14 de novembro

Brett Lunger, McLaren M23B, GP USA-West 1978

14 de novembro – Hoje é o aniversário de Brett Lunger e resolvi mostrar esta imagem do ex-piloto de F1 norte-americano ao volante desta McLaren M23B durante o GP EUA-Oeste de 1978 . Este mesmo carro seria pilotado alguns meses depois por um piloto novato, mas que se tornaria um dos maiores da história da F1. Sabe de quem estou falando? E qual é a equipe que preparava este carro? Sabe a história do patrocínio, tanto o da foto como do piloto em questão?


Brett Lunger 14/11/1945, nasce Robert Brett Lunger em Wilmington nos EUA.

Brett Lunger lutou na guerra de Vietnam pelas forças armadas americanas e retornando vivo pra casa desta guerra cruel e inútil, se entregou à paixão pela velocidade pilotando principalmente na Formula 5000 e F1. Sendo herdeiro da família à frente da indústria química DuPont, nunca lhe faltaram recursos para o seu esporte. Brett estreou em 17 de agosto de 1975 ao volante de um Hesketh e participou em 42 GPs de F1. Sempre como piloto “pagante” progrediu da Hesketh para a Surtees, March e finalmente andou em equipamento da McLaren a partir de 1977. Mesmo assim o seu maior mérito na F1 e que lhe rendeu maior fama foi socorrer Niki Lauda da Ferrari em chamas após o acidente do austríaco no Nürburgring em 1976. Pelo seu ato de bravura ganhou uma condecoração especial.

*

Eliseo Salazar, 2007 14/11/1954, nasce Eliseo Salazar em Santiago de Chile.

O único chileno a ingressar a F1, Salazar estreou na F1 em 15 de março de 1981 e participou em 37 GPs. Mas o único momento de fama foi uma gaffe enquanto estava levando uma volta do líder da prova durante o GP da Alemanha de 1982. Nelson Piquet tinha acabado de passar pelo chileno na freada da Südkurve Hockenheim quando este acertou a Brabham do brasileiro, destruindo o sonho de conquistar a vitória no GP da casa da BMW. Mas a ira de Piquet, que atacou Salazar com socos e ponta-pé logo após o incidente, já evaporou faz tempo. Hoje os dois veteranos riem do ocorrido.

Advertisements

6 Gedanken zu “14 de novembro

  1. Lembro que, há um tempo, o Capelli montou um jogo com fotos de 100 pilotos e, no final, só faltava um para eu completar o desafio. Era justamente o Lunger, numa foto com um chapéu de cowboy…

    Sobre o piloto que veio a estrear mais tarde com o McLaren M23: as iniciais NP sugerem alguma coisa? Salvo engano, o nome da equipe era BS Fabrication, mas não conheço nenhum história sobre o patrocínio…

    Mario,

    Muito obrigado pelos elogios lá no meu Blog. Valeu mesmo!

    Grande abraço,

    Gustavo Coelho

  2. De nada, foi um prazer!

    E quem estou querendo enganar, hein? Por aí mesmo. Ou será que alguem não sabe do NP andar nesse carro…?

  3. NP? Nelo Pagani? =OP rs.

    Curioso que o Piquet estreou pela Ensign (de Mo Numm) no GP da Alemanha de 1978. Mas sua primeira experiência com um F1 foi num teste com este carro da BS Fabrications, em julho, na pista de Silverstone…

    Agora, história do patrocínio… Não sei se é isso. Mas o Piquet deu um chapéu no Bob Sparshot (dono da equipe) no GP da Itália daquele ano. Ele corria pagando por corrida, cash, antes dos GPs.

    Só que a grana acabou antes de Monza. Chegou lá sem um tostão e só avisou o Sparshot só na quinta feira antes do GP… Acabou correndo, porque o inglês não tinha como chamar outro piloto.

    E, para as corridas seguintes (simplificando um pouco a história), o Piquet acertou um contrato com o tio Bernie.

    Grande abraço,
    Mario.

  4. Salvo engano, Brett Lunger salvou em meio à combate nas selvas vietnamitas um soldado que era filho de um manda-chuva da indústria do tabaco, proprietário de marcas como a famosa L&M, vendido inclusive por aqui. Graças ao ato de heroísmo, ganhou a amizade do resgatado e a gratidão da família, assegurando patrocínio em suas aventuras automobilísticas.

    Quem o conheceu no paddock da época dizem que era ótimo sujeito, e não se incomodava de contar as histórias das operações o qual participou no Vietnã. Ao ser questionado sobre o resgate de Lauda, respondeu: „Isso não é nada comparado ao que tive de passar na Floresta.“

  5. Boa, rapazes. Vejam o post do 15 de novembro!

    E Kohara, essa do chapeu do Piquet no Sparshot vou verificar com o Brett. Já mandei um e-mail.

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s