Há 30 anos: Reutemann inicia a Michelin

Carlos Reutemann, Ferrari 312T2, 1978

Pela primeira vez o Grande Prêmio do Brasil de Formula 1 aconteceu no circuito de Jacarepaguá na periferia do Rio de Janeiro e o esperado calor beneficiou dois pilotos sul-americanos com Carlos Reutemann vencendo a prova e Emerson Fittipaldi levando a galera ao delírio cruzando a linha de chegada em 2º lugar e assim conquistando um pódio histórico para a equipe brasileira Copersucar-Fittipaldi.


Confusão só na largada com Peterson largando mal da pole e Reutemann passando por ele, Andretti e Hunt para assumir a liderança ainda na primeira volta. Hunt não consegue se manter em 2º lugar por muito tempo, pois largou com pneus macios que estão se degradando rapidamente. Andretti assume a posição do inglês, mas 57ª volta o líder do campeonato se vê de repente com somente a 4ª marcha do seu cambio sobrando. Seu colega de equipe já estava fora da prova, conseqüência de uma pancada que levou de Villeneuve na 15ª volta. As o próprio também foi parar fora da pista vinte voltas mais tarde. E nem precisou ajuda de ninguém.

Riccardo Patrese, Arrows FA1, Rio 1978

Além da estréia do circuito de Jacarepaguá no calendário, após o GP ter sido organizado os últimos cinco anos pela cidade de São Paulo em Interlagos, havia novidade na pista. A equipe Arrows, fundada pelo financista italiano Franco Ambrosio (A), Alan Rees (R), Jackie Oliver (O), Dave Wass (W) e Tony Southgate (S) compareceu pela primeira vez com seu novo Arrows FA1, construído e fabricado em somente 53 dias. Boa parte dos funcionários trocou de lado da rival Shadow em direção à Arrows, onde Jackie Oliver está no comando. O italiano Riccardo Patrese estréia o único chassi no Brasil, mas toma quatro voltas dos lideres.

Na ponta Reutemann tem tudo sob controle, faz uma corrida perfeita e finalmente leva pela segunda vez a bandeirada pela Ferrari em sua segunda temporada com a Scuderia. A conquista do argentino tem um significado adicional, que chegava a surpreender: É a primeira vitória do fabricante francês de pneus Michelin em um GP de Formula 1. Mas o publico se interessava muito mais pelo carro amarelo vindo e certa distancia atrás da Ferrari, mas com boa vantagem ao Niki Lauda e sua Brabham. O ídolo nacional Emerson Fittipaldi leva para o delírio da galera seu Copersucar-Fittipaldi à bandeirada dando mais uma vez destaque ao Brasil na história do automobilismo internacional.

Emerson Fittipaldi, Copersucar F5A, Rio 1978

Grande Premio do Brasil de Formula 1, Rio de Janeiro.

Pole position: Ronnie Peterson, Lotus 78-Cosworth, 1m 40.450s, 180.305 km/h de média.

Resultado final: Vencedor – Carlos Reutemann, Ferrari 312T2, 63 voltas x 5,031 km (3.126 milhas) = 316.953 km (196.938 milhas) distancia total em 1h49m59.860s.

2) Emerson Fittipaldi, Fittipaldi F5A + 49.130s
3) Niki Lauda, Brabham BT45C + 57.020s
4) Mario Andretti, Lotus 78 + 1’33.120s
5) Clay Regazzoni, Shadow DN8 + 1 lap
6) Didier Pironi Tyrrell 008 + 1 lap

Melhor volta: Carlos Reutemann, Ferrari 312T2, 1m 43.070s na 35ª volta = 175.721 km/h (109.188 mph) de média.

Destaques entre os pilotos:

– Emerson Fittipaldi é o primeiro campeão mundial de subir ao pódio na sua terra natal em uma etapa do Mundial de Formula 1, conquistando o resultado com um carro construído e inscrito peal sua própria equipe.

Destaques entre as equipes, os construtores e fornecedores:

– 1ª vitória do fabricante de pneus Michelin e um GP de F1;

– Estréia da equipes Arrows Grand Prix.

Advertisements

2 Gedanken zu “Há 30 anos: Reutemann inicia a Michelin

  1. Parabens pelas histórias neste blog, na verdade essa seria a segunda vitória de Lole pela Ferrari ( a primeira foi em Interlagos 77).

  2. Parabéns a você, Cilas. Bem observado e já corrigido. (Aiai, nenhum fora escapa dessa galera… :s)

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s