6 de novembro

6 de novembro – Com a sua melhor atuação na pista até então, Damon Hill derrota Michael Schumacher na chuva torrencial da penúltima etapa de Suzuka e mantém para total desgosto do alemão que poderia ter assegurado o titulo naquele dia, as suas próprias chances ao titulo de 1994 vivas para a decisão final em Adelaide.


peter-collins-1956.jpg 6/11/1958, nasce Peter John Collins em Kidderminster na Inglaterra.

O sempre alegre e imensamente talentoso Peter Collins tinha tudo para se tornar o primeiro campeão mundial de Fórmula 1 britânico. Mas ao entregar a sua Lancia-Ferrari ao Juan-Manuel Fangio, líder da equipe, durante o GP da Itália de 1956 em Monza, deixou este sonho para depois. Aos 25 anos e confiando no seu talento, o fez porque acreditando ter todo o tempo do mundo para vencer o mundial. Um acidente fatal nos treinos livres para o GP da Alemanha no Nürburgring dois anos depois tragicamente impediu a sua realização.

Nasceu: 8 de novembro de 1931 em Kidderminster na Inglaterra.
Faleceu: 3 de agosto de 1958 em Bonn na Alemanha aos 26 anos.

*

Jack McGrath 8/10/1919, morre Jack McGrath.

McGrath foi o primeiro piloto a superar a media de 140 milhas por hora na classificação no oval de Indianápolis, mas não teve a sorte necessária para leva a vitória e acabou se envolvendo em um acidente fatal na ultima prova da temporada de 1955.

Nasceu: 8 de outubro de 1919 em Los Angeles, EUA.
Faleceu: 6 de novembro de 1955 em Phoenix, EUA, aos 36 anos.

*

Whitney Straight 6/11/1912, nasce Whitney Willard Straight em Nova Iorque, EUA.

Não surgem mais homens como Whitney Straight no automobilismo de hoje: piloto de ponte nos GPs, dono de equipe vitoriósa, piloto de caça condecorado e executivo de sucesso no mundo corporativo. Fez o seu brevê em 1929 com somente 17 anos, tornando-se assim o mais jovem da Inglaterra e, como muitos jovens endinheirados, achou no automobilismo um esporte de seu interesse.

De origem norte-americana, Straight pediu a cidadania britânica em 1933, quando já comemorava seus primeiros sucessos em subidas de montanha com uma Maserati 8C 2.5. Para a próxima temporada comprou três Maseratis 8CM 2.9 e formou a sua própria equipe. Após um 2º lugar no GP de Vichy, 3º no GP de Comminges e 4º em Casablanca e Montreux venceu no Donington Park Trophy e conquistou o campeonato de subida de montanha de Brooklands.

A filosofia de Straight já não era mais de piloto amador, o foco era a rentabilidade de sua equipe, embora o infra-estruta com QG administrativo em Londres e oficina em Milão pela proximidade fábrica da Maserati em Bologna e a localização central enquanto a vasta maioria das pistas européias. Não só no lado comercial a equipe de Straight teve sucesso, vitórias e resultados expressivos em GPs logo a trouxeram fama. Como piloto o americano naturalizado na Inglaterra também conquistou reconhecimento, inclusive foi chamado pela equipe de fabrica da alemã Auto Union para a temporada de 1935. Straight agradeceu pela oferta, mas já tinha anunciado a sua aposentadoria das pistas após a vitória no GP da África do Sul de 1934 e preferiu manter este triunfo como ponto final da sua carreira de piloto.

Piloto de caça condecorado na 2ª Guerra Mundial com quatro abates e meio, além de vários aviões inimigos avariados, Straight foi nomeado diretor geral e presidente da empresa britânica de aviação BOAC em 1947. Após reorganizar a empresa foi chamado pela Rolls Royce em 1949 para assumir cargo semelhante.

Nasceu: 6 de novembro de 1912 em Nova Iorque nos EUA.
Faleceu: 5 de abril de 1979 em Fulham na Inglaterra aos 66 anos.

Advertisements

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s