Agenda Grand Prix Insider, 52ª semana

??????????????????

Imagem da semana: Esta foto foi tirada no final da temporada de 1993, trata-se obviamente de uma Williams FW15C Renault V10. Mas quem será que foi convidado por Sir Frank Williams e Patrick Head a dar uma voltinha nesta jóia, que naquele ano conquistou tanto o Mundial de Pilotos como o Mundial de Construtores? Alguém sabe?

P.S. OK, vou dar um dica: O dito cujo consta na lista a seguir…

Warwick Brown 24/12/1949, nasce Warwick Brown em Sydney, Austrália.

Warwick Brown era campeão da Tasman Series quando se mudou para os EUA e tentar a sorte F5000 e na Can-Am em 1975. Substituiu Chris Amon, que tinha se ferido no GP do Canadá, pilotando a Wolf Williams-Cosworth FW05 do amigo no GP dos EUA de 1976, terminando a prova em 14º lugar. Sua melhor temporada nos EUA foi em 1978, quando se tornou vice-campeão da F5000 atrás do conterrâneo Alan Jones. Brown se retirou das pistas no final da temporada seguinte para cuidar dos negócios da família.

*

John Cooper 24/12/2000, morre John Cooper.

John Cooper era fundador conjunto com o pai, Charles Cooper, da Cooper Car Company. Inovou posicionando o motor atrás do piloto, uma concepção que revolucionou o automobilismo internacional. Seus carros de Formula 1 foram pilotados por grandes nomes como Jack Brabham, Stirling Moss, Maurice Trintignant e Bruce McLaren. Em nove anos de atuação a pequena equipe conquistou 16 GPs, com Jack Brabham vencendo os Mundiais de 1959 e 1960.

Para um público maior John Cooper será sempre lembrado pelos pequenos e ágeis Mini Cooper, um evolução esportiva do BMC Mini, o carrinho popular de grande sucesso nos anos 60. Foi condecorado pela Rainha da Inglaterra pelos seus méritos em prol do automobilismo britânico e continuou chefiando até o seu falecimento em 2000 aos 77 anos. Tinha sobrevivido todos os seus colegas, chefes de equipe dos anos de fundação da Formula 1.

Nasceu: 17 de julho de 1923 em Kingston na Inglaterra.
Faleceu: 24 dezembro de 2000 aos 77 anos.

*

Howden Ganley, 2005 24/12/1941, nasce James Howden Ganley em Hamilton na Nova Zelândia.

Ganley estreou na Formula 1 com uma BRM em 1971, terminando do GP da Itália em Monza em 5º lugar e um 4º lugar no GP dos EUA em Watkins Glen. Em 1972 repetiu este seu melhor resultado no GP da Alemanha no Nürburgring. Em 1973 atuou na F1 com a equipe de Frank Williams, chegou até a liderar o GP do Canadá, e no Mundial de Marcas, pilotando um Gulf-Mirage da equipe de John Wyer. Sem grandes opções para a temporada seguinte começou a temporada pilotando um March, mas depois de dois GPs perdeu a vaga. Aceitou então o convite da estreante japonesa Maki, mas uma falha de suspensão nos treinos do GP da Alemanha acabou em um acidente e ferimentos graves nos seus pés. Foi o fim da carreira de piloto para Ganley.

Juntou-se depois com o também ex-piloto Tim Schenken para fundar a TiGa Cars, um pequeno fabricante de carros de corrida de várias categorias até a F2, mas acabou vendendo as suas ações em 1987 e encerrando também as suas atividades comerciais no automobilismo. O neozelandês vive hoje nos EUA, recentemente perdeu a esposa Judy, como o marido ex-piloto.

*

Giancarlo Baghetti 25/12/1934 nasce Giancarlo Baghetti em Milão na Itália.

O único piloto a vencer um GP de F1 na estréia. Para mais detalhes sobre a carreira de Giancarlo Baghetti, por favor clique aqui.

Nasceu: 25 de dezembro de 1934 em Milão na Itália.
Faleceu: 27 de novembro de 1995 em Milão na Itália.

