29 de novembro

Graham Hill, Embassy-Hill GH1, 1975
29 de novembro – Um trágico acidente do bimotor particular de Graham Hill em 1975 tirou a vida do bicampeão mundial, que estava ao manche, do jovem talento Tony Brise, do desenhista Andy Smallman e três mecânicos da equipe de F1 Embassy-Hill. O GH1 na imagem acima não foi um carro muito bom, a equipe só marcou três pontos naquela temporada. Mas tem diretor de marketing de equipe atual por aí que gostaria de ter este tipo de entrada de ar de volta…

Tony Brise, 1975 29/11/1975, morre Anthony Brise.

Vencedor de ambos campeonatos da F3 inglesa, o patrocinado pela John Player e o Lombard North Central, Tony Brise demorou para achar uma vaga na F1, apesar de ser visto como grande talento, e passou 1974 na Formula Atlantic. Estreou na F1 pela equipe de Frank Williams, mas quem ofereceu um contrato pra valer foi o Graham Hill, que ia se aposentar como piloto e concentrar-se em comandar a sua equipe Embassy Hill. Tony chegou a participar de dez GPs e embora não tenha conseguido resultados de destaque, quem o viu pilotar garante que tinha o potencial de um futuro campeão mundial. O destino não permitiu a realização, Tony era passageiro no acidente aéreo do bimotor de Graham Hill.

Nasceu: 28 de março 1952 em Dartford na Inglaterra.
Faleceu: 29 de novembro de 1975 em Arkley na Inglaterra aos 23 anos.

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Chuck Daigh 29/11/1923, nasce Chuck Daigh em Long Beach nos EUA.

Chuck Daigh era um piloto habilidoso ,corria tanto com os pesados Stock Car da NASCAR como de esporte-protótipos e baratinhas. Em 29 de maio de 1960 estreiou na F1 e participou de mais cinco GPs ao volante de um Scarab e um Cooper.

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Graham Hill, 1975 29/11/1975, morre Norman Graham Hill.

O bicampão de F1 Graham Hill, que levou a taça em 1962 para a BRM e em 1968 para a Lótus, era um ótimo embaixador do automobilismo. Charmoso, educado e engraçado, era bem quisto quase em unanimidade pelo público. Telvaz seja isto que o fez dar continuação da carreria de piloto além do prazo de validade. Quand finalmente se aposentou em 1975 para concentrar-se na sua equipe de F1 e administrar a carreira do jovem Tony Brise, uma imprudência grosseira ao manche de seu bimotor particular causou um acidente que matou todos a bordo, Graham e os cinco passageiros.

Nasceu: 15 de fevereiro de 1929 em Hampstead na Inglaterra.
Faleceu: 29 de novembro de 1975 em Arkley na Inglaterra aos 46 anos.

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denis-jenkinson.jpg 29/11/1996, morre Denis Sargent Jenkinson.

Jornalista especializado em esportes a motor e Campeão Mundial de motociclismo, atuando como co-piloto na categoria sidecar, Denis Jenkinson era conhecido pelo seus apelidos ‚DSJ‘ e ‚Jenks‘. Fã de automobilismo desde a sua infância, formou-se em engenharia e por meio de artigos sobre novas tecnologias adentrou o jornalismo especializado. Jenks, uma lenda entre os jornalistas, não se limitava à teoria. Corria também ativamente de Porsche e ganhou fama quando fez dupla com Stirling Moss vencendo a Mille Miglia de 1955 co-pilotando na base de leitura de anotações sobre o traçado. Foi assim inventada a função do co-piloto de rali.

Nasceu: 11 de dezembro de 1920 em Honor Oak, Sudeste de Londres na Inglaterra.
Faleceu: 29 de novembro de 1996 em Aldershot na Inglaterra aos 76 anos.

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Helmut Niedermayr 29/11/1915, nasce Helmut Niedermayr em Berlim na Alemanha.

O ano de 1952 tinha de tudo para ser o melhor da sua carreira, pois Niedermayr pude participar do GP da Alemanha 1952 com um AFM-BMW e ainda quase venceu as 24 horas de Le Mans ao volante de uma Mercedes-Benz 300SL. O 2º lugar com o companheiro Theo Helfrich era, de qualquer forma, um excelente resulrado. Mas algumas semanas o alemão virouprotagonista de um dos acidentes mais violentos da história do automobilismo alemão, quando seu carro desgovernou e saiu da pista no lado interno de uma curva do veloz Grenzlandring, matando 14 pessoas e ferindo outras 42 do público.

Nasceu: 29 de novembro de 1915 em Berlim na Alemanha.
Faleceu: 3 de abril de 1985 em Christiansted nos EUA aos 69 anos.

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6 Gedanken zu “29 de novembro

  1. Oi Bauer,

    realmente esse acidente do Hill foi uma tragédia, e justamente quando parece que eles finalmente tinham acertado a mão no carro novo para o ano seguinte, pois já li em vários foruns que o Bryse tinha virado tempos muito bons nos testes da equipe e todos estavam muito animados, ainda mais depois de sofrer com os chassis Shadow e Lola.

    Agora realmente essa tomada de ar, hehehe tá mais para outdoor mesmo, acho que só é superada pelo Ligier JS1 de 76 que com certeza foi a mais monstruosa tomada de ar já utilizada por um f1 hehehe

    abs

  2. olá pessoal

    ná parte do tony brise,esse john player se refere aos cigarros john player special,que foram patrocinadores do senna se não me engano nos 2 primeiros anos de lotus?

    tambem gostei muito da parte do Denis Sargent Jenkinson,já que eu não sabia que tinha surgido assim,os navegadores(ou co-pilotos)no rally.

    e outra coisa,na primeira imagem percebam que a parte do lado da asa tambem é muito grande,ou seja mais espaço para marketing.

    abraços pessoal

    lucas ( autobr.wordpress.com )

  3. Grahan era o pai de Damon, certo? (que esta a cara do George Harrison) e eles tinham algum parentesco com Phil Hill?
    Abraços Mario… O espaço continua bacana como sempre. Conhece a história sobre o dia em que a musica morreu?

  4. Não Ron, o Phil Hill é norte-americano, não há parentesco com os Hill britânicos.

    O dia que a música morreu? Está falando do Mr. American Pie…?

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