Combatendo a amargura

McLaren MP4-23 Em uma cerimônia de apresentação bem menos extravagante que a festa nas ruas de Valencia na Espanha no ano passado, a McLaren apresentou hoje o modelo de 2008 em Stutttgart na Alemanha.

Um pouco surpreendente: O MP4-23 vem com um entre-eixos mais comprido que o antecessor, o que permite um bico mais estreito. O que chama a atenção é a complexidade da carenagem e como é estreita a parte inferior da mesma. Duvido muito que veremos esta configuração no calor escaldante da Malásia, por exemplo. E já advertindo, Ron Dennis logo anunciou que o MP4-23 „mudará radicalmente de aparência até o primeiro Grande Prêmio.” Outro detalhe interessante é o cambio inteiramente novo, feito de fibra de carbono, algo também anunciado pela Ferrari, seguindo a evolução desde a primeira versão que estreou no GP da Itália em Monza em 2007.

McLaren MP4-23 launch

Houve muito discurso de deixar o recente passado pra trás e tentar superar o gosto amargo que 2007 deixou pra trás, a McLaren se mostra confiante que o novo carro será mais veloz que o antecessor logo de inicio. Pelo menos é o que as simulações nos computadores sugerem. Pessoalmente fiquei surpreendido pelo entre-eixos maior, que provou ser de desvantagem à Ferrari em 2007 na maioria das pistas. Lembram como os vermelhinhos estavam em apuros em Mônaco, Montreal, Budapest e Monza contra as McLaren “curtinhas”? De outro lado, um carro mais comprido é mais fácil de controlar. E tempos de ausência de controle de tração de repente seria uma vantagem. De qualquer foram este evento comprovou mais uma vez, que tais acontecimentos não passam de u exercício de marketing para os patrocinadores. Teremos que esperar até meados de março para podermos avaliar quem REALMENTE fez o dever de casa bem feito.

9 Gedanken zu “Combatendo a amargura

  1. Mário,

    Uma questão sobre o lançamento. Acho, sim, que tem como objetivo principal a visibilidade concentrada num momento e num local, mas acho que há algo mais por trás disso tudo. O lançamento foi no museu da Mercedes, em Stuttgart, um local impregnado da vencedora história da fábrica alemã e ainda com a presença do CEO principal da Mercedes e do Bernie.

    Há um grande vontade de dar apoio moral à Mclaren e a Ron Dennis com um evento desses, com presenças ilustres como essas, além de que reforça o apoio da própria Mercedes a sua parceira.

    Acho que além do exercício de marketing num evento desses, esse particularmente lançamento, nesse local, está cheio de simbologias não muito aparentes.

    Abração!

  2. Pra mim a McLaren era a equipe de Senna patrocinada pela Marlboro e de Hakkinen e Raikkonen pela West, principalmente.
    Esse cromado brega, a demissão de Montoya e a proteçao para Lewis Hamilton me deram uma antipatia enorme. Pra mim hoje eles sao outra McLaren. Que eu quero ver perdendo bonito o titulo 2008.

  3. Bem, como todos estão ponderando, só saberemos mesmo como está cada equipe no GP da Austrália. No meu achismo, tenho lá dúvidas de que a BMW lute por vitórias contra Ferrari e Mclaren. Pelo menos no início. E ainda acredito que a McLaren comece melhor o campeonato (o Todt afirmou isso devido ao conhecimento da rival com o sistema eletrônico padrão).

  4. Becken, nao dou a mínima para o que voce pensa, sinceramente.

    E eu ainda quero ver a McLaren que tem o filhote Lewis(que escolhe até o numero do carro, vejam só!) apanhando muito esse ano. Da Ferrari, da Renault, da BMW e de lambuja da Williams.

  5. O Guardian já tá usando a festa de lançamento pra dizer que a Mercedes vai assumir o controle da equipe e coisa e tal. Não se sabe se é verdade ou boato, eu sinceramente desconfio, apesar de que eles realmente devem ter esse interesse. Não sei, pra mim por enquanto é boato, mas se for verdade será o fim do penúltimo garagista.

  6. pois é, será que compram mesmo? De qualquer forma, não acredito em grandes montadoras ficando muitos anos na f-1(ok, a mercedes tá há um bom tempo, mas com certeza ela tem um planejamento do que ela quer lá, quando atingir, ela sai). Vai tudo de acordo com o marketing da empresa. Quando elas acharem que já deu o que tinha que dar, sairão. Com ou sem título.
    Se o software que substitui o túnel de vento realmente der certo, os custos vão cair muito e poderemos ver, quem sabe, o retorno de garagistas. Bem, nem tão garagistas assim, mas de pessoas não tão ligadas às montadoras. Não sei, acho que a ressaca das montadoras ainda virá.

  7. Eu acredito que a Mercedes nunca mais saia da F1. Ela é uma empresa que fabrica carros de luxo e também carros esportivos, como as versões AMG e os carros do DTM, sem falar no McLaren Mercedes SLR que não é muito mais do que um AMG-Mercedes „tunado“ pela McLaren. Penso que a montadora alemã tem todo o interesse em permanecer na F1 e sobrepor-se à Ferrari. Por uma questão de imagem, prestígio e naturalmente marketing ($$).

    Eu acho é lamentável todas estas restrições que a FIA vem impondo. Estão mutilando a essência do esporte que é a competição de alto nível, a inovação, a surpresa. Cada vez mais o leque de atuação das equipes e pilotos vem sendo suprimido. Seria muito melhor o que o Ross Brawn sugeriu, que é estabelecer um limite de dinheiro que as equipes podem gastar. Depois cabe a cada uma delas decidir onde investir mais, se nos engenheiros, pilotos, CFD, túnel de vento, motor, etc… A pior de todas as restrições até agora, na minha opinião, foi o congelamento dos motores por absurdos 10 anos. A única coisa boa foi o fim do controle de tração, que favorece mais os pilotos, aí eu concordo. Também gostaria de ver os slicks de volta.

Kommentar verfassen