*

wilsinho-fittipaldi-2006.jpg 25/12/1943, nasce Wilson Fittipaldi Junior em São Paulo, Brasil.

Ambos os pais de Wilsinho competiam nas pistas, assim não chegou a ser uma que o primogênito do casal conquistou as pistas também. Um dos pilotos de ponta no Brasil no início dos anos 60, a sua primeira tentativa na Europa não teve sucesso. Somente após o sucesso do irmão mais novo, Emerson Fittipaldi, Wilsinho conseguiu arrecadar o patrocínio para chegar ao topo. Entrou na história estreando em 1975 com o seu destemido projeto de uma equipe inteiramente brasileira se inscrever no Mundial de F1 de Construtores e entrou no seleto clube de meia dúzia a pilotar seu próprio F1. No total participou de 38 GPs entre 1972 e 1975, conquistando três pontos. Depois de encerrar as atividades da Fittipaldi Automotive dedicou-se aos seus negócios no Brasil e monitorar a carreira do filho Christian.

*

Asdrébal Bayardo 26/12/1922 nasce Azdrébal Esteban Fontes Bayardo em Pan de Azucar no Uruguai.

Azdrébal Bayardo tentou a sorte na Europa, mas falhou na única tentativa de se classificar para o grid do GP da França de F1 de 1959 pilotando pela Scuderia Centro Sud.

Nasceu: 26 de dezembro de 1922 em Pan de Azucar no Uruguai.
Faleceu: 9 de julho de 2006 em Montevideo no Uruguai.

*

Bill Brack, 2007 26/12/1935 nasce William Brack em Toronto no Canadá.

Importador da Lotus no Canadá, Bill Brack era também um dos melhores pilotos a nível nacional. Quando surgiu a chance de pilotar uma 49B no GP de casa, aproveitou com entusiasmo, mas teve que abandonar com um semi-eixo quebrado. Não se saiu melhor nas próximas três tentativas, sempre no GP do Canadá, mas dali pra frente de BRM. Hoje me dia promove cursos de pilotagem e eventos ligados à associação de carros históricos da Formula Atlantic.

*

Jan Flinterman

Jan Flinterman 2/10/1919, nasce Jan Flinterman.

Após uma estréia competente na Formula 3 de 500cc, Jan tornou-se o primeiro holandês a participar de uma etapa do mundial de F1 no GP de casa em 1952.

Nasceu: 2 de outubro de 1919 em La Haye.
Faleceu: 26 de dezembro de 1992 em Leiden aos 73 anos.

*

Adrian Newey, 2007 26/12/1958, nasce Adrian Newey em Stratford-upon-Avon na Inglaterra.

Especialista em aerodinâmica, Newey é considerado o projetista de maior sucesso da história da Fórmula 1. Sob seu comando foram criados os carros que dominaram toda a década de 90 na categoria, como as Williams de Mansell (1992), Prost (1993), Hill (1996) e Villeneuve (1997), assim como a McLaren de Mika Häkkinen (1998 e 1999). Foi contratado pela Red Bull Racing com a expectativa de levar a equipe à ponta.

*

Moisés Solana, 1969 26/12/1935, nasce Moisés Solana Gómez na Cidade do México.

Moisés Solana é proveniente de uma família de automobilistas mexicanos, era bastante competente em diversos campeonatos nacionais e tornou-se uma presença freqüente no grid do GP do México de F1 entre 1963 e 1968. Em uma das poucas participações no exterior impressionou ao colocar a sua Lotus 47 na 7ª posição do grid para o GP dos EUA de 1967. Solana sofreu um acidente fatal em 1969, quando participava da subida de montanha Valle de Bravo-Bosencheve. A sua McLaren Elva M6B, um carro proveniente do campeonato Can-Am, saiu da estrada, acertou uma base de concreto e pegou fogo.

Nasceu: 26 de dezembro de 1935 em Cidade do México.
Faleceu: 27 de julho de 1969 em Donato Guerra, México.

*

Trevor Taylor 26/12/1936, nasce Trevor Patrick Taylor em Gleadless na Inglaterra.

