9 de dezembro

ben-pon-zandvoort-1962.jpg9 de dezembro – Hoje é o aniversário do ex-piloto Ben Pon e a foto acima deixa bem claro o porquê o holandês abriu a mão de correr de monoposto. Era a sua estréia na F1 ao volante de uma Porsche 787 d equipe de fábrica no GP da Holanda em 1962. Por sorte sobreviveu esta pancada e, em uma época onde um acidente destes poderia facilmente ter conseqüências fatais, foi inteligente em sua decisão de nunca mais correr de monoposto.

Ed Elisian, 1959 9/12/1926, nasce Edward Gulbeng Elisian em Oakland nos EUA.

Ed Elisian era um piloto ambicionado, mas as vezes um pouco agressivo demais na pista. Ele foi considerado responsável pelo sério acidente que tirou a vida do seu grande amigo Bill Vukovich nas 500 Milhas de Indianápolis de 1958 e teve a sua carteira de piloto caçada por doze meses. Logo na primeira corrida ao retornar às pistas acabou sendo vitima de um acidente fatal no lendário oval Milwaukee Mile.

Nasceu: 9 de dezembro de 1926 em Oakland nos EUA.
Faleceu: 30 de agosto de 1959 em Milwaukee nos EUA aos 32 anos.

*

André Milhoux 9/12/1928, nasce André Milhoux em Bressoux na Bélgica.

A única participação Milhoux na F1 no GP da Alemanha de 1956 só durou quinze voltas. O belga foi obrigado a abandonar a corrida por falha do motor.

*

Ben Pon, 2007 9/12/1936, nasce Bernardus Marimus Pon em Leiden na Holanda.

Pon foi piloto de sucesso ao volante de sua Porsche em corridas de GTs e esportivos e aceitou lisonjeado o convite de correr pela equipe de fábrica da Porsche no GP da Holanda de 1962. Uma batida forte com o modelo 787 o assustou suficiente a ponto de nunca mais sentar em um monoposto. O holandês voltou às suas corridas com o seu habitual Porsche e encerrou a carreira em 1969. Hoje é proprietário da vinícola Bernardus Winery em Carmel na Califórnia.

*

Doug Serrurier 9/12/1920, nasce Louis Douglas Serrurier em Germiston na província de Gauteng na África do Sul.

Doug Serrurier era um piloto de construtor da África do Sul que competia ao volante de seus próprios carros de F1 da marca LDS, as iniciais Louis Douglas Serrurier, contra astros locais como John Love, Sam Tingle, Dave Charlton e Jackie Pretorius no Campeonato Sul-Africano de F1. O LDS era equipado com um motor Alfa Romeo de quatro cilindros, acoplado a cambio Porsche de cinco marchas. Com este carro Doug também participou dos GPs da África do Sul de 1962, 1963 e 1965. Além disto era um piloto competente ao volante de um Lola Ford T70 no campeonato da Springbok Sports Car Series.

Nasceu: 9 de dezembro de 1920 em Germiston na provincia de Gauteng na África do Sul.
Faleceu: 3 de junho de 2006 em Johanesburgo na província de Gauteng na África do Sul aos 85 anos.

Advertisements

3 Gedanken zu “9 de dezembro

  1. Oi Mario,

    por acaso este Ben Pon é o mesmo que porventura sugeriu a VW a criação da Kombi ?

    abs

  2. Este mesmo. Foi importador da VW e da Porsche na Holanda antes de se mudar para os EUA.

  3. Valeu Mario !

    quando vi o nome e ainda por cima era holandês, achei logo que fosse ele mesmo, mas não sabia dessa incursão dele na F1.

    Depois desta a melhor coisa que ele fez foi cuidar dos Porsche e VW dele. hehehe Pois nesta época era quase , bateu, morreu !

    abs

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s