1º de dezembro

enzo-ferrari-alfa-romeo-1929.jpg

1º de dezembro – Nesta data no ano 1929 Enzo Ferrari fundou a Scuderia Ferrari. A Alfa Romeo tinha se retirado temporariamente das pistas em 1925 e o objetivo da Scuderia seria de dar assistência aos clientes endinheirados da Alfa Romeo para que estes pudessem competir. Além de transportar os carros, a equipe cuidava da manutenção, assessoria técnica e qual fosse o serviço solicitado. Mas Enzo também contratou feras como Giuseppe Campari e, uma tacada de mestre, Tazio Nuvolari ao lado dos pilotos amadores. Scuderia Ferrari tornou-se uma sensação imediata com uma lista de 50 pilotos integrantes da equipe. Era a maior equipe jamais criada por um só individuo e dos 22 nos quais participou, a turma do Enzo venceu oito, fora de ótimos demais resultados.

ernesto-prinoth.jpg 1/12/1980, morre Ernesto Prinoth.

Este piloto amador italiano inscreveu-se em cada uma das edições do GP da Itália de 1961 e 1962 com uma Lotus 18 Climax 1.5L, preparada pela Scuderia Jolly Club. Mas a primeira participação foi abortada e na segunda tentativa não conseguiu classificar-se para a corrida.

Nasceu: 15 de abril de 1923 em Ortisei na Itália.
Faleceu: 1º de dezembro de 1980 em Innsbruck na Áustria aos 57 anos.

*

guy-tunmer.jpg 1/12/1948, nasce Percival Guy Tunmer em Fisckburg na África do Sul.

Guy Tunmer era um piloto amador da África do Sul e foi companheiro de equipe de Eddie Keizan em 1975, ambos pilotando as Lotus 72E da equipe Gunston no campeonato sul-africano de F1. A equipe também inscreveu os pilotos no GP da África do Sul e o Tunmer deu um show passando pelo Keizan, pelo Ickx, que era piloto de fábrica da Lotus, e terminou em 11º lugar caçando a outra Lotus oficial do Ronnie Peterson.

Semanas depois Tunmer quase que teve a chance de largar no GP da Espanha com a Brabham BT44B de Bernie Ecclestone, quando a GPDA anunciou uma greve dos seus pilotos por causa da falta de segurança do traçado de Montjuich Park. Mas a grave foi desmantelada e Tunmer perdeu a chance da sua 2ª participação em um GP. Em julho ele pelo menos venceu uma corrida de F1 em sua terra natal com a boa e velha Lotus 72.

A temporada de 1976 começou bem, mas não continuou assim. Tunmer optou abandonar as pistas para concentrar-se me seu negócio de consultoria na indústria automobilística. Em 1999 sofreu um grave acidente de moto e faleceu em seguida devido a complicações.

Nasceu: 1º de dezembro de 1948 em Fisckburg na África do Sul.
Faleceu: 1º de junho de 1999 em Sandton (Gauteng) na África do Sul aos 50 anos.

Advertisements

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s