A carreira de Trevor Taylor na F1 ficou marcada por uma série de acidentes espetaculares que, por sorte, não prejudicaram a sua saúde, mas causaram danos irreparáveis a sua reputação. Sem opções na F1 escolheu a F5000 inglesa como área de atuação e até que se tornou um dos pilotos de ponta daquele campeonato.

*

Jean-Christophe Boullion, 200727/12/1969, nasce Jean-Christophe Joël Louis Boullion em Saint-Brieuc na França.

Conhecido pelo apelido Jules, o francês provavelmente teve a sua medro temporada em 1994, quando conquistou o campeonato de F3000 e teve a sua chance na F1 substituindo o Karl Wendlinger na Sauber. Marcou pontos em duas ocasiões, mas rodou na pista em várias ocasiões, o que fez com que Peter Sauber o substituiu para os dois últimos GPs da temporada. Como piloto de testes suas capacidades, no entanto, estavam fora de discussão. Chegou a igualar os tempos de Damon Hill quando testava pela Williams. Mas as dúvidas enquanto à sua competência nas provas prevaleceram e o fato de ser uma pessoa introvertida, muito fechada, não lhe ajudou na conquista do seu lugar na F1. Hoje ele é um dos protagonistas na ELMS e tinha chances ao título de 2007.

*

André Pilette 27/12/1993, morre André Pilette.

André Pilette participou em 14 GPs estreando em 17 de junho de 1951. Dois pontos é tudo que conseguiu conquistar neste período.

Nasceu: 6 de outubro 1918 em Paris, França
Faleceu: 27 de dezembro de 1993 em Etterbeek na Bélgica aos 75 anos.

*

Hans Stuck 27/12/1900, nasce Hans Villiez von Stuck em Varsóvia na Polônia.

411 vezes Stuck Sênior conquistou em 40 anos de carreira ou a vitória, ou um 2º lugar, inclusive sete virórias em Grandes Prêmios. Ele também estabeleceu uma serie de Recordes Mundiais náuticos e em terra também. Além dos recordes que marcava na sua modalide preferida, as subidas de montanha. Não é a toa que era chamado de Bergkönig (o rei das montanhas). Fora de seus compromissos como piloto ainda realizou a ambição de construir um carro de corrida, o famoso AFM, que criou em parceria com o engenheiro Alex von Falkenhausen. Hans Stuck venceu seu ultimo titulo no Campeonato Alemão de Subidas de Montanha aos 60 anos, no volante de uma BMW 700 e ainda pode presenciar a carreira do seu filho, Hans-Joachim Stuck no auge, como piloto de Formula 1.

Nasceu: 27 de dezembro de 1900 em Varsóvia na Polônia.
Faleceu: 9 de fevereiro de 1978 em Grainau na Alemanha.

*

Conny Andersson 28/12/1939, nasce Conny Andersson em Alingsas na Suécia.

Na F3 Andersson era um competidor às alturas de talentos como Hunt, Scheckter, Jabouille, Laffite e Patrese, mas o simpático sueco estava sempre fazendo milagres com um orçamento incompatível com o seu talento. John Surtees foi um dos poucos que viu o potencial, mas o britânico também não tinha recursos para bancar a carreira. Pelo menos conseguiu lhe ceder um carro para o GP da Holanda de 1977. Depois desta o Conny inventou que preferia investir seu ultimo tostão em mais uma tentativa na F1 do que passar outro ano na F3. A vaga mais em conta que conseguiu foi para um GP em uma Stanley-BRM, talvez o pior carro do grid. E assim acabou o sonho de Conny Andersson.

*

eugene-chaboud.jpg 28/12/1983, morre Eugène Marius Chaboud.

Vencedor das 24 horas de Le Mans de 1938 com seu amigo Jean Trémoulet, Chaboud assumiu no GP da França de 1950 o Talbot-Lago de Étancelin e, em sua única participação na F1, marcou um ponto no Mundial por terminar em 5º lugar.

Nasceu: 12 de abril de 1907 em Lyon na França.
Faleceu: 28 de dezembro de 1983 em Montfermeil na França aos 76 anos.

*

Philippe Etancelin 13/10/1981, nasce Philippe Étancelin em Rouen na França.

