Projeto 3ª Ferrari para Alonso

Alonso Ferrarista? Muito vinha-se comentando para onde Alonso iria após a sua saída da McLaren. Renault, BMW, Toyota, Williams e Red Bull foram citadas como possíveis destino. Mas para continuar lutando por títulos Alonso sabe que precisa é de uma Ferrari.


Jean Todt teve um bom motivo de se apressar a anunciar a prolongação do contrato de Felipe Massa na Ferrari até 2010. Assim ele assegurou o lugar do piloto empresariado por ele e seu filho ao lado de Räikkönen, que tem contrato até final de 2009. Mas também abriu a porta para uma negociação inédita: Uma terceira Ferrari oficial no grid com Alonso ao volante!

Ferrari 1-2-3?

Faz tempo que Bernie Ecclestone está querendo convencer as equipes de ponta de alinharem três carros no grid cada. O mais perto que as equipes se aproximaram desta idéia foi o uso dos carros reserva nas sextas-feiras, pilotados pelos pilotos de teste até o ano passado. As equipes reclamavam na época que os custos de preparar um terceiro carro para competir pra valer durante um fim de semana de GP inteiro custaria quase o dobro do orçamento normal. E como não houve animo por parte de Ecclestone de subvencionar tal passo, o projeto ficou na gaveta. Até agora.

A princípio está todo mundo interessado a tornar isto em realidade. Alonso? Claro, sonho de infância se tornar piloto da Ferrari. Recentemente, ao ser recebido em grande festa perante milhares de fãs na sua cidade natal de Oviedo, comentou que tem um sonho, mas não sabe se será possível realizá-lo. Luca di Montezemolo continua divulgando elogios sobre Alonso, Todt não teria nada contra mais um aspirante a titulo sentado em uma Ferrari. Fora do fato que o Alonso traria informações quentes de dentro da maior rival da Ferrari.

Alonso in Oviedo

Bernie Ecclestone adoraria ver cinco pilotos em vez de só quatro brigando pelo título. Ao longo a McLaren e todas as outras equipes seriam obrigadas a acompanhar o exemplo da Ferrari para não levar desvantagem e mais uma vez Mr. E conseguiria o que ele quer. E de graça enquanto aos cofres da FOM. Mas quem pagaria a conta disto tudo então?

Na Espanha está crescendo um movimento corporativo de aproveitar a disponibilidade de um dos esportistas mais comemorados do país para criar um fundo que possibilite a transferência para uma equipe de ponta. A gigante de telecomunicação Telefonica e o grupo financeiro BBVA, ambos os maiores concorrentes dos patrocinadores Vodafone e Santander que se encostavam em Alonso por meio de contratos de patrocínios com a McLaren, estão dispostos a investir neste imã de marketing que seria Alonso ao volante de uma Ferrari. A este conjunto ainda quer se juntar, de acordo com jornal esportivo AS, a seguradora Mutua Madrilena. Comenta-se um pacote de patrocínio total de mais de 60 milhões de Euros. Por ano!

Logistics nightmare

Mas há questões importantes a serem resolvidas também. Questões logísticas, por exemplo, já que a Ferrari tem uma cota de carga paga pela FOM, mas o excedente seria por conta da própria Ferrari. Eis algo que Bernie Ecclestone tem como resolver, já que esta parte é de seu domínio também. A infra-estrutura nos autódromos é outro assunto, pois terá que ser organizado o espaço para fisicamente acomodar uma equipe com três carros. E isto requer a mudança de toda a organização preliminar de toda a temporada enquanto aos requerimentos que a FOM e a FIA fazem aos organizadores.

Há também a parte de regulamento que teria que acomodar a distribuição de pontos. O piloto pode pontuar, o carro não? Ou valem os dois melhores resultados dos três carros? Eis aí uma discussão que promete. Ainda porque um terceiro carro de qualquer equipe requer aprovação de TODAS as equipes. Mas na F1 tudo se resolve com favores. Ron Dennis, aquele que sempre se opõe quando algo novo é apresentado, deixará a bola bem baixinho. Afinal ainda quer ver seus carros passarem por uma vistoria de pente fino da FIA. Este tipo de coisa que o deixou com as mãos atadas nas costas e inteiramente na mão da FIA deve estar deixando o Ron louco. Bernie Ecclestone, Ron Dennis

