Alonso/Red Bull: Mais uma farsa da mídia

Fernando Alonso Durante o fim de semana começou a circular uma notícia de que o chefe de equipe da Toro Rosso, Franz Tost, teria revelado que Alonso assinou com a Red Bull Racing e que David Coulthard teria que ceder o seu lugar. Nada mais que outra peça de jornalismo lamentável.

Conheço o Franz Tost desde a época, quanto alinhavamos no grid da Formula Ford 2000 alemã de 1983 e acompanhei a sua carreira de chefe de equipe de F3, conselheiro de Ralf Schumacher, chefe da logística de F1 da BMW até a sua função atual. E se tenho certeza de uma coisa, é que jamais o Franz faria um comentário sobre algo que não lhe diz respeito. Então estranhei muito esta notícia e entrei em contato.

“Não faço idéia de onde vem isto”, foi a reação esperada. O que aconteceu é que o Tirolês deu uma entrevista a um jornal da região de sua terra natal. O que em si é uma raridade. Ele não gosta de exposição na mídia e sempre dirige todos os pedidos ao Gerhard Berger e o Didi Mateschitz. Neste caso, creio eu, foi o próprio Berger que o fez atender o jornalista da Tiroler Zeitung. Eu li a entrevista, publicada no dia 16.11., e quem entende alemão pode conferir AQUI.

tost-e-berger.jpg

De fato Tost confirmou o contato entre Alonso e a Red Bull. “Afinal não é todo dia que você tem a chance de contratar um bicampeão mundial.” Mas descartou qualquer possibilidade enquanto à própria Toro Rosso, mesmo se fosse verdade a versão que a Ferrari passaria o projeto de seu novo carro, ou de uma versão “B” do F2007 para a equipe, tornando-a tecnicamente em uma equipe satélite. “Fato é que temos contratos com o Vettel e o Bourdais. Todo o resto é especulação ou invenção.”

O que eu não entendo nesta história toda é que vários sites (não só no Brasil) e blogs de colegas divulgaram esta notícia, que sem dúvida é mais um caso de tradução mal feita misturado com a mais pura mentira, sem preocupação alguma de verificar a veracidade. Poxa, eu que não vou à estádio de futebol, não vou sequer pensar em tocar um site ou blog sobre os bastidores do brasileirão. Mas no automobilismo temos um monte disto. E ainda por cima gente que deveria se preocupar com a sua imagem e a percepção do público enquanto a sua competência profissional. Vá entender…

Mas não sou o único que reclama: Eis o que o David Coulthard relata na sua coluna no site da emissora britânica ITV que transmite todos os GPs: “O que achei mais surpreendente que os próprios rumores é que até o dia 21 de novembro somente dois jornalistas me procuraram. E eu não sou lá muito difícil de contatar. Estou pasmo com a falta de pesquisa por parte dos jornalistas de F1 para apurar os fatos.” Nada a acrescentar.

23 Gedanken zu “Alonso/Red Bull: Mais uma farsa da mídia

  1. Essa entrevista do Tost foi tão dispensável que eu nem publiquei no meu Blog. Logo quando li, já pensei: „Ele não deve ter dito isso“. Para mim, só resta a Renault como opção para Alonso mesmo. A Red Bull já tem quatro pilotos contratados para 2008, e muito dificilmente vai quebrar o contrato de um deles para contratar o espanhol.

    Grande abraço!

    Gustavo Coelho

  2. A única dúvida paira sobre o Mark Webber. Quando conversei com o Helmut Marko em Interlagos, ele não se mostrou totalmente satisfeito com o australiano. E como o Webber é piloto representado pelo Flavio Briatore…

    Sobre os desejos do Fernando Alonso já fiz o meu post semanas atrás. Resta aguardar.

  3. É… Não surpreende…

    Aliás, o Webber que é um dos grandes mistérios da Fórmula 1. Que parece ser um bom piloto, não tenho dúvidas. Mas será que é tudo isso que falam?

    E… O Mark Webber na Red Bull tem alguma coisa a ver com o fornecimento de motores por parte da Renault? Ou é coincidência?

    Abraço!

  4. Mais uma do jornalismo ctrl c + ctrl v. E eu ainda acho que o bicampeão do mundo pode parar na BMW Sauber, pois essa equipe tem um bom trabalho desenvolvido por Mario Theissen e só falta um piloto do naipe do Fernando pra começar a ganhar corridas. E gostaria de vê-lo com Nick Heidfeld pois o alemão é um grande piloto que não teve oportunidade. É só você ver esse ano o banho que ele deu no Kubica, que tem muito marketing enquanto ele só tem o bom estilo de pilotagem a seu favor.

  5. Ah, então existe uma possibilidade concreta do Alonso ir à Red Bull, no lugar do Webber? E este ir pra Renault? Ou o Massa na Red Bull?hohoho

  6. Bauer, e as tais negociações para que esse desejo do Alonso que você sugeriu estão andando? Você te alguma informaçã a respeito, é possível, realmente, vermos o Alonso na Ferrari com três ou mesmo dois (Massa indo pra outra equipe) carros em 2008? Porque se ele está até agora enrolando para assinar com a Renault provavelmente elas estão caminhando bem, não?

