8 de dezembro

Maserati 300S
8 de dezembro – Já que o “Circuito da Gávea” não era mais considerado seguro, as pistas da Quinta da Boa Vista foram escolhidas como palco do GP da Cidade do Rio de Janeiro de 1957. Juan Manuel Fangio, o Campeão Mundial de Formula 1 largando da Pole Position com uma Maserati 300S semelhante à da foto acima, “queimou” a largada e recebeu uma penalidade de um minuto. Chico Landi, o segundo colocado, estava com uma desvantagem de 50 segundos. Mas o câmbio da Maserati do brasileiro acabou quebrando, permitindo Fangio de vencer sossegado o XIX GP Cidade do Rio de Janeiro, recebendo das mãos do prefeito Negrão de Lima o Troféu “Juscelino Kubitschek”, num belo espetáculo que nunca mais se repetiria naquela cidade.

Michel Ferté, 2005 8/12/1958, nasce Michel Sylvère Adrien Ferté em Falaise na região de Calvados na França.

A carreira de Michel Ferté passou pela F3, F2 e F3000 e inicio dos anos 80. Ele depois foi contratado como piloto de testes da equipe de F1 francesa Ligier durante três temporadas, mas a chance de alinhar em um grid de GP nunca surgiu. Sem opções na F1 optou em participar de campeonatos de carros turismo, correu na IMSA nos EUA, disputou provas de corridas no gelo e fez várias tentativas em esporte-protótipos, inclusive em Le Mans.

*

Neel Jani, 2007 9/12/1983, nasce Neel Jani em Rorschach na Suiça.

Filho de pai indiano e mãe suíça, Neel venceu duas etapas da GP2 em 2005. Como piloto de testes da Scuderia Toro Rosso nas 6ª-feiras dos GP de 2006, o suíço entrou para a história sendo o único a pilotar um carro da F1 e da GP2 no mesmo fim de semana. Isto porque nos fins de semana de Silverstone e Magny-Cours foi chamado para substituir colegas ausentes na GP2.

Representando a sua terra natal com a equipe A1 Team Switzerland, Jani freqüentava o pódio no campeonato A1 Grand Prix e conquistou vitórias tanto em 2006 como em 2007. Também em 2007 estreou pela equipe Red Bull PKV Racing na Champ Car World Series.

Advertisements

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s