Quem mais pode oferecer resistência? Frank Williams, parceiro costumeiro de Dennis na turma do contra? Ali não há nada que não se resolva com alguns dólares urgentemente necessitados. Briatore? Bem, ainda há aquela história do sistema de refrigeração clonado da McLaren, a qual ninguém foi atrás todo este tempo. Ainda não. Melhor deixar quieto, né Flavio? Outros como a Red Bull e a Toyota são marketeiros da nata, estão sempre a favor ao que ajude o espetáculo. E os ademais, de uma forma ou de outra, tem o rabo preso e a maioria estará sempre disposta a mostrar boa vontade. E que seja pra não gerar má vontade.

Qual a chance de Alonso estrear na Ferrari, talvez já nos testes dia 15? Muito difícil de avaliar, já que nos bastidores há muito trabalho, é muita coisa para co-ordenar em pouquíssimo tempo. Há muitos obstáculos envolvendo os mais variados aspectos (e egos) a serem superados e cada um pode representar o fim da linha para este projeto. Mas que tem muita gente trabalhando em cima desta solução, disto não há duvida. Assim como não há duvida que haverá desmentidos oficiais pra tudo que é lado. Por enquanto.

Advertisements

14 Gedanken zu “Projeto 3ª Ferrari para Alonso

  1. Seu blog é o único que divulga essa hipótese (ao menos nos blogs escritos em português). Esses boatos provém de fontes suas? São confiáveis ou desvelam apenas um desejo do bloqueiro?
    saudações

  2. Ia ser legal se todas as equipes tivessem 3 carros. Alias bons tempos na década de 80 , onde existiam a pré-qualificação. Onde somente os 26 melhores largavam e tinham cerca de 32 inscritos.

    Abraços

  3. Achei muito estranha essa hipótese, mas na F1parece que pode tudo… ainda mais quando a questão se refere aos interesses dos vermelhos.
    Mas fico curioso em saber como funcionaria o famoso jogo de equipe da Ferrari com três carros. Ia ser como futebol americano, um segura, o outro derruba e „o escolhido“ passa???

    Brincadeiras a parte, ainda aposto em Alonso na Red Bull para o próximo ano.

  4. Oi Mario….

    Alguns anos atrás, quando foi ventilada essa idéia eu fiquei muito empolgado, pois seria algo delicioso ver 3 carros se matando por colocações dentro da mesma equipe, mas essa coisa toda pode ser ainda mais complexa, pois cum um regulamento que contempla com pontos cerce de 36% do grid ficaria mais complicado para as equipes menores aceitarem isso, mesmo que fosse na base do banco de favores. Mas se ainda sssim for mantido, na minha opinião, é creditar pontos aos 2 melhores carros de cada equipe que terminar a prova na zona de pontuação, pois assim distribui-se melhor os pontos, acirra-se a briga interna e mantem uma certa democracia na distribuição de verbas e premios.

    Mas seria otimo ver as 4 melhores equipes do ano anterior com 3 carros no grid, com isso teriamos um campeonato com 26 carros, sem necessitar de pré-qualificação, muito mais movimentado e colorido.

  5. Continundo

    Fazendo as veses de mãe Dinah, seguindo seu raciocinio, imagine esse grid já em 2008:

    Ferrari
    1-Kimmi Raikonnen
    2-Felipe Massa
    3- Fernando Alonso

    BMW
    4-Nick Heidfeld
    5-Robert Kubika
    6-????

    Renault
    7-Heiki Kovalainen(?)
    8-Nelson Angelo Piquet(?)
    9-Giancarlo Fisichella(?)

    Williams
    10-Nico Rosberg
    11-Kazuki Nakajima
    12-????

    Red Bull
    14-David Coulthard
    15-Mark Webber

    Toyota
    16-Jarno Trulli
    17-Timo Glock

    Scuderia Toro Rosso
    18-Sebastian Vettel
    19-Sebastien Bourdais

    Honda
    20-Jenson Button
    21-Rubens Barrichello

    Super Aguri
    22-Takuma Sato
    23-Anthony Davidson(?)

    Force Of India
    24-????
    25-????

    Mclaren
    26-Lewis Hamilton
    27-?????