  7. e parece que o coultard ouviu por que ele já ouviu por que eu vi no jornal lance daqui do rio,que ele mandou poucas e boas para aquele cara,eu até botei no meu site ( autobr.wordpress.com ) ele falou que é pra eles olharem o carro deles,por que na ultima temporada foram piores…essas coisas,mais sobre o alonso eu acho que ele irá pra renault mesmo

    abraços

    lucas

  8. O caio eu andei lendo e a equipe ferrari já tá fechada para 2008 com massa e kimi,é mais provavel em 2009,já que é um sonho do alonso segundo o própio andar na ferrari.por isso que se fala na willians por que o contrato é de 1 ano,e depois ele vai pra ferrari

    abraços

    lucas(autobr.wordpress.com)

  9. Lucas,

    Eu sei, foi só um desejo bem forte hehehehe nunca simpatizei com o Massa.

    Por falar nisso, vocês viram o bate-boca do Lívio Oricchio com o Márcio Fonseca, assessor de imprensa do Desafio das Estrelas? Tá lá no tópico em que o lívio faz o balanço do evento.

  10. fala pessoal acabei de ver num site,que segundo um jornal,as negociações esfriaram,os motivos seriam o caso de espionagem da renault,e que o briatore aceitou um contrato de 1 ano,mais o presidente da fabrica(que é brasileiro)só aceita de 3 anos para cima

    abraços

    lucas(autobr.wordpress.com)há,e a matéria na integra tá no meu site,vlw pessoal,e se der mole, o alonso nem corre em 2008

  11. fala pessoal acabei de ver denovo,que mark webber tem certeza de que irá ficar na rbr em 2008.e agora pra onde vai o alonso??????para a gp2,DTM,se der mole aparece até na nascar ou na stock car 🙂

    abraços

    lucas(autobr.wordpress.com)matéria na integra no site

  12. fala pessoal,já está confirmado que a RBR quer o espanhol,quem disse foi o dono da equipe.mais igual a renault a RBR quer um contrato de 2 anos com possibilidades para renovar por mais 1.

    matéria inteira no site autobr.wordpress.com

    abraços pessoal

    lucas

  13. Mario, agora saiu na imprensa uma entrevista do Dietrich Mateschitz para o jornal Motorsport Aktuell, da Suíça. O engraçado é que cada site em que eu entro tem uma interpretação diferente da tradução:

    Para o „Autosport“, Mateschitz diz que Alonso não está sendo considerado pela Red Bull:
    http://www.autosport.com/news/report.php/id/64130

    Para o „F1-live“, Mateschitz fala justamente o contrário, dizendo que a Red Bull mantém, sim, contatos com Alonso:
    http://en.f1-live.com/f1/en/headlines/news/detail/071127152136.shtml

    Aqui no Brasil, o „Amigos da Velocidade“ e o „F1 na web“ seguiram a tradução do „Autosport“, que me parece mais sensata:
    http://www2.uol.com.br/teojose/noticias/ult794u48770.shl
    http://www.f1naweb.com.br/integra.asp?conta=24987&cat=f1

    Só que o „Grande Premio“ foi na tese do „F1-live“:
    http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/materias/467501-468000/467615/467615_1.html

    Assim como no caso da saída do Mika Hakkinen da DTM, parece que uma parte da imprensa „entendeu errado“ a tradução. Na minha humilde opinião, Alonso não tem muitas chances na Red Bull. Na entrevista para o Motorsport Aktuell, Mateschitz disse que „Alonso quer um ano de contrato“ baseado no que leu na imprensa, e não porque teve conversas diretas com o espanhol. Ele não admitiu negociações com Alonso, ao contrário do que estão dizendo. Pelo menos, foi isso o que eu entendi. E aí Mario, qual é a sua opinião? Como você fala alemão, talvez até tenha visto a entrevista original. Quais das duas interpretações é a correta?

    Grande abraço!

    Gustavo Coelho

  14. Sorry Lucas, mas não é nada disso o que o Mateschitz disse! Sgue em breve um post a respeito.

  15. poxa foi mal,foi o que eu vi no grande premio e postei no meu blog,e achei que seria legal falar pra vcs,mas qualquer novidade que tenha eu comento aqui tá bom pessoal.

    abraços

    lucas(autobr.wordpress.com)

  16. pessoal,eu esqueci de falar,qual é o site mais influente,autosport ou F1 live????

    abraços lucas(autobr.wordpress.com)

  17. Obrigado, mas pela qualidade das notícias que circulam, acho melhor você esperar o que sai aqui mesmo…

  18. eu sei aqui é muito bom,eu queria saber por curiosidade,já que eu não conheço nenhum dos dois,e aqui da para debater,mostrar sua opinião,etc

    abraços lucas(autobr.wordpress.com)

  19. Mario, estou esperando seu post, então. Quero ver o que você tem a dizer a respeito dessa confusão toda. Para mim, quem errou foi o F1 Live, que ainda levou uma galera junto…

    Grande abraço!

    Gustavo Coelho

Kommentar verfassen

