6ª-feira,

Xavier Perrot, March 702, Nürburgring GP 1970

1º de fevereiro – Hoje é o aniversário do piloto suíço Xavier Perrot e acabei de lembrar de uma pequena história de quando o Jackie Stewart e o Jochen Rindt organizaram um boicote à Nordschleife, considerando-a perigosa demais para os carros de Formula 1 e levaram o GP da Alemanha de 1970 para Hockenheim. O organizador da corrida do Nürburgring os chamou de maricas, botou a corrida no calendário para o dia 2 de agosto de 1970 como prova para carros da Formula 2 e chamou o evento de „o Grand Prix pra homem que é homem”. Perrot venceu aquela corrida com este March 702 amarelo, aliás, o primeiro carro que o atual Presidente da FIA, Max Mosley, conseguiu vender a partir da sua então nova manufatura de carros de corrida em Bicester.

*

Xavier Perrot, 2007 1/2/1932, nasce Xavier Roger Perrot em Zurique na Suíça.

Especialista em subida de montanha, Xavier Perrot estreou no Mundial de Formula 1 no GP da Alemanha de 1969 pilotando a mesma Brabham BT23C que costumava alinhar nos grid do Europeu de F2. Isto porque era o único GP onde essa mistura era aceita. A única chance de pilotar um verdadeiro F1 surgiu em uma prova extra-campeonato em 1971 ao volante de um March 701 no Motodrom de Hockenheim. Recebendo a bandeirada quatro voltas atrás do líder deixou claro que seria melhor concentrar se na sua atuação nas subidas de montanha, logo o recompensado por esta decisão com o título de Campeão Europeu de 1972.

*

Dick Rathman, 1956 1/2/2000, morre Richard Rathmann.

Irmão do vencedor da Indy 500 de 1960, Jim Rathman, Richard uma vez ajudou seu irmão mais novo em 1946 a participar de uma corrida, apesar de ainda ser menor de idade, lhe cedendo a sua licença que estava com o nome “Jim”. Ele mesmo pediu emissão de outra sob o nome “Dick” e, por incrível que pareça, a coisa funcionou bem demais e os dois tiveram que continuar com estes nomes. Depois de duas temporadas na ChampCars em 1949 e 1950 Dick recebeu convite para correr pela Hudson na NASCAR. Entre outras conquistas, na etapa de Oakland de 1954 foi o primeiro piloto da historia da NASCAR a conseguir vencer uma corrida largando da ultima posição. Dick também aparece nas estatísticas da Formula 1 com uma pole position, mas obviamente isto se refere à Indy 500 de 1958, na época etapa do Mundial. Entrou na história da Indy naquela corrida por ser o primeiro piloto largando da pole sem completar a primeira volta, pois foi envolvido em uma colisão em massa ainda na primeira volta que inclusive tirou a vida de Pat O’Connor.

Nasceu: 6 de janeiro de 1926 em Los Angeles nos EUA.
Faleceu: 1º de fevereiro de 2000 em Melbourne na Austrália aos 74 anos.

Advertisements

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s