15 de novembro

Nelson Piquet, B&S McLaren M23B, GP Austria 1978

Sem relação à data, mas em referência ao post de ontem, eis Nelson Piquet ao volante da McLaren M23B da BS Fabrications com logotipo da Chesterfield durante o segundo GP da sua carreira na Áustria em 1978. O patrocinador da equipe era o grupo Liggett & Myers e foi intermediado pelo piloto numero 1 da equipe, o norte-americano Brett Lunger. A verba foi um gesto de gratidão da família de um soldado salvo por Lunger na guerra do Vietnã, por acaso herdeiro desta industria tabagista. Dependendo do GP e das preferências do mercado do país visitado, os carros do Bob Sparshot apareciam com as marcas L&M, Lark ou Chesterfield.

15 de novembro – Hoje Carlo Abarth faria 99 anos e é o aniversário da morte de ‘Macoco’ de Alzaga.


Carlo Abarth 15/11/1908, nasce Carlo Abarth em Vienna na Áustria.

Ganhou fama produzindo escapamentos esportivos e tunando FIATs, mas também um piloto de moto de sucesso, vencendo por cinco vezes o campeonato europeu. Seu contato coma F1 aconteceu, quando trabalhou para a equipe Cisitalia como diretor técnico e esportivo. Foi responsável pelo carro de quatro rodas motrizes, desenhado pela Porsche, mas a equipe entrou em dificuldades devido ao alto custo de desenvolvimento do projeto. Quando a Cisitalia teve que fechar as portas, Carlo ficou com os carros esporte e começou a sua própria equipe sob o nome Abarth Cisitalia.

Nasceu: 15 de novembro 1908 em Vienna na Áustria.
Faleceu: 24 de outubro de 1979 aos 71 anos.

*

Mart�n de Alzaga Unzué, 1982 15/11/1982, morre Martín Máximo Pablo de Alzaga Unzué.

Nos anos 20 ‘Macoco’ de Alzaga, como era apelidado, era tão conhecido nos EUA como na Europa e na sua terra natal, a Argentina. Ele foi piloto oficial da Bugatti nas 500 milhas de Indianápolis em 1923. No mesmo ano participou do GP da Itália em Monza pilotando um Miller 122. Em 1924 venceu na Coupe de l’Autodrome em Miramas perto de Marselha na França ao volante de um Sunbeam 4.9.

Nasceu: 25 de janeiro de 1901 em Buenos Aires na Argentina.
Faleceu: 15 de novembro de 1982 em Buenos Aires na Argentina, aos 81 anos.

Advertisements

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s