Domingo,

auto-union-stromlinienwagen.jpg

27th de janeiro – Há 70 anos as equipes oficiais da Mercedes-Benz e da Auto Union disputavam o estabelecimento de um novo recorde mundial de velocidade máxima. Infelizmente com um final trágico. Rudolf Caracciola, o piloto da Mercedes, foi o primeiro a percorrer o trajeto entre as cidades alemãs de Frankfurt e Darmstadt, estabelecendo com 432 km/h de “ponta” um novo recorde. Bernd Rosemeyer, um dos astros dos anos 30 e o maior rival de Caracciola no cenário dos Grande Prêmios, foi o próximo. Em sua 3ª tentativa o Auto Union de carenagem aerodinâmica sai do seu traçado, provavelmente devido a uma ventania e, capotando em alta velocidade, Rosemeyer é arremessado do carro e morre no impacto com o solo.

*

George Follmer, 2007 27/1/1934, nasce George Follmer em Phoenix nos EUA.

Piloto competente em uma variedade de categorias norte-americanas, ganho destaque ao ser chamado por Roger Penske para substituir Mark Donohue, que tinha sofrido um grave acidente na pré-temporada, ao volante da sua Porsche 917/10 e conquistando o campeonato Can-Am de 1972. Estreou na Formula 1 no GP da África do Sul e com um 6º lugar logo conquistou um ponto para a equipe UOP Shadow. O 3º lugar na etapa em Barcelona seria o seu melhor resultado na categoria e após algumas temporadas difíceis resolveu voltar para os EUA competindo na Can-Am, IMSA e NASCAR.

*

Rudolf Caracciola 27/1/1938, morre Bernd Rosemeyer.

Bernd Rosemeyer era um dos melhores pilotos da historia do automobilismo alemão. Ele ganhou fama imediata ao quase derrotar o grande astro Rudolf Caracciola em somente a sua segunda participação em um GP no perigoso Nürburgring em 1935 e pouco depois conquistando a sua primeira vitória no circuito Brno Masaryk, onde se disputava o GP da Tchecoslováquia. Outras vitórias seguiram durante as temporadas de 1936 e 1937, inclusive o prestigioso Vanderbilt Cup no EUA. Rosemeyer morreu na tentativa de estabelecer um recorde de velocidade quando o bólido da Auto Union, aos 440 km/h na Autobahn entre Frankfurt e Darmstadt, quando seu Auto Union foi pego por uma ventania e se espatifou.

Nasceu: 14 de outubro de 1909 em Lingen na Alemanha.
Faleceu: 27 de janeiro de 1938 perto de Langen-Mörfelden na Alemanha aos 29 anos.

Advertisements

2 Gedanken zu “Domingo,

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s