11 de dezembro

Denis Jenkinson & Stirling Moss, Mercedes Benz 300 SLR, Mille Miglia 1955

11 de dezembro – Hoje seria o aniversário do jornalista Denis Jenkinson e a imagen que mais se associa a ele, e a qual ele mesmo certamente considerava como seu momento de gloria: Sendo recebido como vencedor do clássico italiano Mille Miglia do ano de 1955 ao lado de seu piloto, Sir Stirling Moss.

philippe-favre.jpg 11/12/1969, nasce Philippe Favre em Genebra na Suíça.

Ex-piloto do Europeu de F3000 e participante ocasional na Formula Nippon no final dos anos 80. Chegou a correr pela Leyton-House na F3000 e testar pela equipe de F1 do mesmo dono em 1990. No ano seguinte virou piloto de testes da equipe anglo-japonesa, mas não chegou a alinhar em um grid GP de F1. Em seguida era freqüente nos clássicos do calendário de endurance como Le Mans, Daytona, Sebring e Spa-Francorchamps, optando por correr na FIA GT e no campeonato francês de GT, assim como na DTC, campeonato de carros turismo da Dinamarca. Hoje é instrutor para pilotos endinheirados.

*

Bernard Ferguson, 2006 11/12/1947, nasce Bernard Ferguson em Brunley na Inglaterra.

Bernard Ferguson esteve com a Cosworth durante 23 anos e como diretor comercial merece boa parte do mérito enquanto as conquistas da empresa. O sucesso na F1 é somente superado pela Ferrari. Desde que a Cosworth deixou a F1 no final de 2006, o negócio principal são as categorias ChampCars e Formula Atlantic, mas a empresa também passou por uma transformação interna. Cada vez mais projetos com motores de série e uma diversificação rumo a projetos aeroespaciais, assim como o desenvolvimento de equipamento para o campo da medicina dominam o dia-a-dia. Talvez seja este novo rumo das coisas que ajudaram Bernard a tomar a decisão de deixar a empresa para enfrentar os 2500 km até o sul da Índia de moto para juntar recursos para uma boa causa.

*

denis-jenkinson.jpg 11/12/1920, nasce Denis Sargent Jenkinson em Honor Oak, Sudeste de Londres na Inglaterra.

Jornalista especializado em esportes a motor e Campeão Mundial de motociclismo, atuando como co-piloto na categoria sidecar, Denis Jenkinson era conhecido pelos seus apelidos ‚DSJ‘ e ‚Jenks‘. Fã de automobilismo desde a sua infância, formou-se em engenharia e por meio de artigos sobre novas tecnologias adentrou o jornalismo especializado. Jenks, uma lenda entre os jornalistas, não se limitava à teoria. Corria também ativamente de Porsche e ganhou fama quando fez dupla com Stirling Moss vencendo a Mille Miglia de 1955 co-pilotando na base de leitura de anotações sobre o traçado. Foi assim inventada a função do co-piloto de rali.

Nasceu: 11 de dezembro de 1920 em Honor Oak na Inglaterra.
Faleceu: 29 de novembro de 1996 em Aldershot na Inglaterra aos 76 anos.

Advertisements

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s