27 de novembro

Baghetti, Gurney & Bonnier, Reims 1961

27 de novembro – Hoje é o 12º aniversário da morte de Giancarlo Baghetti e como poderia não mostrar esta cena do GP da França de 1961. Ao volante de uma Ferrari privativa ele largou em 12º e foi conquistando posições. Oito voltas para o final ele começou a atacar Dan Gurney, o líder da prova. A liderança já tinha trocado sete vezes entre os dois pilotos quando Baghetti saiu do vácuo de Gurney para oataque final  a somente uns duzentos metros da linha chegada. E venceu por 1/100 de vantagem. O mais que esta corrida é lembrada pela emoção da briga pela vitória, de fato o resultado entrou para a história da F1 e é uma marca válida até hoje. Alguém sabe do que estou falando?

Kenny Acheson 27/11/1957, nasce Kenneth Henry Acheson em Cookstown na Irlanda do Norte.

A estréia de Kenny Acheson na F1 aconteceu em 1983 pela equipe RAM de John Macdonald, mas sem recursos ficou fora na temporada seguinte. Após o acidente fatal de Manfred Winkelhock em 1985, Kenny foi chamado para substituir o alemão na RAM para o restante da temporada. Mas o seu melhor resultado na F1 permanece aquele 12º lugar no GP da África do Sul de 1983, a única etapa que conseguiu classificar o horrível chassi March para o grid.

Sem chances na F1 Kenny mudou para o Japão para correr nos campeonatos de Formula Nippon e Grupo C, nesta ultima conquistando o título com a equipe SARD-Toyota team em 1987. Tornou-se piloto respeitado nas corridas de Endurance sendo contratado por equipes de fábrica como Sauber-Mercedes, Nissan, Jaguar e Toyota. Quando o mundial de esporte-protótipo foi encerrado, voltou ao Japão para correr na categoria GT. Após vários acidentes graves na carreira uma batida forte durante as 24 horas de Daytona em 1996 o convenceu que seria hora de parar.

*

Giancarlo Baghetti 27/11/1995, morre Giancarlo Baghetti.

Baghetti foi selecionado entre vários pilotos pela Federazione Italiana Scuderie Automobilistiche (FISA), uma coalisão entre donos de equipes independentes. Após alguns bons resultados esta turma resolveu comprar uma Ferrari 156 e inscrever Baghetti no GP da França de 1961 em Reims. E ele venceu a corrida. No ano seguinte foi promovido para piloto de fabrica da Ferrari, mas com a Ferrari em declínio, só marcou pontos em duas ocasiões: Um 4º lugar no GP da Holanda e um 5º no GP da Itália.

Depois da catástrofe que revelou ser a sua troca para a caótica equipe ATS em 1963, ele aceitou correr com o BRM P57 antiquado da Scuderia Centro Sud. Um 7º lugar no GP da Áustria de 1964 e mais três participações singulares, todas no GP da Itália dos anos seguintes, significou o final infeliz de sua carreira de F1. Após sucesso no Europeu de Carros Turismo com a Alfa Romeo e Fiat Abarth, um grave acidente durante uma corrida de F2 em pos um fim à sua carreira. Tornou-se então jornalista e fotógrafo no automobilismo e no mundo da moda e acabou falecendo de câncer em 1995.

Nasceu: 25 de dezembro de 1934 em Milão na Itália.
Faleceu: 27 de novembro de 1995 em Milão na Itália aos 60 anos.

Advertisements

3 Gedanken zu “27 de novembro

  1. É verdade: tirando Nino Farina, ele foi o primeiro piloto de Formula 1 a ganhar na sua prova de estreia. E pelo que se consta, foi um dos pilotos que tentou salvar Lorenzo Bandini das chamas no Mónaco, em 1967.

  2. Isto mesmo. Nino Farina consta nas estatísticas porque venceu a corrida inaugural da categoria F1. Mas era longe de ser um verdadeiro estreante nos GPs.

    Portanto, Giancarlo Baghetti permanece até hoje o único estreante a vencer um GP de F1.

    Enquanto a este relato do Speeder, desconheço o episódio. Só acho provável se ele ajudou como espectador, que estava lá assisitindo. Pois em 1967 a sua carreira de piloto de F1 já tinha-se encerrado. Aliás, é uma possibilidade, já que se tornou fotógrafo.

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s