

Tony Gaze, 1952 3/2/1920, nasce Frederick Anthony Owen Gaze em Melbourne na Austrália.

Piloto de caça condecorado na 2ª Guerra Mundial, estava ao manche de um dos famosos caças Spitfire quando foi abatido sobre a França em 1943. Mas conseguiu escapar dos inimigos e retornar para a Inglaterra. Em Junho de 1944 tornou-se o primeiro piloto das forças aliadas a aterrissar em solo europeu novamente. Após a guerra começou a participar de corridas na sua terra natal, a Austrália. Com o desejo de participar de eventos internacionais retornou à Inglaterra e comprou um HWM-Alta para participar dos GPs da Bélgica, da Inglaterra e da Alemanha, só em Monza não conseguiu classificar-se. Mas seria ao volante de esportivos que ele conquistaria algum sucesso, tanto na Europa como depois na Austrália, para onde acabou se aposentado e cuidando de sua fazenda.

*

Richard Utley, 2007 3/2/1935, nasce Richard Utley em Lytham na Inglaterra.

O nome Utley aparece nas estatísticas como participante de um GP na Alemanha, mas de fato era um destes inscritos, que aumentavam com seus carros de F2 o tamanho do grid no Nürburgring devido ao comprimento do circuito. A sua atuação na Nordschleife se resume a aquela atuação ao volante de um Tojeiro-Climax, foi o mais perto que chegou à F1. Ele depois cismou de construir um carro para a categoria Formula Junior e o batizou de Caravelle. Hoje Richard ainda pilota a sua construção em eventos clássicos, meros 45 anos depois da construção do veículo.

*

Chico Serra, 2007 3/2/1957, nasce Francisco Adolpho Serra em São Paulo, Brasil.

O maior rival de Nelson Piquet na F3 inglesa e um dos pilotos de ponta no europeu de F2, Chico Serra foi contratado por Emerson Fittipaldi como sucessor dentro da equipe Fittipaldi Automotive depois do bicampeão mundial anunciar a sua aposentadoria da F1 como piloto no final de 1980. O seu melhor resultado acabou sendo a conquista de um ponto com o 6º lugar no GP da Bélgica de 1982, ainda pilotando o já antiquado Fittipaldi F8D. O novo modelo F9 só apareceu na segunda parte da temporada e foi um desastre. Sem resultados expressivos a equipe não conseguia patrocinadores e a situação foi de ruim para pior, sendo que a equipe foi forçada a fechar as portas no final do ano. Chico ainda tentou salva a carreira, juntando patrocínio alugou uma vaga na Arrows para 1983, mas logo surgiu Boutsen com mais fundos e assim ficou sem opção para continuar na Europa. Retornando ao Brasil sempre brigava por vitórias, mas a sua melhor fase foi o surgimento da StockCar com seus chassis, motores e pneus unitários. Nesta igualdade de condições Chico Serra conquistou de 1999 a 2001 três títulos consecutivos e continua sendo um piloto sempre capaz de surpreender. Seu maior orgulho hoje é o sucesso do filho Daniel, que agora compete na categoria e virou adversário na pista.

*

Johnny Claes, 1947 3/2/1956, morre Octave John Claes.

Um musico de jazz talentoso, a banda Johnny Claes and the Clay Pigeons era “da hora” nos anos 40, o belga nato na Inglaterra pegou o vírus do automobilismo quando quebrava o galho de pilotos e equipes da Inglaterra que participavam no GP da França de 1947, atuando como tradutor. Já que vinha de família rica, decidiu tentar a carreira de piloto a comprou um Talbot Lago. Dois 7º lugares, um em 1950 no GP de Mônaco e o outro em 1951 no GP da Bélgica permaneceriam seus melhores resultados durante os anos de competição. Ele morreu jovem aos 39 anos em conseqüência à Tuberculose.

Nasceu: 11 de agosto de 1916 em Londres na Inglaterra.
Faleceu: 3 de fevereiro de 1956 em Bruxelas na Bélgica aos 39 anos.

*

Paul Emery 3/2/1993, morre Paul Emery.

Um desenhista inovador e engenheiro visionário, Paul colocava as suas idéias em prática décadas à frente das soluções dos concorrentes. Mas a falta de recursos também significava que raramente tinha condições de desenvolver os seus projetos de forma sustentável e que funcionassem com confiabilidade. Ele mesmo chegou a participar do GP da Inglaterra em 1956.

Nasceu: 12 de novembro de 1916 em Londres na Inglaterra.
Faleceu: 3 de fevereiro 1993 em Epsom na Inglaterra aos 76 anos.

Advertisements

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s