25 de novembro

Richard Burns, Peugeot 206 WRC, 2003

25 de novembro – Apesar do na época amplamente divulgado estado de saúde do campeão mundial de rali Richard Burns, a notícia de sua morte abalou fãs no mundo inteiro hoje há dois anos. Neste ano, em que lamentamos a morte de Colin McRae, a tragédia de perder dois dos seus maiores pilotos da história do rali dentro de dois anos, comove fãs além das fronteiras do Reino-Unido.

Karl Benz 25/11/1844, nasce Karl Friedrich Benz em Baden Muehlburg na Alemanha.

Benz foi um engenheiro alemão, ao lado do contemporâneo Gottlieb Daimler visto como inventor do automóvel movido à gasolina. Mas ele leva crédito também a respeito de outras invenções como a embreagem, o carburador e a vela. Além da engenharia Karl Benz também dominava o lado comercial de suas empreitadas, sendo o fundador, entre outras da Benz & Co., precursora da Daimler-Benz e mais tarde da Mercedes-Benz. Ainda viveu para presenciar o crescimento do mercado para as suas invenções, o sucesso dos automóveis e caminhões nos anos 20.

Nasceu: 25 de novembro de 1844 em Baden Muehlburg, Alemanha.
Faleceu: 4 de abril de 1929 em Ladenburg, Alemanha.

*

Slim Borgudd, 2007 25/11/1946, nasce Karl Edward Tomas Borgudd em Borgholm na Suécia.

Slim, como era apelidado Tommy Borgudd, era uma figura chave na progressão de várias bandas de rock da Suécia antes de se tornar piloto. Da forma como usou a sua fama no mundo musical, não somente como baterista dos reis do pop dos anos 70, o conjunto ABBA, e produtor para o seu marketing pessoal no automobilismo foi genial. Por meio da gravadora ABBA ele até conseguiu patrocinar a sua estréia na F1. Mas com equipamento de fundão, após 15 GPs de F1, não conseguiu se manter na categoria. Depois disto se tornou um dos pilotos de corrida de caminhão da Europa, somente interrompendo as suas temporadas de sucesso para participar das 24 horas de Le Mans e do campeonato inglês de carros turismo BTCC. Já aposentado das pistas há dez anos, Slim hoje vive na cidade inglesa de Coventry.

*

Richards Burns, 2005 25/11/2005, morre Richard Burns.

Em 2001 Richard Burns se tornou o primeiro campeão mundial de rali proveniente da Inglaterra. Em novembro 2003, após um desmaio à caminho da etapa final do mundial, Burns recebeu o diagnóstico de um tumor no cérebro, Após uma longa batalha contra o câncer, ele veio a falecer na data de hoje há dois anos. O amigo e co-piloto de Richard, o Robert Reid, então criou uma ONG com o nome do campeão, um dos diretores da fundação é David Lapworth, o diretor esportivo da Prodrive, equipe responsável pelos maiores sucessos da carreira de Burns. A Richard Burns Foundation tem a finalidade de ajudar pessoas com diagnosticadas com doenças ou ferimentos críticos.

Nasceu: 17 de janeiro de 1971 em Reading na Inglaterra.
Faleceu: 25 de novembro de 2005 em Chelsea na Inglaterra aos 34 anos.

Advertisements

Ein Gedanke zu “25 de novembro

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s