Étancelin começou a competir em 1926 ao volante de uma Bugatti logo vencendo o GP da França em Reims. Apelidado de „Phi-Phi“ pelos amigos, ele venceu também nas 24 horas de Le Mans fazendo dupla com Luigi Chinetti em 1934. Em 13 de maio estreou na então recém-formada F1, na qual participou de 12 GPs.

Nasceu: 28 de dezembro de 1896 em Rouen na França.
Faleceu: 13 de outubro de 1981 em Neuilly-sur-Seine na França aos 69 anos.

*

David Murray 28/12/1909, nasce David Murray em Edimburgo na Escócia.

Murray era o dono da famosa equipe Ecurie Ecosse, que fundou em 1952 e que inscreveu um Cooper-Bristol o GP da Inglaterra daquele ano. Depois desta participação única como piloto de F1, Murray concentrou-se no seu papel como chefe de equipe. Os maiores sucessos da equipe escocesa foram as vitórias nas 24 horas de Le Mans nos anos 1956 e 1957.

Nasceu: 28 de dezembro de 1909 em Edimburgo na Escócia.
Faleceu: 5 de abril de 1973 em Las Palmas na Ilhas Canárias espanholas.

*

Mike Beuttler,1973 29/12/1988, nasce Michael Beuttler em Cairo no Egíto.

Mike Beuttler estreou na Formula 1 em 1971 graças ao patrocínio de um grupo de amigos endinheirados. Até 1973 se manteve, pilotando na sua própria equipe com chassis March, mas após o horrível acidente de Roger Williamson em Zandvoort, decidiu se retirar das pistas. Ele acabou se mudando para os EUA, onde faleceu em 1988 perto de Los Angeles em conseqüência de ser HIV positivo.

Nasceu: 13 de abril de 1940 no Cairo, Egíto.
Faleceu: 29 de dezembro de 1988 em Malibu, Los Angeles, EUA, aos 47 anos.

*

Jay Chamberlain 29/12/1925, nasce Jay Chamberlain em Los Angeles nos EUA.

Chamberlain era um dos primeiros importadores da Lotus nos EUA e assim chegou a pilotar todo tipo de carro produzido pela marca, seu maior sucesso sendo a vitória na classe na 24 horas de Le Mans de 1957. Ele inclusive se aventurou na Formula 1 com uma Lotus 18 em 1962 com a sua equipe Ecurie Excelsior.

Nasceu: 29 de dezembro de 1925 em Los Angeles nos EUA.
Faleceu: 1 august 2001 em Tucson nos EUA aos 75 anos.

*

Carlo Chiti 29/12/1924, nasce Carlo Chiti em Pistoia na Itália.

Chiti era graduado em engenharia aeronáutica e teve seu primeiro envolvimento com a Formula 1 quando fez parte do projeto da famosa Ferrari 156 “boca de tubarão” com a qual Phil Hill conquistou o Mundial de 1961. Mas a associação mais longa durante a sua carreira ele te vê com a Alfa Romeo, criando motores V8 e depois os “flat-12” e muito sucesso com a equipe oficial Autodelta. Ele também desenhou o V12 usado pela Brabham na F1 em 1978 e conseguiu convencer a Alfa Romeo em seguida do potencial da Autodelta, se a Alfa Romeo adentrasse a F1 por conta própria. Mas como a equipe nunca obteve resultados expressivos, a montadora encerrou o projeto em 1984 e Chiti optou por fundr a sua própria empresa, a Motori Moderni. Produzindo motores V6 turbo de F1, Chiti desenvolveu um motor “flat-12” aspirado para o novo regulamento de 3500 cilindradas e vendeu o projeto para a Subaru, que nunca desenvolveu o proejto com seriedade.

Nasceu: 29 de dezembro de 1924 em Pistoia na Itália.
Faleceu: Julho de 1994 em Milão na Itália.

*

David Hampshire 29/12/1917, nasce David Hampshire em Mickleover na Inglaterra.

Hampshire pilotava uma Maserati 4CLT/48s semi-oficial e preparada pela Scuderia Ambrosiana em alguns GPs e corridas extra-campeonato, vencendo o Troféu Nottingham de Formula 1. Mas quando ficou sem resultados expressivos em 1951, parecia perder o interesse. Ele voltou às pistas em 1955 fazendo dupla com Scott-Russell ao volante de um Lister-Bristol nas 9 Horas de Goodwood.

