2 de dezembro

David Piper, Porsche 917, “Le Mans”-Movie crash

2 de dezembro – É o aniversário do veterano David Piper e graças à muita sorte ainda está vivo para poder comemorar hoje. Em 1970 o inglês sofreu um grave acidente durante as filmagens do lendário longa metragem Le Mans de Steve McQueen. Um pneu furado jogou a Porsche 917K nas barreiras em alta velocidade, batendo várias vezes entre os guard-rails de ambos os lados e quebrando no meio. Por incrível que pareça Piper só quebrou uma perna no acidente, mas uma infecção forçou a amputação do membro inferior da perna direita. Na foto aparece um Steve McQueen chocado olhando apara o que sobrou do 917K. Nenhuma destas imagens foi usada no filme.


Chris Bistow, 1960 2/12/1937, nasce Christopher Bristow em Londres na Inglaterra.

Chris Bristow foi descoberto pela dupla Alfred Moss e Ken Gregory, um era o pai, o outro o manager de Stirling Moss e juntos fundaram a equipe British Racing Partnership (BRP). Bristow impressionou na F2 e foi logo promovido para correr de F1 em provas extra-campeonato. Ficou evidente que este jovem tinha enorme potencial então a BRP comprou um Cooper T51, com o qual Chris acabou capotando na briga pelo 5º lugar em Spa-Francochamps no seu 4º GP de F1. O acidente foi tão violento que decapitou o piloto. Duas voltas depois aconteceu o acidente fatal do conterrâneo Alan Stacey.

Nasceu: 2 de dezembro de 1937 em Londres na Inglaterra.
Faleceu: 19 de junho de 1960 em Spa-Francorchamps na Bélgica aos 22 anos.

*

David Piper, 2006 2/12/1930, nasce David Piper em Edgware na Inglaterra.

Os Piper eram uma família de agricultores, mas quando o governo comprou as terras para construir uma auto-estrada, David Piper tinha e melhor desculpa do mundo para usar uma parte do dinheiro para “investir” em sua paixão, o automobilismo. Ele chegou a disputar o GP da Inglaterra com uma Lotus 16 em 1959 e 60, mas teve mais entusiasmo de dirigir os poderosos esporte-protótipos da época, principalmente dirigindo as suas próprias Ferraris. Em 1970, ao participar das filmagens do longa metragem “Le Mans”, sofreu um grave acidente que lhe custou a parte inferior da perna direita. Isto não o impediu de continuar competindo, até hoje comparece com as suas jóias em eventos de carros de corrida antigos.

Advertisements

5 Gedanken zu “2 de dezembro

  1. Lembrando que nestes Porsches, as pernas dos pilotos acabavam ficando à frente da linha do eixo dianteiro, consequencia de uma busca „quase“ inconsequente por uma melhor distribuição de peso…

    Se não me engano, esta questão foi reprojetada nos Porsches 917 10K de Can-Am…

  2. Não sei não. Juliano. Se você comparar o 917/10 com a McLaren M8D, a posição do piloto continua bem avançada.

    Até mesmo o 956 tinha os pés do piloto na altura doeixo dianteiro. Por isto que a Porsche teve que desenvolver o 962, pois a IMSA exigia a posição dos pés do piloto atrás do eixo dianteiro.

  3. olá bauer,é nessas horas que nós vemos como um gp pode ser desastroso,como o de spa em que Christopher Bristow morreu,não basta só ele ter morrido mais tambem o seu compatriota alan stacey.(como o de imola em que o senna morreu,um austriaco(que eu esqueci o nome)morreu,e o rubinho sofreu um grave acidente)

    abraços lucas sena

  4. Caceta !!!!!

    Só sobrou o motor e por uma sorte inacreditável o banco do piloto !!!!

    Esse nasceu de novo mesmo.

    David Piper fez um protótipo bem interessante, o Piper GTR, que na frente mais parecia um catamarã, para correr em Le Mans 69 mas não conseguiu se classificar. Estou correto ?

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s