    O efeito colateral seria a volta dos numeros 26/27, miticos por conta da Ferrari.

  6. Hipotese boa… eu como torcedor nao gostaria de ver Alonso na Ferrari… Mas se for pra ele ganhar, ta valendo… Principalmente porque iria ganhar em cima dos antigos desafetos Ron e Hamilton, sem falar dos demais otimos pilotos que atualmente estao na F1 (Kubica, Kovalainen, Vettel, Sutil, Raikonnen, Massa etc…)
    Bem, Mario, li tambem umas noticias citando todos esses patrocinadores, mais o Carlos Slim interessados no Alonso na Renault e colocando o Nelsinho com segundo piloto…
    Li tambem que o Briatore quer o Alonso por duas ou tres temporadas, enquanto este queria acertar por uma, mas fala-se que o problema seria resolvido com uma clausula de renovaçao caso Alonso seja campeao…

  7. ei mario, mas essa foto do Alonso com o macacao da Ferrari nao caiu mto bem naum
    🙂
    abraço

  8. Veremos, veremos, não tenho a ousadia de colocar um percentagem nas chances de isto dar certo. Mas Renault e Red Bull estão sendo administradas nestas negociações como segunda/terceira opção. Isto o próprio Alonso diz.

    Leandro, nenhuma das outras equipes está levando essa opção de terceiro carro em consideração neste momento. Já pelos orçamentos estarem fechados para 2008. É um caso isolado para ter o Alonso em um carro vencedor e encher as arquibancadas em Barcelona e Valencia. Só.

    E Alexandre, creio que você é novo neste blog. Aqui raramente você vai ler o que todos os outros já escreveram. Ninguem confirmou o Glock na Toyota, ninguem soube do interesse da GM na F1. Muitas vezes estas informações são bastante prematuras. O que não significa que sejam erradas, especulativas ou mera bobagem. Levo a minha reputação profissional a sério.

    Acompanhe por mais tempo, ou vasculhe posts antigos e você entenderá que a minha maneira de trabalhar vai muitas vezes na contra-mão da tendência geral.

  9. Mario da um pito no Carlos Schroder.
    No jornal da globo agora há pouco anunciaram que a Renault está sendo acusada de espionar a Ferrari, roubando informaçoes dos modelos Ferrari Mp4 21 e 22.
    Ai, minha bola roxa.

  10. Caro Bauer:

    prestarei atenção sim. É que realmente não vi esta informação em nenhum outro lugar (em vernáculo luso…rs). Visito o blog com constância há cerca de 2 meses e gosto bastante. Já notei sim que é um blog ímpar, mas como grassam pela net excrescências (e o blog é mais que uma ferramenta jornalística, é sim um instrumento de cunho pessoal), fiquei confuso se você falava da possibilidade como uma hipótese crível, ou mero desejo pessoal.

    Agradeço a resposta. saudações

  11. Entendi. E obrigado pela preferência.

    Posso afirmar que este blogueiro só tem um desejo pessoal: Ganhar vários milhões na loteria…! =D

    Igualmente tenho certeza que já começaram a correr atrás para confirmar ou (mais provável) poder desmentir.

    É uma probabilidade, é um de vários cenários que estão sendo discutidos internamente. Costumo interligar informações de várias fontes e assim que surge o que está acontecendo por trás dos bastidores.

    Eu pessoalmente vejo uma série de problemas operacionais que sequer mencionei. Mas disto ainda há tempo de tratar SE e quando esta situação exposta por final se confirmar.

  12. Falaram!
    Eu e meu pai rolávamos de rir aqui em casa.
    Falavam dos MP4 21 e 22 mostrando imagens dos modelos 248F1 e F2007.
    E o acusador seria Ron Dennis. Rs.

    A globo vai de mal a pior.

  13. Atención a la noticia: Domenicali pasa a ocupar el puesto de Todt en Ferrari. No creo que Ferrari tenga 3 coches en 2008, por las razones que tú mismo indicas de dinero, oposición de otros constructores, etc. Pero sí creo, que Alonso, con Movistar, BBVA, Mutua Madrileña, y quizás alguna empresa más, podría sercfichado por Ferrari muy pronto. Seguro que en el contrato de Massa hay una cláusula que permite a Ferrari cederlo a otro equipo.

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s