Nasceu: 29 de dezembro de 1917 em Mickleover na Inglaterra.
Faleceu: 25 de agosto de 1990 em Newton Solney na Inglaterra aos 72 anos.

*

Allan McNish, 2007 29/12/1969, nasce Allan McNish em Dumfries na Escocia.

O escocês recebeu a sua chance na Formula 1 pela equipe oficial da Toyota, depois de ter se empenhando bastante no programa de desenvolvimento do primeiro carro da equipe em 2002. Mas depois de uma temporada ao lado do companheiro Mika Salo, foi dispensado após 17 GPs. Ele conseguiu se manter no cenário da F1 como piloto de testes da Renault em 2003, mas sem perspectivas reais, voltou para os esporte-protótipos. Desde 2004 é piloto oficial da Audi, competindo na ALMS.

*

Max de Terra 29/12/1982, morre Max de Terra.

Max de Terra competiu em corridas regionais e de subida de montanha no final dos anos 40, mas chegou a participar de dois dos GPs no circuito de Bremgarten na cidade de Berne em 1952 e 1953.

Nasceu há 89 anos, morreu 29/12/1982 aos 64 anos.
Nasceu: 6 de outubro de 1918 em Zurique na Suiça. Faleceu: 29 de dezembro de 1982 em Zollikon na Suiça aos 64 anos.

*

Who is who 30/12/1963, morre o Principe Chula Chakrabongse.

Filho do Principe Chakrabongse Bhuvanath de Bisnulok e sua esposa Ekatrina Desnitskaya da russia, o Principe Chula Chakrabongse conduzia na Inglaterra, onde vivia desde a adolescência, uma equipe de corridas chamada White Mouse Racing (equipe ratos brancos), na qual ele e o primo Principe Bira eram os pilotos. Chula também escreveu vários livros, entre eles a biografia do piloto Dick Seaman com o titulo Dick Seaman – A Racing Champion (Dick Seaman – um campeão de corridas). Ele morreu de câncer aos 55 anos.

Nasceu: 28 de março de 1908.
Faleceu: 30 de dezembro de 1963.

*

Guy Edwards 30/12/1942, nasce Guy Richard Goronwy Edwards em Macclesfield na Inglaterra.

Nos anos 70 Guy Edwards era provavelmente um dos pilotos mais bem patrocinados do automobilismo. Isto se devia ao seu talento de entender os mecanismos das grandes empresas e como vender patrocínio. Além de ser um bom piloto, foi esta capacidade que o levou até a Formula 1, competindo em 17 GPs, esteando em 1974. De 1978 a 1980 comemorava sucessos no Campeonato Inglês de F1, o Aurora F1 Championship, inclusive vaias vitórias. É lembrado também por fazer parte do quarteto heróico, ao lado de Arturo Merzario, Brett Lunger e Harald Ertl, que salvou Niki Lauda das chamas da sua Ferrari durante o GP da Alemanha de 1976.

*

Rudi Fischer 30/12/1976, morre Rudolf Fischer.

Um dos primeiros pilotos suíços a se destacar no automobilismo do pós-guerra. Durante a maior parte de sua carreira pilotou os carros de sua própria equipe, a Ecurie Espadon.

Nasceu: 19 de abril de 1912 em Stuttgart na Alemanha.
Faleceu: 30 de dezembro de 1976 em Lucerna na Suíça aos 64 anos.

*

Tony George, 2007 30/12/1959 nasce Anton Hulman George em Indianápolis nos EUA.

Ex-piloto da Indy Lights, Tony George é o neto de Tony Hulman, que se tornou dono do Indianapolis Motor Speedway após a 2ª Guerra Mundial, e herdou a posição de presidente e diretor geral da IMS Corporation, a empresa que administra o autódromo, após a morte do então presidente Joe Cloutier em 1989. Trazendo com a NASCAR e o Indy 400 uma segunda atração para a casa das famosas 500 Milhas de Indianápolis, além de construir um circuito seletivo para hospedar o GP dos EUA de Formula 1 entre 2000 e 2008, assim como trazer o GP dos EUA de motociclismo para Indianápolis foram conquistas importantes para George e o IMS.

