3 de dezembro

roberto-mieres-maserati-250f-aintree-1955.jpg

3 de dezembro – Hoje é o aniversário de um esportista que em seu tempo demonstrava uma variedade de talentos e habilidades: Roberto Mieres, quase vencedor do GP de Mônaco de 1955. A sua Maserati 250F não acompanhava as poderosas Mercedes-Benz, mas um por um os carros alemães sofreram problemas e o argentino acabou liderando a prova, aparentemente a caminho do que seria a sua única vitória na F1. Até duas voltas para o final, quando quebrou a alavanca do câmbio. Outro piloto teve mais azar ainda. Ou sorte, depende do ponto de vista. Quem era este piloto e o que aconteceu com ele naquela corrida?

Roberto Mieres, 2003 3/12/1924, nasce Roberto Mieres em Mar del Plata na província de Buenos Aires, Argentina.

Mieres era um esportista extraordinário, fera no tênis, rugby, remo e como veleja dor. Além dos 17 GPs que disputou, quase conquistando vitória no GP de Mônaco de 1955, ele participou dos Jogos Olímpicos de 1960 GP como velejador na classe Star. Hoje ele vive no Uruguai no balneário de Punta del Este.

*

gaetano-starrabba-principe-di-giardinelli.jpg 3/12/1932, nasce Príncipe Gaetano Starrabba Prince de Giardinelli em Palermo na Itália.

De uma família nobre no sul da Itália, Starrabba competia com freqüência na famosa prova Targa Florio que acontecia antigamente na ilha da Sicília. Em 1961 ele fez a tentativa de correr de Formula 1 por curiosidade, alinhando uma Lotus Maserati no grid do GP da Itália de 1961, sendo esta a sua única participação no Mundial.

*

Who is who 3/12/1898, nasce Bertrand Marie Ponse François Raphael de Faucigny-Lucinge, Príncipe da Cystria, em Paris na França.

Filho do Príncipe Ferdinand Marie Gaspard François Robert Louis de Faucigny-Lucinge e de Raphaele de Cahen largou nas 500 milhas de Indianápolis em 1923 terminando a prova em 9º lugar. Bertrand também participou do GP da França naquele mesmo ano. Em 1926 se separou da sua esposa, a Princesa Paule Murat, para casar com a plebéia Maria Lydia Hualberta Lloveras em 26 de dezembro de 1927.

Nasceu: 3 de dezembro 1898 em Paris na França.
Faleceu: 22 de outubro de 1943 em Paris na França aos 44 anos.

Advertisements

4 Gedanken zu “3 de dezembro

  1. o Mieres realmente deve fazer o comercial do Bombril lá pelo Uruguai heim Mario…

    Essa estraordinária pessoa realmente é multi-uso…

    textos nota 10, como sempre…

    Grande Abraço

    Jairo.

  2. Belos textos, Mário. Quanto ao azarado (ou sortudo..) era o Alberto Ascari, que mergulhou com o seu carro nas águas calmas da Baía do Mónaco. Safou-se com um nariz partido, creio eu.

    Contudo, uns dias depois, quando testava um carro de estrada no circuito de Monza, teve um acidente fatal, no sitio onde agora tem o seu nome. Tinha 33 anos.

  3. Belo texto mario,e esse Alberto Ascari eu tava vendo um documentario sobre a historia da f1 e esse Alberto Ascari era citado como uns dos maiores pilotos do seu tempo,isso era verdade,e outra pergunta,qual carro ele pilotava,era uma mercedez?

    abraços,lucas sena

  4. Está certo o Speeder. O Mieres na hora do acidente, em plena corrida, achava que um iate tinha pego fogo, ou algo assim, porque tinha tanta fumaça vindo do cais.

    Só ficou sabendo depois que a Ferrari de Ascari tinha caido na água ali na conversa com o italiano e ainda passaram um tempo se divertindo no principado.

    Quando Mieres chegou na Itália se deparou com a notícia da morte de Ascari nos jornais.

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s