12 de dezembro

Bruce McLaren & Jack Brabham Cooper T51-Climax, Sebring 1959

12 de dezembro – Bruce McLaren entra para a história da Formula 1 ao vencer com o seu Cooper-Climax T-51 em Sebring o GP dos EUA de 1959 aos 22 anos e 104 dias de idade. O neozelandês permaneceria por quase 44 anos como recorde do vencedor mais jovem de um GP, até o Fernando Alonso melhora e esta marca no GP da Hungria de 2003.

Who is who 12/12/1909, nasce Eugen Bjørnstad.

Bjørnstad competia nos circuitos escorregadios e cobertos de gelo e competições de subida de montanha na Escandinávia e depois chegou a ser o primeiro piloto norueguês a participar de um Grande Premio. Atuava ao volante de Bugattis, Alfa Romeos e ERAs e até chegou a vencer alguns GPs.

Nasceu: 12 de dezembro de 1909 na Noruega.
Faleceu: No ano de 1992 nos EUA aos 83 anos.

*

Emerson Fittipaldi, 2007 12/12/1946, nasce Emerson Fittipaldi em São Paulo, Brasil.

Primeiro Campeão Mundial de F1 brasileiro, Emerson conquistou o titulo em 1972 com a Lotus, permanecendo o campeão mais jovem da categoria por 33 anos, e em 1974 com a McLaren. Mas ao se entregar ao sonho de um dia vencer com um GP de F1 com o seu próprio carro só lhe rendeu decepções de 1976 adiante. Frustrado desistiu da pilotagem para cuida equipe Fittipaldi Automotive que manteve com o irmão Wilson. Quando a equipe finalmente fechou as portas Emerson se mudou para os EUA e voltou às pistas a partir de 1984 e repetiu o que já tinha feito na Europa: Abriu o caminho para gerações de talentos brasileiros a seguir seus passos com as suas duas vitórias nas 500 milhas de Indianápolis e o titulo de campeão na CART. Ele se retirou das pistas após um grave acidente durante o US 500 de 1996 em Michigan.

*

Ken Kavanagh 12/12/1923, nasce Kamrick Kavanagh em Melbourne na Austrália.

Ken Kavanagh foi o primeiro australiano a vencer um GP de moto ao conquistar o 1º lugar na classe de 350cc no GP de Ulster de 1952. Em 1958 surgiu a oportunidade de comprar uma Maserati 250F e logo se inscreveu para o GP de Mônaco. Mas não conseguiu classificar-se para a corrida. A 2ª tentativa ele fez no GP da Bélgica daquele ano e estava marcando bons tempos no treino quando estourou o motor da sua Maserati. Assim, mesmo classificado para o grid, teve que desistir por falta de um motor de reserva. O Ken vive hoje na Itália.

*

Roelof Wunderink, 1975 12/12/1948, nasce Roelof Wunderink em Eindhoven na Holanda.

Wunderink passou pelas categorias de acesso quase despercebido o foi parar na F1 ao volante de uma Ensign em 1975 graças a um patrocínio razoável. Mas ao acidentar-se testando um carro da Formula 5000, teve que ceder seu lugar para o conterrâneo Gijs van Lennep por algumas etapas, inclusive o GP de casa. Sem ter mostrado grande coisa, o pacato holandês retirou-se do palco da F1 do mesmo jeito que veio: quase despercebido.

*

Renzo Zorzi, 1978 12/12/1946, nasce Renzo Zorzi em Ziano di Fiemme na Itália.

Zorzi era engenheiro de testes da Pirelli nos anos 70, tentando ao lado da profissão realizar um sonho de infância. Uma vez passado pelas categorias de acesso recebeu apoio do banqueiro italiano Ambrosio que patrocinou a sua vaga na Shadow. Embora não tenha culpa alguma no episódio trágico, seu nome é sempre mencionado em relação ao terrível acidente durante o GP da África do Sul de 1977. O acidente foi causado por um comissário de pista, que atravessava a pista para apagar um inicio de incêndio no carro avariado de Zorzi, e acabou atropelado pelo colega de equipe Tom Pryce, que morreu atingido pelo extintor que o comissário carregava. Depois que o patrocínio de Ambrosio revelou-se como esquema de lavagem de dinheiro, Zorzi perdeu a vaga e acabou ter que voltar ao seu antigo emprego. Hoje ele é instrutor de uma Escola de Pilotagem apoiada pelo fabricante de pneus.

Advertisements

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s