17 de novembro

Soichiro Honda

17 de novembro – Hoje seria o 101º aniversário de Soichiro Honda e é mais que justo homenagear o homem que criou o maior fabricante de motos do mundo e uma montadora de automóveis que se encontra entre as dez maiores no ranking mundial. Sabia que o Soichiro era piloto antes de sua ascensão como empresário? Mas como sofreu uma série de acidentes, a esposa Sachi lhe pediu para encerrar o passatempo perigoso e focar em seu negocio. O carro nesta foto é uma parte importante na historia da Honda. Sabe qual o ano, que carro é este e a história por trás?

Chris Craft, 2006 17/11/1939, nasce Christopher Craft em Porthleven, região de Cornwall na Inglaterra.

Chris Craft participava em várias categorias no automobilismo europeu. Em 1971 até chegou a atravessar o atlântico para disputar os dois últimos GP s da temporada de F1 ao volante de uma Brabham pertencente à equipe de Alain de Cadenet, a Ecurie Evergreen. Não foi lá um sucesso, pois não se classificou em Mosport e abandonou em Watkins Glen por quebra de suspensão. Hoje fabrica junto o filho Luke a barantinha de rua de dois lugares LLC Rocket, projetada pelo amigo Gordon Murray.

*

Soichiro Honda 17/11/1906, nasce Soichiro Honda no vilarejo Komyo (hoje cidade de Tenryu), região de Iwata no estado de Shizuoka, Japão.

Soichiro Honda começou a carreira com uma oficina mecânica e em 1937 deu inicio à fabricação de anéis de pistão. No inicio dos anos 50 Honda já tinha evoluído para fabricante de motos, após ter convencido Takeo Fujisawa a se juntar a ele nesta empreitada em 1948. O novo sócio investia sua fortuna e assumia o marketing, enquanto Soichiro continuava a cuida da engenharia da pequena indústria.

Em 1952 Honda, com o primeiro modelo em fabricação, Soichiro Honda começou a aprimorar as suas pesquisas de mercado viajando aos quatro cantos do mundo para conhecer de perto motos de competição dos fabricantes mundo afora. Uma vez feita a analise dos produtos da concorrência, voltou ao Japão e procurou fabricar motos semelhantes, mas aperfeiçoadas.

No inicio dos anos 60 a Honda apresentou o pequeno carro esportivo S360 demonstrando vontade de entrar no setor automotivo. E para vender carros faria o seu marketing nas pistas, estreando logo na categoria que fazia sucesso a nível mundial: a Formula 1. Com a vitória o GP do México de 1965 e várias vitórias na Formula 2 na temporada seguinte a Honda conquistou respeito no mundo automobilístico.

O estilo único de Soichiro Honda de incentivar funcionários de expressar as suas opiniões sobre a empresa, algo contrário à cultura empresarial japonesa, é visto como o fator chave para o crescimento rápido da Honda Motor Company. Apesar das restrições iniciais por parte do governo japonês, a Honda cresceu e hoje lidera o mercado mundial de motos. No ranking das montadoras de automóveis a empresa ocupa atualmente o 9º lugar, apesar dos contratempos que a equipe oficial da montadora vive atualmente na F1.

Nasceu: 17 de novembro de 1906 em Komyo no Japão.
Faleceu: 5 de agosto de 1991 em Tóquio no Japão.

*

Damien Magee 17/11/1945, nasce Damien Magee em Belfast na Irlanda.

Magee era um dos astros da Formula Ford inglesa nos anos 70. A falta de recursos era constante em sua carreira, assim como a luta de conseguir uma vaga em uma equipe. Mesmo assim conseguiu chegar na F1, mas não passou de uma só participação ao alinhar no grid do GP da Suécia de 1975 com uma Williams FW03, terminando em 14º lugar. Ainda conseguiu participar de duas corridas de F1 extra-campeonato em 1976 e 1977.

*

Mimmo Schiattarella 17/11/1967, nasce Domenico Schiattarella em Milão na Itália.

Mimmo Schiattarella passou pela Formula 4 italiana para se tornar um dos pilotos de ponta do campeonato de F3 italiano em 1991. Desvio o rumo da sua carreira chegou a correr na Formula 3 SudAm, até conseguir uma vaga na CART em 1994. Do nada surgiu a chance de correr pela Simtek na Formula 1, mas a equipe acabou falindo após o GP de Mônaco de 1995. Sem opções na F1 voltou para os EUA, onde correu de protótipos, na CART e encerrou a carreira depois de falta de resultados na LMS-GT.

Advertisements

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s