Mas ele é visto também como o responsável pela decadência das corridas de monopostos nos EUA, já que criou a IRL, uma concorrente direta da CART, o que dividiu o publico, o potencial de patrocínio e diminui o espaço para divulgação na mídia para cada um dos dois campeonatos. Em 2005 retirou-se do comando da IRL para fundar com a esposa Laura George a equipe Vision Racing, usando estrutura e equipamento que restou da falida Kelley Racing, para garantir uma vaga ao enteado Ed Carpenter na IRL.

*

François Hesnault 30/12/1956 nasce François Hesnault em Neuilly-sur-Seine, França.

Versão francesa de Pedro Paulo Diniz, endinheirado, comprava vagas na F1 e conseguiu assim disputar 21 GPs com a Ligier e a Brabham. Abandonou as pistas horrorizado após um acidente em um teste em Paul Ricard, quando a Brabham dele se enrolou nas cercas de proteção e Hesnault entrou em pânico temendo um incêndio.

*

Mike Spence, 1968 30/12/1936 nasce Michael Henderson Spence em Croydon na Inglaterra.

Mike Spence participou em 36 GPs de Formula 1, mas sofreu um acidente nos treinos para as 500 Milhas de Indianápolis. Estava ao volante de uma das Lotus 56, o famoso carro turbina, quando bateu no muro e a roda dianteira direita o acertou, causando lesões fatais na cabeça.

Nasceu: 30 de dezembro de 1936 em Croydon na Inglaterra
Faleceu: 7 de maio de 1968 em Indianapolis nos EUA aos 31 anos.

*

RETROSPECTIVA: Conheça os campeões

50 ATRÁS – TODOS OS CAMPEÕES DE 1957

Juan Manuel Fangio – Formula 1 Drivers‘ World Champion.

Ferrari – International Sportscar Constructors‘ World Champion.

Jimmy Bryan – Champcar (USAC) Champion.

Buck Baker – NASCAR Grand National Champion.

*

40 ATRÁS – TODOS OS CAMPEÕES DE 1967

Denny Hulme – Formula 1 Drivers‘ World Champion.

Brabham – Formula 1 Constructors‘ World Champion.

Jacky Ickx – European Formula 2 Champion.

Harry Stiller – British Formula 3 Champion.

Henri Pescarolo – French Formula 3 Champion.

A.J. Foyt – Champcar (USAC) Champion.

Richard Petty – NASCAR Grand National Champion.

Frank Gardner – British Touring Car Champion (Ford Falcon)

Ferrari – International Sportscar Constructors‘ World Champion (Prototype, +2000cc)

Porsche – International Sportscar Constructors‘ World Champion (Prototype, -2000cc)

Ford – International Sportscar Constructors‘ World Champion (Division 3, +2000cc)

Abarth – International Sportscar Constructors‘ World Champion (Division 1, -1300cc)

Porsche – International Sportscar Constructors‘ World Champion (Division 2, -2000cc)

Bruce McLaren – Champion Can-Am-Series (Canadian-American Challenge Cup).

Mark Donohue – US-Champion USRRC (United States Road Racing Championship).

Ross de St. Croix – Canadian Champion CSCC (Canadian Sports Car Championship).

Joe Buzzetta – US-Champion Revson Trophy.

Steffan Wahlström – Swedish Champion SSC (Swedish Sportscar Championship – GT, – 2000).

Sten Axelsson – Swedish Champion SSC (Swedish Sportscar Championship – SP, – 2000).

Edgardo Rossi – Karting World Champion (Class A).

Edgardo Rossi – Karting World Champion (Class Super A).

Bruno Baudry – French Karting Champion (Class A).

Dieter Ihle – German Karting Champion (Class A).

*

30 ATRÁS – TODOS OS CAMPEÕES DE 1977

Niki Lauda – Formula 1 Drivers‘ World Champion.

Ferrari – Formula 1 Constructors‘ World Champion.

