Ferrari inicia 2008 „enrolada“

Ferrari F2008 launch version Se o resto da temporada da Ferrari for tão “enrolada” como foi o lançamento do novo carro dos italianos para a temporada de 2008, Räikkönen e Massa vão ter dor de cabeça pela frente…

Tornou-se habitual entre as equipes de Formula 1 de lançar seus novos carros pela internet. De fato, muitos jornalistas não gostam de viajar a tais eventos fabricados, só para ver um carro que até o primeiro GP não terá nenhuma semelhança com aquilo apresentado ali. Fora as cores, é claro. Na minha carreira só visitei três apresentações, da Honda, da Toyota e da BMW.Williams. Não era nenhuma surpresa que só 80 jornalistas apareceram em Maranello para a apresentação da Ferrari F2008.

Para todos que esperavam presenciar o lançamento em casa (ou na redação em pleno domingo…) pela net, tiveram que aguardar o noticiário na TV. Isto apesar da Ferrari ter criado um site da F2008 para o lançamento, prometendo imagens ao vivo do evento. Mas, de fato não havia sequer informação conclusiva e nenhum dos vários sites da Ferrari confirmando a data de lançamento, muito menos oferecendo pelo menos uma indicação sobre o horário do grande momento.

Ferrari F2008 launch version

Pasmem: Hoje, enquanto o Kimi está ocupado com o primeiro roll-out do carro lá em Fiorano, nós cá no outro canto do mundo continuamos sem muita informação ou material para avaliar o novo carro. Só se sabe que o F2008 seria supostamente mais pesado que o modelo anterior (hã? Porque?) e que o entre-eixos agora tem menos semelhança com um ônibus, o que parece ser uma boa idéia pra tomar menos chumbo das McLaren. Mas já fomos informados que o carro terá outra aparência em Melbourne, já que a carenagem, o conjunto aerodinâmico, mudará ainda. Lembrando o que nos contaram 12 meses atrás, quando chocaram o mundo, anunciando que o carro tinha mais peso na traseira. Uma declaração que provou ser tudo, menos a mais verdadeira verdade. Creio que será melhor simplesmente aguardar o que acontece durante os testes nos próximos meses.

Bem, em outras palavras, é impossível avaliar as chances da Ferrari de defender seus títulos com este carro. Ainda porque não sabemos se os italianos melhoraram o que era de pior no F2007: A falta de confiabilidade. O que muitas vezes é um problema cultural, a falta de atenção aos detalhes. Algo que se demonstrou no modo errático da própria apresentação. A Scuderia Ferrari está de volta nas mãos dos italianos. Se isto é uma boa notícia? Veremos…

Advertisements

6 Gedanken zu “Ferrari inicia 2008 „enrolada“

  1. Há aí algum teor de antipatia pela Ferrari e pelos italianos nesse texto. Por acaso são os italianos que têm a equipe mais eficiente (vide os números) da história da F1. Ainda fala em tomar chumbo da McLaren, aquela equipe inglesa isenta e honesta, cuja credibilidade é túdo menos inquestionável depois de uma mentira atrás da outra? A minha simpatia pela McLaren, desde a época do Senna perdeu-se pelo caminho em 2007.

    Eu andei lendo por aí que o F2008 está mais pesado por causa das novas exigências de segurança do chassis e durabilidade da caixa de câmbio. Faz sentido, e se for, vai ser para todos.

  2. Mário,

    Pois é. Aquela equipe de 1997 para cá era uma impostora, na verdade era uma escuderia alglo-germanico-franco-italiana. Vamos ver se eles sabem criar, gerenciar e desenvolver um time e um carro sem o dedinho da inglesada, dos alemães ou franceses por lá.

    Abs.

  3. Eu sou contra bairrismos. Pra mim nao importa a Ferrari ser comandada por italianos, franceses, dinamarqueses, baianos. O que importa é a Scuderia vencer.
    Felizmente, para eles, eles ainda tem o melhor staff técnico da F1. Porque ja deu pra perceber ano passado, que eles perderam muito nos detalhes com a saída de Brawn e Schumacher. Agora sem Todt, a tendencia é cair ainda mais. Tirem a Ferrari da mão dos italianos!! Ou de quem for incompetente!

    E pra mim a McLaren virou a grande antagonista da F1. Todo carinho que eu nutria por ela (especialmente a partir de 1997, quando comecei a acompanhar a F1 de verdade) foi-se ano passado com o escandalo da espionagem(nem tanto pela espionagem mas mais pela cara-de-pau do Ron Dennis de dizer que nao sabia de nada) e com a palhaçada que fizeram com Fernando Alonso. Ele é o numero um da F1 atual. Embora eu goste mais de Raikkonen, sei que é Alonso quem está um passo à frente dos outros pilotos. Felizmente, de volta á Renault, ele chutará umas bundas prateadas.

  4. Lucas, concordo plenamente com tudo o que vc disse sobre a McLaren. Fiquei muito triste com o que aconteceu, era uma equipe pela qual eu tinha carinho e de repente, Ron Dennis e suas atitudes vergonhosas me decepcionaram bastante.
    Espero fervorosamente pelo momento em que Alonso acabe com esta equipe, já que Räikkönen (de quem sou fã) já fez a parte dele em 2007.
    Que venha a temporara 2008!!!!

  5. Senti um ranço de preconceito nesse seu texto …
    Mas enfim..os italianos são tao ruins , tem pelo menos 10 anos consecutivos que a ferrari vem disputando pelas primeira posiçoes do grid.Sem duvida é a maior e melhor esquipe da formula 1.

  6. Puxa, Mário, quanto preconceito! Os alemães da Mercedes, com todo o perfeccionismo e precisão, estão desde 1999 sem vencer o título de pilotos. Lembrando ainda que o Kimi perdeu em 2005 pro Alonso justamente pela falta de confiabilidade do motor Mercedes…

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s