14 de dezembro

Abraham Kogan’s 1927 Delage 15-S-8

14 de dezembro – Hoje é o 60º aniversario da morte de Louis Delâge. Seu Delage 15-S-8, o carro que dominou a cena nos mais importantes Grands Prix do Mundial de 1927, era dotado de motor 8 cilindros de 1500cc de cilindrada e equipado com dois compressores. Somente quatro carros foram construídos, todos para a equipe de fábrica, mais um chassi de reserva para o Príncipe Chula. Todos eles freqüentavam as pistas até os anos 50 e em seguida foram parar nas mais importantes coleções de antigos. Há seis semanas surgiu a raríssima oportunidade de adquirir uma destas jóias. O colecionador brasileiro Abraham Kogan colocou o exemplar mostrado acima em leilão. Onze lances foram feitos, quem levou teve que desembolsar 1.635.560 de dólares americanos.

Louis Delâge 14/12/1947, morre Louis Delâge.

O francês Louis Delâge entendeu o enorme potencial do automóvel no mercado e juntou verbas suficientes para montar a sua própria linha de montagem em um velho celeiro no bairro de Levallois de Paris em 1905. Os carros de rua de desenho imponente e de excelente qualidade vendiam bem e duas décadas depois a empresa procurou divulgar seu nome através do automobilismo. Em 1927 Robert Benoist venceu os mais importantes Grandes Prêmios ao volante do magnífico Delage 15-S-8.

O sonho de Louis Delâge, porém, virou fumaça com a grande crise dos anos 30. A empresa entrou em dificuldades financeiras e, na tentativa de salvar a obra da sua vida, o empresário acabou perdendo a sua fortuna particular também. A marca Delage foi adquirida pela concorrente Delahaye e Louis, aos 60 anos, empobreceu de tal maneira que sequer tinha recursos para andar de carro. Em 1947, aos 73 anos e vivendo em pobreza lamentável, Louis Delâge faleceu praticamente esquecido pelo mundo automobilístico.

Nasceu: 22 de março em 1874 em Cognac na França.
Faleceu: 14 de dezembro de 1947 em Le Pecq na França aos 73 anos.

*

drake-bob 14/12/1919, nasce Robert Drake em São Francisco nos EUA.

Bob Drake era piloto amador e um restaurador de automóveis conhecido que corria principalmente com carros da Aston Martin, um pequeno esportivo Cooper e a sua própria Maserati Type 61 Birdcage. Ganhou prestigio ao chegar em 2º lugar no GP de Riverside em 1960 com um estranho veículo com nome mais esquisito ainda, o Ol‘ Yaller Mk.II. Também entrou para a história ao ser o ultimo piloto a largar com uma Maserati 250F em uma etapa do Mundial de Formula 1.

Nasceu: 14 de dezembro de 1919 em São Francisco nos EUA.
Faleceu: 18 de abril de 1990 em Woodland Hills nos EUA aos 70 anos.

ACONTECIMENTOS NESTA DATA:

michelin-f1-crew.jpg

14/12/2005: Após conquista do Mundial de F1 a Michelin anuncia que suspenderá o fornecimento de pneus para a categoria a partir de 2007 e se retira das pistas nova conquista do título em 2006. Esta foto foi tirada na despedida na tepea final do ano passado em Interlagos.

Advertisements

5 Gedanken zu “14 de dezembro

  1. Obrigado.Mas o meu informante neste caso não é alemão.

    Daqui a pouco vou ser indiciado pela FIA por espionagem na McLaren…

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s