Porsche – International Sportscar Constructors‘ World Champion.

BMW – International Sportscar Constructors‘ World Champion (-2000cc)

Alfa Romeo – International Sportscar Constructors‘ World Champion (Sportscars)

René Arnoux – European Formula 2 Champion.

Kazuyoshi Hoshino – Japanese Formula 2000 Champion.

Piercarlo Ghinzani – European Formula 3 Champion.

Stephen South and Derek Daly – British Formula 3 Champions.

????????????- French Formula 3 Champion.

Peter Scharmann – German Formula 3 Champion.

Tom Sneva – Champcar (USAC) Champion.

Cale Yarborough – US-Champion NASCAR Winston Cup .

Al Holbert – US-Champion IMSA GT Series.

Walt Maas – US-Champion IMSA GT Series (GTU class).

Chevrolet – IMSA GT Series Manufacturer’s Champion (AAGT class).

Porsche – IMSA GT Series Manufacturer’s Champion (GTO & GTU class).

BMW – IMSA GT Series Manufacturer’s Champion (TO class).

Alfa Romeo – IMSA GT Series Manufacturer’s Champion (TU class).

Rolf Stommelen – German Champion DRM (Deutsche Rennsportmeisterschaft).

Gilles Villeneuve – Canadian Formula Atlantic Champion (Player’s Challenge Series).

Bernard Unett – British Touring Car Champion (Chrysler Avenger GT)

Patrick Tambay – Champion Can-Am-Series (Canadian-American Challenge Cup).

George Follmer – US-Champion SCCA Trans-Am (Group TA-1).

Peter Gregg – US-Champion SCCA Trans-Am (Group TA-2).

Porsche – SCCA Trans-Am Manufacturer’s Champion (Group TA-1, group TA-2 & group U2L).

Helmut Bross Champion Intersérie Coupe (Lola-BMW T29).

Tetsu Ikuzawa – Japanese FGCS Champion (Fuji Grand Champion Series)

Sandro Munari – World Rally Champion (FIA Cup for Rally Drivers).

FIAT – World Rally Manufacturers‘ Champion

Katayama Racing – Japanese FLDS Teams‘ Champions (Fuji Long Distance Series)

Felice Rovelli – Karting World Champion (Formula A).

Felice Rovelli – Karting World Champion (Formula Super A).

Paolo Bandinelli – Karting World Champion (Junior class).

Pascal Terreaux – French Karting Champion (Formule A).

Eric Gassin – French Karting Champion (Formule ICC).

Leopold Zwelbar – German Karting Champion (Formel A).

Advertisements

6 Gedanken zu “Agenda Grand Prix Insider, 52ª semana

  1. Não foi dífícil depois de olhar a lista: quem está guiando sua própria criação é Adrian Newey, que aliás disputou este ano as 24 Horas de Le Mans com Ferrari F430 da AF Corse e não fez feio.
    Boas Festas!

  2. Sinceramente, pensei que era o Newey, mesmo, já que ele corre, conforme já dito pelo Rodrigo, inclusive ele entortou um GT 40 numa corrida de clássicos, em 2006, não foi ?

  3. Deveria estar curtindo as férias, em vez disto me deparo com o rascunho do post de hoje, em vez da versão traduzida em portugues. Algum bug idiota fez com que o rascunho fosse ao ar e a tradução sumiu. Cá estou eu escrevendo tudo de novo. Buáááá 😦

    Ei, conhece o Rodrigo? Aquele Rodrigo que é de Mattar qualquer charada? Pois é, acertou mais uma. E obrigado pela homenagem no teu blog, Rodrigão.

    Aliás, o Newey ganhou o pequeno teste com a FW15C como brinde pelo sucesso que a equipe obteve com este carro. No mesmo dia o próprio Patrick Head também deu umas voltinhas. Só não se sabe como o fofão foi extraído do monocoque depois…

  4. Que demais ver Adrian pilotando sua própria criação, como disse o Rodrigão.

    Muito bacana poder construir seu próprio brinquedo e brincar com ele para ver se funciona.

    abraços e boas festas para todos também,
    Rafael Poliszuk

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s